Translate

terça-feira, 19 de junho de 2012

REFLEXÃO 49 - O QUE AS PESSOAS BUSCAM EM UMA IGREJA ? (1)


O QUE AS PESSOAS BUSCAM EM UMA IGREJA? (1)

Todos os dias muitas pessoas vão a uma igreja. Nossa reflexão busca tratar da razão que as leva a irem a uma igreja. O que move as pessoas a frequentarem uma igreja ou simplesmente buscarem uma igreja?

Existem diversas razões que levam uma pessoa a uma igreja. Algumas a procuram com o fim de conseguirem alguma ajuda social. Estas estão em busca de uma cesta básica, ajuda para comprar um remédio, pagar a conta de luz, água, etc.. Outros a procuram por se sentirem sozinhos neste mundo imenso.  Estes sonham em encontrar um companheiro, seja um amigo ou um relacionamento mais intimo. Existem aqueles que, talvez seja a grande maioria, vão a uma igreja em busca de solucionar algum problema pontual, como enfermidade, emprego, casamento em falência, empresa em falência, etc..
Contudo muitos vão à igreja em busca de conhecer a Deus. Essa com certeza é a razão mais pura de se ir à igreja, e com certeza a mais correta. Por que a mais correta? Porque as demais razões, embora legitimas e sinceras, são manifestações de uma alma centralizada no “ego”. A busca não está em conhecer a Deus, mas em saciar os desejos da própria alma.
Entretanto gostaria junto com você de olhar para aqueles que vão à igreja com o fim de conhecê-lo. O que motiva alguém a buscar a Deus com o fim de conhecê-lo?
Acredito que toda alma clama em conhecer a Deus. Por traz de todo grito da alma, existe o grito maior pela eternidade, pelo desejo da vida eterna. Quando alguém vem à igreja porque deseja uma cura, um emprego, um socorro para pagar uma conta, ou qualquer outra necessidade, por traz de tudo isso está um clamor pela vida.
No fundo toda nossa necessidade física, emocional, profissional, familiar, em fim, toda necessidade aponta nossa incapacidade de controlar tudo que está ao nosso redor. Tal controle que nos foge a mão, nos faz perceber que a nossa própria vida foge do nosso controle. Mais do que isso, toda necessidade aponta a morte que invade alguma dimensão da vida. Essa invasão da morte nos gera dor e tristeza, pois fomos criados para a vida e não para a morte.
A percepção dessa realidade deveria despertar nas pessoas o temor de Deus. Entretanto o mundo consumista trabalha para que as pessoas não percebam o verdadeiro clamor de suas almas, desviando este clamor para outras necessidades.
Àqueles que conseguem ouvir o verdadeiro clamor da alma, buscam a Deus, pois percebem que a verdadeira busca de suas almas é pela vida eterna. Esse anseio pela vida eterna foi colocado pelo próprio Deus. “Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez” (Ec 3.11).
Não existe como preencher o vazio ou o anseio pela eternidade fora de Deus. Não existe como chegarmos a Deus sem Jesus! Se você deseja se sentir completo e em paz, só existe um caminho, Jesus Cristo o Senhor!
Portanto quando buscamos a Deus estamos simplesmente respondendo o chamado que Ele deixou impresso em nossos corações. Sem Jesus sempre nos sentiremos de certa forma vazios. O anseio pela eternidade jamais será preenchido e nossa alma passará a eternidade gritando.
            Hoje em nossa reflexão dissemos que muitas pessoas vão à igreja em busca de conhecer a Deus. Na próxima veremos o que elas pretendem aprendem nesta busca por Deus. Até a próxima!

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira 
19/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário