Translate

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

REFLEXÃO 55 - O FOGO QUE NOS PROVA É O FOGO QUE NOS FORJA


O FOGO QUE NOS PROVA É O FOGO QUE NOS FORJA

Por favor! Antes de você prosseguir na leitura desta reflexão, peço a gentileza de ler o texto de Mateus 26.69-75. O texto a que me refiro narra o que eu penso ser a pior experiência vivida pelo apóstolo Pedro.  Esta é aquela experiência que todos passamos em algum momento em nossas vidas que gostaríamos de apagar de nossas memórias. Você tem alguma experiência que gostaria de apagar? Tem alguma experiência que gostaria de mudar se fosse possível o enredo da história? Eu com certeza! Na verdade tenho mais de uma experiência que gostaria de apagar ou mudar a história. Entretanto não se pode mudar o passado.


Pedro negou Jesus por três vezes, mesmo sendo ele avisado de que o faria. O que restou a Pedro se não a desilusão, o sentimento de fracasso, de vergonha,... Um profundo arrependimento tomou conta de Pedro. Essa foi a fornalha mais ardente que Pedro experimentou em sua vida.
Porque Deus permitiu que Pedro passasse por essa provação? Porque Deus consentiu que Pedro fosse coloco no fogo?
Deus não permite que passemos por prova apenas para se divertir com as decisões que iremos tomar diante delas. Deus permite que passemos por provas para forjar o nosso homem interior. Para nos moldar a semelhança de Seu Filho Jesus.
“Se quisermos descobrir o esforço que Deus faz para forjar o aço do nosso caráter, precisamos passar assim como Pedro pela fornalha. O discípulo havia negado à Jesus em um momento crítico. No entanto, mais tarde ele foi açoitado, preso, e no fim preferiu a morte a negar a Jesus outra vez. Todos sabemos que um caráter assim não se forma de uma hora para outra” (Bíblia do Executivo - pág. 933).
Deus não podia fazer Pedro voltar para o passado a fim de que este mudasse suas respostas diante da indagação das pessoas a respeito dele conhecer a Jesus. Deus não irá nos levar ao passado para que possamos mudar decisões erradas que tomamos ou atitudes erradas que fizemos. Contudo Jesus deu a Pedro a chance de construir um novo futuro promissor a partir de um passado de fracasso (Jo 21.15-17).
O Pedro que o negou já não existia mais, pois a história nos comprova que Pedro morreu por causa do nome de Jesus. Pedro jamais o negou novamente.
As minhas experiências e as suas de fracassos e derrotas não podem mais ser alteradas, entretanto Jesus nos chama para um futuro promissor, onde teremos a chance de provar que a história com Cristo nos transformou em um novo homem. Novas provas virão, contudo em Cristo estaremos prontos para vencê-las, pois nosso caráter e valores foram forjados no fogo que nos consumiu no passado, mas que hoje já não nos queimam mais.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
01/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário