A Ceia do Senhor:
Comunhão
com Deus e com nossos Irmãos
Quase todas as igrejas que proclamam seguir a Cristo observam a Ceia do
Senhor. O pão e o fruto da videira são elementos comuns nas assembléias de adoração
de vários grupos religiosos. Mas há diferenças no entendimento a respeito desta
comemoração. Neste artigo, examinaremos o que a Bíblia ensina sobre a Ceia do
Senhor para aprender como devemos participar dela hoje em dia.
A Primeira Ceia: O Exemplo de Jesus
Quatro textos registram os pormenores da primeira "Ceia do
Senhor". Três destes relatos estão nos evangelhos (Mateus 26:26-29; Marcos
14:22-25 e Lucas 22:19-20) e o outro está em 1 Coríntios 11:23-26. Podemos
aprender como Jesus e os apóstolos celebraram a ceia comparando estes relatos.
Por favor, pare uns poucos minutos para ler cada uma destas quatro passagens,
antes de continuar este estudo. Observe as minúcias:
O propósito: "Fazei isto em memória de mim" (Lucas
22:19). A Ceia do Senhor é nossa oportunidade para lembrar o sacrifício que
Jesus fez na cruz, pelo qual ele nos oferece a esperança da vida eterna: "Porque
todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do
Senhor, até que ele venha" (1 Coríntios 11:26). A Ceia do Senhor
não pretende ser um memorial do nascimento, da vida ou da ressurreição de
Cristo. É um momento especial no qual os cristãos refletem sobre o Salvador
sofredor para serem lembrados do alto preço que ele pagou por nossos pecados.
Precisamos manter este tema central do evangelho (1 Coríntios 2:1-2) em nossas
mentes.
Os símbolos: Jesus usou dois símbolos para representar seu corpo e
seu sangue. É claro que ele não ofereceu literalmente seu corpo (que ainda
estava inteiro) nem seu sangue (que ainda estava correndo através de suas
veias). Ele deu aos discípulos pão sem fermento para representar seu corpo e o
fruto da videira (suco de uva) para representar o sangue que estava para ser
derramado na cruz. Ele não deixou dúvida sobre a relação deste sacrifício com
nossa salvação: "Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova
aliança, derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados"
(Mateus 26:28).
A ordem: Quando comparamos estes quatro relatos, podemos também ver a
ordem na qual a ceia foi observada. Jesus primeiro orou para agradecer a Deus
pelo pão e então todos o partilharam. Ele orou de novo para agradecer ao Senhor
pelo cálice, e todos beberam dele. Deste modo, ele chamou especial atenção para
cada elemento da ceia.
A Ceia do Senhor
na Igreja Primitiva
O livro de Atos e as cartas escritas às igrejas nos ajudam a aprender um
pouco mais sobre a Ceia do Senhor. Os discípulos se reuniam no primeiro dia da
semana para participarem da ceia (Atos 20:7). Esta ceia era entendida como um
ato de comunhão com o Senhor (1 Coríntios 10:14-22). Era tomada quando toda a
congregação se reunia, como um ato de fraternidade entre os irmãos (1 Coríntios
11:17-20). Cada cristão era obrigado a examinar-se para ter certeza de que
estava participando da ceia de um modo digno (1 Coríntios 11:27-29).
Observações sobre
a Ceia do Senhor
Ainda que o ensinamento da Bíblia sobre a Ceia do Senhor não seja
complicado, muitas diferenças de entendimento apareceram depois do tempo do
Novo Testamento. O único modo de sabermos que estamos seguindo o Senhor é
estudar as instruções e imitar os exemplos que encontramos no Novo Testamento.
Nunca estamos livres para ir além do que o Senhor revelou na Bíblia (veja
Colossenses 3:17; 1 Coríntios 4:6 e 2 João 9). Consideremos o que a Bíblia diz
em resposta a algumas questões sobre a Ceia do Senhor.
Porque pão sem fermento? Jesus instituiu a ceia do Senhor durante os
dias judaicos dos pães asmos, uma festa anual na qual somente pão sem fermento
era permitido entre os judeus (veja Lucas 22:15; Êxodo 12:18-21). Podemos
apreciar mais claramente o significado do pão sem fermento quando consideramos
o significado simbólico do fermento na Bíblia. Não era permitido fermento nos
sacrifícios oferecidos a Deus, no Velho Testamento (Levítico 2:11). A idéia de
impureza ou pecado é claramente associada com fermento em vários textos. Por
exemplo, Jesus usou fermento para falar simbolicamente de falsas doutrinas
(Mateus 16:11-12). Paulo usou fermento para representar falsa doutrina e
corrupção moral (Gálatas 5:7-9,13,16; 1 Coríntios 5:6-9). É plenamente
adequado, então, que o sacrifico perfeito e sem pecado do próprio Filho de Deus
seja representado por pão sem fermento: "Lançai fora o velho
fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois
também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por isso, celebramos a festa
não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com
os asmos da sinceridade e da verdade" (1 Coríntios 5:7-8).
Quando devemos observar a Ceia do Senhor? Jesus mostrou aos seus
discípulos como participar deste memorial, mas não especificou quando.
Aprendemos quando os primeiros cristãos observaram a ceia pelo exemplo dos
discípulos em Trôade: "No primeiro dia da semana, estando nós
reunidos com o fim de partir o pão. . ." (Atos 20:7). Quando
seguimos este exemplo e participamos da Ceia do Senhor todos os domingos,
relembramos freqüentemente o sacrifício que Jesus fez por causa de nossos
pecados. Quando meditamos sobre o Salvador sofredor no domingo, é mais fácil
resistir a tentações durante o resto da semana. Quando entendemos o alto preço
que Jesus pagou por nossos pecados, esforçamo-nos para evitar qualquer coisa
que possa magoá-lo e tornar vão seu sacrifício (veja Hebreus 10:24-31).
Onde devemos participar da Ceia? A Ceia do Senhor é um ato de
comunhão entre cada cristão e o Senhor, e é também um ato de comunhão entre
cristãos. Em Atos 20:7, os discípulos se reuniam para partir o pão. 1 Coríntios
11:20-22 distingue entre a Ceia do Senhor, que era o propósito de sua reunião
como uma congregação, e as refeições comuns, que eram tomadas nas casas de
cristãos. Não encontramos nenhuma autoridade na Bíblia para participar da Ceia
do Senhor a sós ou fora da assembléia da igreja.
Quem tem o direito de tomar a Ceia do Senhor? A Ceia do Senhor é um
ato espiritual partilhado pelo Senhor com aqueles que estão em fraternidade com
ele. Jesus não ofereceu o pão e o cálice a todos, mas aos seus discípulos
(Mateus 26:26). Aqueles que estão servindo ao Diabo não têm o direito de
partilhar desta refeição com o Senhor (1 Coríntios 10:16-22). João conta-nos
que somos aptos a participar com Deus na comunhão espiritual somente se
andarmos na luz do seu caminho: "Ora, a mensagem que, da parte dele,
temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva
nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas,
mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está
na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho,
nos purifica de todo pecado" (1 João 1:5-7). Somente aqueles que
já foram batizados para a remissão dos pecados para entrar no corpo de Cristo
devem participar da Ceia do Senhor (Atos 2:38; Gálatas 3:26-28).
O que significa participar "indignamente"? Cada um que
participa da Ceia do Senhor deverá examinar-se para estar certo de que está
participando de maneira correta, discernindo o verdadeiro significado do
memorial. "Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor,
indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o
homem a si mesmo, e assim, coma do pão e beba do cálice; pois quem come e bebe
sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si" (1 Coríntios
11:27-29). A palavra "indignamente" é freqüentemente mal entendida.
Ela não descreve a dignidade da pessoa (ninguém é verdadeiramente digno
de comunhão com Cristo). Esta palavra descreve o modo de participar. A
pessoa que não leva a sério esta comemoração está brincando com o sacrifício de
Cristo e está se condenando por não discernir o corpo de Cristo. Por esta
razão, devemos ser muito cuidadosos cada vez que participarmos da Ceia do
Senhor. É imperativo que esqueçamos as preocupações mundanas e prestemos
atenção exclusivamente à morte de Cristo. Se tratarmos a Ceia do Senhor como um
mero ritual, ou se a tomarmos levianamente e deixarmos de meditar no seu
significado, condenamo-nos diante de Deus.
A Ceia do Senhor:
Passado, Presente e Futuro
Os discípulos de Cristo são privilegiados ao participarem com ele todas as
semanas da Ceia do Senhor. Deste modo, ligamos o passado, o presente e o
futuro.
Passado: Olhamos para trás, para o sacrifício que Jesus fez na cruz.
Entendemos isto como sendo o fundamento e o centro de nossa salvação.
Presente: Quando meditamos no terrível preço que Jesus pagou para nos
redimir de nosso pecado, nossa decisão de resistir à tentação é fortalecida.
Futuro: Entendemos que a morte de Jesus é a base de nossa esperança,
e assim proclamamos nossa fé nele quando olhamos em frente para a volta do
Senhor e para nossa salvação eterna.
Não podemos esquecer nunca o dia negro no Calvário em que Jesus deu sua vida
para salvar a nossa.
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