Translate

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

ANTROPOLOGIA 5 - A CRIAÇÃO DO HOMEM


A Criação do Homem


Gn 1: 26 - "Também disse Deus: Façamos o homem `a nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

Gn 2: 7 - "Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente".

O homem é diferente e superior a qualquer outra criatura em sua composição, pois sómente dele é dito que foi feito à imagem e semelhança de Deus.

Os anjos são espíritos por criação.

A composição espiritual do homem não foi por criação, foi por inspiração direta de Deus: Deus soprou nas narinas do homem que ele formou do pó. O homem é único neste aspecto.

O espírito soprado por Deus no homem é o princípio da vida de Deus no homem. A bíblia diz que "é o espírito que vivifica". Jo 6: 63.

Imagem e semelhança
Jo 4: 24 - "Deus é espírito". A palavra "fôlego", no hebraico e no grego também significa "espírito". Quando Deus soprou no homem, Ele estava lhe dando o mesmo tipo de vida que Ele Tem: ZOE (grego).

Sl 8: 3,8 - "Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus, e de gória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão, e sob seus pés tudo lhe puseste: ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; as aves do céu e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares."

O homem foi feito para ser o reflexo, a réplica, a extensão de Deus na terra. O ser corpo é simplesmente para transportar o verdadeiro ser espiritual em total harmonia com Deus, e contactá-lo com o mundo material que Deus mesmo preparou.

O corpo, formado do pó da terra recebeu o Espírito de Vidas. Quando o Espírito (o sopro) tocou o corpo, a alma se manifestou. "O homem foi feito alma vivente".

A característica do homem é a alma. Foi a alma que tornou o homem vivo e consciente de si.

O homem é o que sua alma é. A alma representa o homem.

Com o Espírito se contacta o mundo espiritual - as coisas de Deus.

Com a Alma se contacta o mundo intelectual.

Com o Corpo se contacta o mundo material.

A alma está entre o Espírito e o Corpo, e os une. Mas ela é influenciada por um dos dois, tornando o homem Espiritual ou Carnal.

O comando deveria vir do espírito - a parte mais elevada do homem, pois é no espírito que Deus se comunica. A alma comandada pelo espírito governaria o corpo.

O homem não é um autômato e tem todo o poder de decisão na sua vontade (o livre arbítrio) que está na sua alma.

O homem espiritual é aquele que tem o corpo submetido ao espírito, por determinação da alma.

A alma é o ego do homem. Ela revela a personalidade do homem. É a vida natural do homem. A parte da auto-consciência do homem.

Ela é formada por Mente - Vontade - Emoção. O tempo todo estas funções estão em movimento. O expressar conjunto destas 3 áreas é que forma a personalidade do homem.

Estes elementos fazem possível uma pessoa se relacionar com as outras, e a serem indivíduos.

A alma realiza funções próprias sómente dela. Ex.: pensar / sentir / (amar, gostar, odiar) / querer. Quando dizemos: Eu penso/sinto/quero - são ações da alma, embora é a pessoa toda se expressando.

A alma depende do corpo para se expressar e vice-versa. Esta interdependência é chamada de "homem exterior".

II Co 4: 16 - "Por isso não desanimamos: pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia."

A alma está entre o corpo e o espírito, e os une. Mas, ela recebe a influência e o caráter de um deles (como sendo dela própria).

O papel da alma é fazer a comunicação e a harmonização entre corpo e espírito, mantendo um funcionamento perfeito que acontecerá quando o corpo se submeter ao espírito.

No plano de Deus, o funcionamento do homem é:

- Deus habitando no Espírito.

- O Eu habitando na Alma.

- Os sentidos habitando no Corpo.

- O comando vindo do Espírito e em total harmonia.

Ser espiritual é ter o corpo submetido ao espírito por determinação da alma.

Espírito - patrão

Alma - Mordomo

Corpo - Servo

Vemos, assim, que o poder da alma é enorme.

A alma é o eixo, e para onde ela se inclinar, vai determinar o que o homem é.

O homem não é um autômato que se move sob a vontade de Deus; ele tem todo o poder de decisão.

A vontade de Deus é que o espírito (feito à sua semelhança) controle e governe o homem; mas é a vontade do homem que vai determinar.

A alma é o elemento que caracteriza o homem. O homem "foi feito alma vivente". O homem não é espírito, ele é alma!

O espírito (habitado pelo Espírito Santo) deve nos dirigir. É dali que deve sair o comando; mas o espírito não representa o homem. É a alma submetida ao espírito, pela própria vontade, que nos torna espirituais!

O homem não foi feito "espírito" ( a característica dos anjos é ser espíritos); mas ele foi feito para ser espiritual.

O espírito é feito novo,

O corpo será transformado.

A alma tem que ser influenciada.

O homem é espírito - alma - corpo.

I Ts 5: 23 - " O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. "

Hb 4: 12 - "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração".

Lc 1: 46,47 - "Então disse Maria: A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador".

II Rs 23: 25 - "Antes dele não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao Senhor de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro igual".

Sl 84: 2 - "A minha alma suspira, e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo! "

Carne se refere ao corpo, portanto, vemos que o corpo tem sua vida própria.

Lv 17: 11 - "Porque a vida da carne está no sangue".

A confusão que se faz é porque a palavra "vida" às vezes está traduzida por "alma"e isto faz pensar que a alma é a vida do corpo e que quando a alma sai, o corpo morre. Mas, tudo indica que a alma sai porque o corpo morre. (como alguém se suicidaria?)

O animal tem vida, mas é vida comunicada de maneira impessoal, é vida criada; a do homem é vida transmitida, a qualidade é diferente, é por isso que há julgamento para quem mata o homem, mas não para quem mata animais.

Enquanto a alma se ocupa do mundo natural, o espírito se ocupa do mundo espiritual.

Sómente com o espírito é possível entender as coisas de Deus que são espirituais: "Deus é espírito".

A bíblia chama o homem que não entende as coisas de Deus de "homem natural". O que entende e só quer entender tudo com a alma.

I Co 2: 14,15 - "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém".

O espírito foi dado ao homem para ser o lugar de habitação e de comunicação com Deus. Ele está além da consciência própria do homem e acima da sua sensibilidade. É no espírito que o homem se une a Deus, compreende a Deus e serve a Deus.

Rm. 1: 9 - "Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como incessantemente faço mensão de vós. "

O espírito está dividido em 3 áreas:

Intuição - é o entendimento espiritual / o sentimento espiritual. É completamente diferente da mente e emoção da alma.

Cl 1: 8,9 - "O qual também nos relatou do vosso amor no Espírito. Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual."

É na intuição que o Espírito Santo imprime seu entendimento, emoção/vontade.

O entendimento, sentido que vêm da intuição não são influenciados por nada externo. Eles saem diretamente do interior do nosso ser - do espírito.

O entendimento / sentimento da alma é produzido pelas circunstâncias externas, como acontecimentos, influência de pessoas, etc.

A intuição expressa o pensamento do espírito do homem (espiritual), que é o pensamento de Deus, trazido pelo Espírito Santo.

Ex.: Às vezes decidimos (alma) fazer algo, e em nossa alma tudo indica que vamos fazer, temos que fazer, é bom fazer, eu quero fazer, etc. Mas lá do mais interior do meu ser vem uma oposição, sem palavras, sem explicação. É a intuição. Às vezes é o contrário. Não queremos fazer uma coisa, mas "algo"irracional, incompreensível para a minha mente me impulsiona a fazer.

Geralmente, a intuição é oposta ao racional.

Mas só quando somos controlados pelo Espírito Santo que habita em nosso espírito, é que vamos percebendo mais claramente, mais marcantemente esta "voz"do Espírito atuando através da intuição que está no nosso espírito recriado.

Quando a intuição opera, o homem "sabe que sabe, sem poder explicar como e porque sabe, porque o raciocínio não entra aí."

"Saber - Entender / Compreender"

O "Saber" vem da intuição. O "Entender" vem da mente. O Espírito Santo traz o "saber" ao nosso espírito. Nosso espírito leva a mente a "entender".

Ex.: tomamos uma decisão sem entender por que! Mas "sabemos" que temos que tomá-la. Muito tempo depois é que entendemos porque tomamos aquela decisão, e geralmente é um alívio porque então vemos que se fizéssemos o contrário seria horrível.

É através da intuição que recebemos: discernimento, revelação, conhecimento de Deus, a direção de Deus, etc.

Adoração - a adoração está embutida na comunhão com Deus. Deus só pode ter comunhão (ter coisa em comum) com alguém que possua uma natureza semelhante a Dele. Não existe comunicação e consequentemente comunhão entre duas naturezas diferentes.

Jo 4: 24 - "Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".

A adoração é a resposta do homem ao amor de Deus, a esta comunhão que Deus oferece e dá ao homem.

Consciência - é o padrão de Deus presente no espírito. Ela reprova o pecado e aprova a justiça.

É na consciência que Deus expressa a Sua santidade. Quando o espírito do homem está em ordem, renascido e em plena função, ele pode claramente entender como deve ser o seu procedimento, porque o padrão está ali e diz: "Sede santo, porque Eu, Jeová, Sou Santo".

A consciência opera junto com a intuição. Quando fazemos algo que desagrada o Espirito Santo, elas nos deixam algo inquietos (bem lá no fundo).

Mas, precisamos não confundir a consciência espiritual, com a consciência carnal. Esta faz o bem e o mal por conveniência. Ela aprende que fazendo certas coisas vai receber premio ou castigo. Mas ela não tem a preocupação de fazer o certo pelo certo; mas é o receio da disciplina/ da censura/ da não aceitação, se fizer errado.

Ela é comparadora e elástica, isto é, vai se ajustando ao que se chama "nova moralidade", que faz o imoral aceitável à sociedade: o homosexualismo, sexo antes e fora do casamento, troca de casais, roupas imorais, falar palavrões e obscenidades. Quando dizemos "hoje em dia é assim mesmo", é o elástico se esticando.

A consciência do espírito é de convicção. Ela está em nós para Deus nos alertar de acordo com seu padrão. O mal e o bem são determinados de modo muito diferente da consciência carnal. O bem é bem por sua própria natureza e também o mal.

Ela não é influenciada por nada externo, nem pelo conhecimento acumulado na mente, mas ela traz um julgamento direto/independente. Se agirmos errado, ela acusa.

Vimos então, que o espírito também tem funções próprias - intuição/adoração - comunhão/consciência.

O espírito é o "homem interior". Ali é o lugar onde Deus se comunica, habita, tem comunhão com o homem.

Deus é Tri-Uno: 3 Pessoas que formam um Deus.

O homem é trino: 3 partes diferentes, formando uma única pessoa.

Este é um aspecto da "imagem e semelhança". Podemos dizer também que é a marca de Deus no homem. "3" é marca de Deus : espaço/energia/tempo - reino animal/ vegetal/mineral.

Depois de formar o homem, Deus lhe deu a terra e colocou tudo sob o seu domínio.

Sl 8: 6,8 - "Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão, e sob seus pés tudo lhe puseste: ovelhas e bois, todos e também os animais do campo; as aves do céu e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares".

Sl 115: 16 - "Os céus são os céus do Senhor, mas a terra deu-a ele aos filhos dos homens".

O homem começou a falar, a agir e Deus estava observando. Notemos a liberdade, inteligência, criatividade de Adão.

Gn 2: 19 - "Havendo, pois, o Senhor Deus, formado da terra todos os animais do campo, e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles".

Neste ponto do estudo, precisamos nos lembrar que já existia um adversário e, por esta razão, Deus havia dito para o homem também guardar o jardim.

Gn 2: 15 - "Tomou, pois o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar".

Satanás não é homem e por isso não pode intervir na terra (nem seus anjos) a não ser por intermédio de homens. Ele odeia a Deus, é seu adversário e, consequentemente, odiou o homem feito à imagem de Deus e destinado a assentar-se no trono de Deus - tudo o que ele queria para si. Não, ele não permitiria isso. Então, usando o corpo de um animal, a serpente, ele veio roubar, matar e destruir o homem e o plano de Deus.

Jo 8: 44 - "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe aos desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira".

Jo 10: 10 - "O ladrão vem sómente para roubar, matar, e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância".





Autor Desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário