Translate

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

ANTROPOLOGIA 10 - DEUS COMEÇA A BUSCAR O HOMEM


Deus começa a buscar o homem
Gn 3: 9 - "Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?

"Onde estás"- mostra a GRAÇA e a MISERICÓRDIA de Deus buscando o homem.

Gn 3: 8 - "E ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim."

Gn 3: 8 mostra que o homem FOGE da presença de Deus e enquanto se vestir com vestes feitas por ele mesmo continua NÚ aos olhos de Deus.

Ao reconhecerem que estavam nús (embora estivessem vestidos com as vestes feitas por suas mãos) e ao admitirem que haviam comido do fruto (vv. 12,13), eles se declararam PECADORES. Quando alguém chega a este ponto está bem perto de confiar no Salvador.

O julgamento
Da serpente -
Gn 3: 14,15 - "Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."

No ver. 15, temos a primeira profecia sobre Jesus Cristo. Antes de fazer o julgamento Deus promete um SALVADOR. Aqui está prometido que o Salvador nasceria de uma virgem (Semente da mulher), que esmagaria a cabeça da serpente (satanás), mas ao faze-lo, seria ferido (na cruz).

Da Mulher -
Gn 3: 16 - " E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua gravidez; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará."

Daria à luz com dores. Confirmação de sua submissão ao marido - A ordem hierárquica de Deus; mostra que esta posição não é de humilhação e nem indica inferioridade, mas é a ordem que Deus, na Sua soberania, estabeleceu. A hierarquia é FUNCIONAL e não PREFERENCIAL.

I Co 11: 3 -"Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo."

Ef 5: 23,25 - "Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela."



Do Homem -
Gn 3: 17,19 - "E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. "

Note a repreensão de Deus, pois não era para a mulher ser o cabeça do casal, mas "auxiliadora idônea". O castigo amaldiçoou a terra.

Gn 2: 18 - "Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea."

A Solução
Quando o casal viu que estava nú, fez cintas de folhas de figueira para se cobrir, para se sentir vestidos diante de Deus.

Sl 104: 1,2, diz que Deus está "coberto de glória, majestade e luz como de um manto"- esta era a cobertura do homem antes da queda, por isso "não se envergonhavam".

Rm 3: 23 - "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus."

Depois da queda "abriram-se os olhos de ambos..."

Os corpos físicos deste casal eram os mais perfeitos da terra, portanto, seus olhos enxergaram muito bem! O pecado abriu seus olhos para o natural totalmente desvinculado do espiritual! Agora era diferente, eles estavam sem a cobertura espiritual que vinha da vida de Deus, da glória de Deus, da imagem de Deus.

Esta cobertura gloriosa é física: a de Deus, a de Moisés quando desceu o monte Horebe; mas sem ela, o homem está nú diante de Deus.

Para estarmos vestidos diante de Deus, depois da queda, é preciso estar com as vestes que Ele providenciou e nos dá, e não com as que fazemos (nossas obras).

O pecado trouxe o medo e o medo produz tormento, o medo nos faz covardes.

I Jo 4: 18 - "No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor."

Deus fez a última coisa que o diabo esperava. Ele procurou o homem e deu a Adão e Eva uma oportunidade de arrependimento e confissão.
Gn 3: 21 - "E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu.

Deus começa a trazer para o tempo e história o Seu plano redentor - a aliança eterna. Aqui Ele começa a apontar para o Cordeiro que viria dar a Sua vida pelos pecadores e que é o ponto central da salvação: "Sem derramamento de sangue não há remissão ".

Lev 17: 11 - "Porque a vida da carne está no sangue: pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que faz expiação, em virtude da vida."

Hb 9: 22 - "E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão."

Ao se deixar vestir por Deus, o casal manifestou FÉ. Ao aceitarem as vestes DE DEUS tiveram que rejeitar as que eles haviam feito, e isto mostra que aceitaram a provisão de Deus.

As nossas próprias vestes (obras) não valem nada para cobrir nossa nudez espiritual. Se não aceitarmos as vestes de justiça conseguidas por Jesus Cristo, na cruz, estaremos NÚS espiritualmente.

Is 61: 10 - "Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como noivo que se adorna com uma grinalda, e como noiva que se enfeita com as suas jóias."

Is 64: 6 - "Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como o vento, nos arrebatam."

Para assegurar esta vitória sobre as trevas, Deus mandou o casal para fora do Éden e guardou o caminho, para impedir que comessem da árvore da vida e perpetuassem o estado pecaminoso que agora possuíam.

Gn 3: 22,24 - "Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra, de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida."




AUTOR DESCONHECIDO


Nenhum comentário:

Postar um comentário