Translate

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

ANTROPOLOGIA 6 - A QUEDA DO HOMEM

A Queda do Homem

O que aconteceu ao homem assim criado?

Gn 2: 15 - "Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden, para o lavrar e guardar".

"Cultivar e guardar". Esta palavra indica que havia perigo, havia um adversário.

Satanás = adversário.

Satanás já estava ali observando. Ele odeia a Deus e ao homem feito `a imagem e semelhança de Deus, destinado ao trono de Deus, com os anjos a seu serviço, para dominar a terra. Tudo o que ele queria para si.


Mas Deus decretou que a terra era do homem e que só ele podia agir no planeta. Satanás não é homem, portanto, não pode agir diretamente na terra. Ele precisa de "canais" seus para agir aqui.

Lógicamente, para colocar seus planos em ação, Satanás teria que destruir a vida do homem e o plano de Deus para a terra.

Como não havia homens na terra para ele usar, ele usou um animal, a serpente. Que ironia! Em vez de "dominar sobre os animais", amulher deu ouvidos `a um animal - e aí já estava saindo da ordem estabelecida por Deus.

Satanás não poderia anular a existência do homem - pois este era "alma vivente"; mas conhecendo a Deus, ele sabia que se o homem se rebelasse e se tornasse independente à ordem divina, Deus se afastaria, e o homem ficaria separado de Deus, e isto é morte. Morreria espiritualmente, e depois fisicamente.

Satanás colocou a semente do pecado no homem; este a recebeu, e passou DA VIDA para a MORTE. Ficou separado de Deus porque perdeu a vida de Deus - MORREU!

O homem se tornou servo de Satanás que, por sua vez, se tornou "príncipe deste mundo", e a terra passou para suas mãos.

Jo 14: 30 - "Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim".

Lc 4: 6 - "E disse-lhe: Dar-te-ei toda a autoridade e glória destes reinos, porque me foi entregue, e a dou a quem eu quiser.

Satanás vem, como Jesus descreve em Jo. 8: 44 "homicida desde o princípio", disfarçado, mentiroso - "o pai da mentira".

Ele sempre ataca de fora para dentro.

Gn 3: 1,6 - "Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse `a mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Responde a mulher `a serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: - Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.

Gn 2: 17 - "Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, morrendo morrerás."

TODA A RAÇA HUMANA ESTAVA EM ADÃO QUANDO ELE PECOU, POIS TODOS VIEMOS DE SUA SEMENTE, E ESTA FOI CONTAMINADA PELO PECADO.

Rm 5: 12 - "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram."

A palavra de Deus (Gn 2: 17) foi cumprida e a MORTE entrou no mundo. No MESMO DIA em que Adão e Eva pecaram, eles morreram ESPIRITUALMENTE,... e mais tarde morreram fisicamente.

O que se chama "vida"no homem depois da queda, na realidade é MORTE, pois é vida do tipo da de Satanás. Quando este tipo de "vida"começou a se manifestar na terra apareceram: doença, miséria, pobreza, morte, corrupção, egoísmo, desigualdade, etc.

É o princípio da morte no homem que o faz incapaz de compreender as coisas de Deus.

A cadeia de comando estabelecida por Deus para o homem é: ESPÍRITO >> ALMA >> CORPO.

Ao tentar a mulher, Satanás fez com que esta ordem fosse invertida e levou-a a usar as capacidades da alma INDEPENDENTEMENTE do espírito. Quando Eva vacilou na Palavra, ele deu o golpe fatal, afirmando algo totalmente oposto à Palavra de Deus: "é certo que não morrerás". Não havia base para o casal crer na serpente; tudo que os cercava teria que os levar a crer em Deus.

O PECADO ORIGINAL FOI A DESCRENÇA, a desobediência foi a obra que manifestou a incredulidade em Deus. O homem foi responsável por sua queda. A Bíblia diz que ele não foi enganado, mas caiu de olhos abertos. Ele podia e devia ter resistido ao adversário.

Quando Adão e Eva foram tentados, a sua condição moral era neutra - simplesmente tiveram liberdade de escolha e não uma tendência para pecar. Mas Eva foi testada na Palavra e não passou no teste. Ela não confiou na Palavra de Deus e nem deu a devida atenção à Palavra, e isto a tornou vulnerável ao diabo.

Satanás atacou da seguinte maneira:

1 - apelou primeiro para a carne - "boa para se comer"- cobiça da carne.

2 - depois usou a janela que dá acesso `a alma - "agradável aos olhos".

3 - atingiu a alma - "desejável para dar entendimento" - soberba da vida.

Os efeitos da morte

Morte do espírito - Ao pecar, o homem perdeu a vida de Deus e isto foi a morte espiritual. O espírito ficou separado de Deus que é VIDA: O Espírito não deixou de agir, mas perdeu a vida, e a alma passou para o comando.

Morte da alma - As funções da alma foram corrompidas e o homem não tem mais a capacidade de raciocinar certo para chegar à conclusões certas. Ele ama o que não deve e odeia o que não deve.

Rm 1: 18,32 - "Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

Por isso, Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.

Pelo que os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.

E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convém; estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não sómente as fazem, mas também aprovam os que as praticam."

Morte física - Com a morte espiritual, o princípio da morte física começou a operar no corpo. É a morte que opera todo o processo de envelhecimento no corpo.

Morte eterna - é a extensão da morte espiritual após a morte física. É DEFINITIVA E IRREVOGÁVEL. É a separação ETERNA de Deus:

Ap 20: 10,14,15 - "E o diabo que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.

E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo."




Autor Desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário