Translate

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

ANTROPOLOGIA 8 - O HOMEM EGOCÊNTRICO


O homem egocêntrico
Espírito

Intuição:

A capacidade pela qual a palavra de Deus vinha ao homem, não mais recebe tais comunicações. Não ouvindo mais a voz de Deus, ouve as vozes que vêm do mundo, através dos ouvidos e interpretadas pela alma

Jo 12: 28,29 - "Pai, glorifica o teu nome. Veio, então, do céu esta voz: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei. A multidão, pois, que estava ali, e que a ouvira, dizia ter havido um trovão; outros diziam: Um anjo lhe falou."

At 22: 7,9 - "Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Eu respondi: Quem és tu Senhor? Disse-me: Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu persegues. E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, mas não entenderam a voz daquele que falava comigo."


Consciência:

Pela qual o espírito reconhecia a Palavra de Deus, tornou-se também escrava da alma, ficando:

1 - cauterizada - I Tm 4: 2 - "Pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada."

2 - fraca - I Co 8: 7 - "Entretanto, nem em todos há esse conhecimento; pois alguns há que, acostumados até agora com o ídolo, comem como de coisas sacrificadas a um ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, contamina-se."

3 - corrompida - Tt 1: 15 - "Tudo é puro para os que são puros, mas para os corrompidos e incrédulos nada é puro; antes tanto a sua mente como a sua consciência estão contaminadas."

Adoração:

A adoração ficou sem o seu único alvo - Deus. Mas ela não deixou de existir e se apega a qualquer objeto que a alma indique.

Rm 1: 23,25 - "E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que o Criador, que é bendito eternamente. Amém."



Alma

Intelecto:

Perdendo a iluminação que vinha de Deus através do Espírito, a mente ficou em trevas.

Ef 4: 17,18 - "Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como gentios, na vaidade da sua mente, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração."

Deus declara que os pensamentos do homem natural são maus continuamente:

Gn 6: 5 - "Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente."

São vãos:
Sl 94: 11 - "O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são vaidade."

São abomináveis:
Pv 15: 26 - "Os desígnios dos maus são abominação para o Senhor; mas as palavras dos limpos lhe são aprazíveis."

De iniquidade:
Is 59: 7 - "Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade; a desolação e a destruição acham-se nas suas estradas."

Pecaminosos:
Pv 24: 9 - "O desígnio do insensato é pecado; e abominável aos homens é o escarnecedor."

Ef 2: 3 - "Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais."

Emoção:

Suas emoções não mais se harmonizam com as de Deus. O alvo da vida emocional do homem deixou de ser Deus, chegando ao ponto de ODIAR a Deus que o criou e que o sustenta a cada momento.

Hb 1: 3 - "Sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se `a direita da Majestade nas alturas.

Sem a atuação de Deus em seu espírito, os homens adoram deuses de sua própria invenção.

Rm 1: 23,25 -"E mudaram a glória de Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desenrados entre si;

Pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém."

Vontade:

Consequentemente, a vontade do homem se tornou contrária à vontade de Deus!



AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário