Translate

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

EVANGELIZAÇÃO 7 - A EVANGELIZAÇÃO: MEIO PRODUTIVO DE DEUS PARA POVOAR O CÉU


A  EVANGELIZAÇÃO : MEIO PRODUTIVO DE DEUS PARA POVOAR O CÉU

ATOS 16. 7

INTRODUÇÃO

1.                       Vivemos numa época de grandes produções em todas as áreas da vida, tanto quanto no que diz respeito à quantidade, como à qualidade.
2.                       Todos os segmentos da humanidade se esforçam para aumentar os números quantitativa e qualitativamente.
3.                       A globalização emerge cada vez mais fortemente para aumentar os números da produção e os Programas de Qualidade Total prosseguem firmemente na busca dos certificados de Isso 9000 & Cia.
4.                       A Igreja vivencia esta época, quando é desafiada pelas circunstancias que envolvem a sua estadia neste mundo.
5.                       O número populacional aumenta a passos largos e a tecnologia oferece maiores pontes de comunicação e de vida à humanidade.
6.                       O que a Igreja pode fazer diante deste quadro : permanecer passiva e inertemente no usufruto de sua teologia palaciana ou sentir-se incomodada e desejosa de oferecer uma resposta satisfatória à necessidade da humanidade ?
7.                       Ainda que a Igreja se omita diante da situação apresentada pela humanidade, ela não pode anular o quadro que se estampa nos horizontes de sua realidade : o mendigo faminto que morre à mingua na porta do rico.
8.                       Quando estive na cidade de Quito, Capital do Equador contemplei inúmeros mendigo famintos morrendo à míngua de portas de Igrejas Católicas revestidas e pintadas de ouro por dentro.
9.                       O que a Bíblia pode nos dizer diante deste quadro de uma humanidade necessitada e deste desafio que bate na porta da Igreja ?
10.                   Observemos o texto de Atos 14.1-28:

I - LIÇÕES OFERECIDAS PELO TEXTO BÍBLICO



1.                       A Tarefa de Evangelização da Igreja deve ser fruto de um trabalho em conjunto - Em Icônio entraram juntos na sinagoga dos judeus e falaram de tal modo que creu uma grande multidão tanto de judeus como de gregos - vs. 1.
2.                       A Evangelização não compartilha de ensinamentos humanos e/ou princípios deste mundo , portanto não agradam aos contrários - Mas os judeus incrédulos excitaram e irritaram os ânimos dos gentios contra os irmãos - vs 2.
3.                       A Igreja não deve intimidar-se com os contrários, mas exercer a sua tarefa com ousadia, pois Deus está à sua frente para confirmar a Obra - Eles, entretanto, se demoraram ali por muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, concedendo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios - vs.3.
4.                       No meio da multidão sempre haverá pessoas que tomarão o partido de Deus - E se dividiu o povo da cidade; uns eram pelos judeus, e outros pelos apóstolos - vs.4.
5.                       Quando Deus está atuando no meio da Igreja, não deve a Igreja entender que não será perseguida, pelo contrário , a presença de Deus incita às multidões a se levantarem contra a Igreja - E, havendo um motim tanto dos gentios como dos judeus, juntamente com as suas autoridades, para os ultrajarem e apedrejarem- vs.5.
6.                       A Igreja não deve intimidar-se diante da perseguição e se acomodar, mas continuar a sua tarefa - eles, sabendo-o, fugiram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e a região circunvizinha; e ali pregavam o evangelho - vs.6,7.
7.                       Quando a Igreja mesmo diante de perseguição não se detém no caminho da Evangelização , Deus faz coisas tremendas - Em Listra estava sentado um homem aleijado dos pés, coxo de nascença e que nunca tinha andado. Este ouvia falar Paulo, que, fitando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, disse em alta voz: Levanta-te direito sobre os teus pés. E ele saltou, e andava. As multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens e desceram até nós. A Barnabé chamavam Júpiter e a Paulo, Mercúrio, porque era ele o que dirigia a palavra- vs. 8-12.
8.                       A Igreja deve ter o cuidado de não receber a glória que não pertence, mas sempre tributar a mesma a Deus e testemunhar acerca d'Ele -O sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trouxe para as portas touros e grinaldas e, juntamente com as multidões, queria oferecer-lhes sacrifícios. Quando, porém, os apóstolos Barnabé e Paulo ouviram isto, rasgaram as suas vestes e saltaram para o meio da multidão, clamando e dizendo: enhores, por que fazeis estas coisas? Nós também somos homens, de natureza semelhante à vossa, e vos anunciamos o evangelho para que destas práticas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar, e tudo quanto há neles; o qual nos tempos passados permitiu que todas as nações andassem nos seus próprios caminhos. Contudo não deixou de dar testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos chuvas do céu e estações frutíferas, enchendo-vos de mantimento, e de alegria os vossos corações.E dizendo isto, com dificuldade impediram as multidões de lhes oferecerem sacrifícios.
9.                       A Igreja deve apresentar um Evangelho entendível, contextualizado dentro das necessidades dos seus ouvintes e que alcance o objetivo desejado (aumentava o número de discípulos) - E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus- vs.21,22.
10.                   A Igreja produzia qualidade , gerando uma liderança madura - E, havendo-lhes feito eleger anciãos em cada igreja e orado com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.

11.                   A Igreja que saiu para fazer a Obra pôde voltar e apresentar um relatório positivo - Atravessando então a Pisídia, chegaram à Panfília. E, tendo anunciado a palavra em Perge, desceram a Atália. E dali navegaram para Antioquia, donde tinham sido encomendados à graça de Deus para a obra que acabavam de cumprir. Quando chegaram e reuniram a igreja, relataram tudo quanto Deus fizera por meio deles, e como abrira aos gentios a porta da fé- vs.24-27.
12.                   A Igreja que quer fazer algo bem feito, investe tempo com os seus membros - E ficaram ali não pouco tempo, com os discípulos - vs.24.

CONCLUSÃO

1.                       A Igreja de hoje tem em suas mãos as mesmas ferramentas da Igreja do passado.
2.                       A Igreja não tem que essencialmente buscar outros princípios que não ensinados pela Palavra de Deus.
3.                       A mensagem do Evangelho é eficaz para alcançar aos pecadores perdidos.

 REV. ALBERTO MATOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário