Translate

sexta-feira, 22 de março de 2013

ALEGRIA 1 - A ALEGRIA COMO REMÉDIO DIVINO


A ALEGRIA COMO REMÉDIO DIVINO

É interessante notarmos como DEUS expõe o seu amor de tantas formas diferentes nas Sagradas Escrituras, que sempre podemos ficar maravilhados por ângulos novos ao lermos e relermos a Bíblia.
Depois que me propus a estudar a Palavra de DEUS como um manual de Saúde tenho podido notar aspectos bem especiais das mensagens bíblicas, e me alegrado ao ver como o nosso PAI de amor se preocupa conosco, e como deixou orientações importantes para a nossa vida e a nossa saúde registradas nas Sagradas Escrituras, como uma forma de expressar o Seu amor por nós ...
Também podemos obter desse maravilhoso Livro, remédios realmente naturais para manutenção da saúde, prevenção e cura das doenças. Temos falado com certa freqüência em diversos aspectos que tem comprovação científica, inclusive no sábado passado à tarde, falamos alguma coisa sobre o sol, uso correto e incorreto do mesmo, e os riscos da cancerização de sinais. Estivemos tentados à ampliar este assunto, mas durante a semana, com alguma insistência um assunto nos chamou a atenção, e resolvemos compartilhar com os irmãos nessa manhã nosso estudo do mesmo.
Leiamos ( Provérbios 17:22) "O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido seca faz secar os ossos." ( já são a parte mais seca, mais compacta do corpo ). Uma outra paráfrase bíblica em linguagem moderna assim traduz : A alegria faz bem à saúde ...
Assim vamos distribuir esse remédio


A alegria como remédio divino.
Uma noticia transmitida em 16/11/2000 pela agencia Reuters do congresso do American Heart Association - tinha como título Sorrir faz bem ao coração. E a notícia esclarecia que o sorriso é a melhor proteção ao coração", segundo o Dr. Michael Miller, diretor do Centro Preventivo de Cardiologia da Universidade de Maryland. "Este é primeiro estudo que demonstra um elo entre sorrisos e doenças do coração". Miller e seus companheiros disseram que o sorriso libera químicas que relaxam o sangue nas veias. "Não basta somente um rá-rá-rá-rá. ( famoso sorriso amarelo ... ou no máximo válido como um sorriso de aquecimento ... ) O sorriso deve vir do coração", disse. No seu estudo, o médico entrevistou 150 pacientes que tinham sofrido ataque do coração no passado ou tinham passado por processo de angioplastia ( que é um processo para dilatar mecanicamente os vasos cardíacos ). As respostas foram comparadas com as daqueles que nunca tiveram problemas cardíacos. Os cientistas descobriram que sentimentos como raiva ou hostilidade fazem com que o corpo libere químicas que aumentam a as chances de problemas cardíacos. Eles esperam que futuramente esse método possa ser usado como terapia ( nós começamos uma parte aqui hoje )
Certamente um grande número dos nossos assistentes já ouviu falar da história de Polyana e do jogo do contente, que consistia em sempre encontrar um aspecto que trouxesse alegria em todas as situações ... não vou aqui me delongar sobre a história mas quero me aproveitar apenas do aspecto relativo ao surgimento do mesmo, que segundo a narrativa da história decorreu da descoberta pelo pai daquela mocinha, que era missionário de mais de 800 textos na Bíblia que nos ordenam a ser alegres.


Eu quero dizer que em breve pesquisa nesta semana cheguei a aproximadamente 300 ... mas vou continuar procurando mais ...porque a alegria é um imperativo para o cristão ...
( Filipenses 4:4) "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos." ( A Bíblia Viva diz Estejam sempre cheios de alegria no Senhor: e digo outra vez : Regozijem - se !! )
Não é de vez em quando ... é sempre !!!
Existe uma historieta interessante sobre cristianismo e alegria ...
A garotinha Márcia e seu vizinho Joel estavam brincando de desenhar no quintal. Ficaram ocupados durante alguns minutos com os lápis de cor quando Márcia olhou para o desenho de Joel.
- Que desenho mais bobo!
- Não é bobo, não.
Em seguida, Joel baixou a voz e perguntou:
- Por que o achou bobo?
- Isso aí não é uma igreja com pessoas orando? - perguntou a Márcia.
- é - respondeu o menino.
- Então por que você desenhou um sorriso em todas as pessoas? Todo mundo sabe que as pessoas são tristes na igreja!
- São mesmo?
- São, sim. Eu ri na igreja do Pedrinho uma vez e gritaram comigo. Acho que Deus não gosta que as pessoas riam na casa dEle. E quando você fala com Ele, deve abaixar a cabeça e ficar muito triste.
Infelizmente, alguns cristãos têm feito a sua vida parecer amarga, cinzenta, triste e incolor. Aqueles que olham para eles, dizem: "Eu já sou infeliz o bastante. Não preciso disso."
Mas não deve ser assim. Fomos separados para ter alegria e boa saúde. (MT 5:14 a 16 ) "Vós sois a luz do mundo; "Assim resplandeça a vossa saúde diante dos homens, para que vejam a vossa vitalidade, alegria, disposição e bom – humor, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."
João relata no seu evangelho no capítulo 10 verso 10, última parte : ... Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância ( A Bíblia Viva diz "vida completa" ) ... e para isso a alegria é fundamental.
Deus ama tanto o seu povo, que dentre as coisas boas que deu aos filhos de Israel, e que nós herdamos tanto como Israel Espiritual como civilização ocidental. Uma delas foram as férias ( como vocês já sabem o repouso adequado é um dos remédios naturais de DEUS ), e a outra foi a lua de mel ...
E antes que você fiquem pensando o que tem isso a ver com a alegria, eu esclareço rapidamente lendo (DT 24:5) "Quando um homem for recém-casado não sairá à guerra, nem se lhe imporá encargo algum; por um ano inteiro ficará livre na sua casa para alegrar a mulher que tomou." ... que interessante ... nós homens devemos ter como alvo dar alegria para elas ...
(PV 5:18) " ... alegra-te com a mulher da tua mocidade ..." também nos alegrarmos com elas ...
A Bíblia cita outras fontes de alegria materiais ...
(S.L. 128:2) "Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem."
O alimento ... o trabalho ...

(1RS 1:40) "... e o povo tocava gaitas, e alegrava-se com grande alegria; de maneira que com o seu clamor a terra retiniu." (1CR 15:16) "E disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria."
A música ... o canto ...
(ET 9:22) "Como os dias em que os judeus tiveram repouso dos seus inimigos, e o mês que se lhes mudou de tristeza em alegria, e de luto em dia de festa."
A paz ...
Também cita razões espirituais de alegria ...
(HC 3:18) "Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação."
Devemos ter alegria porque DEUS nos salvou ...
(AT 13:52) "E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo."
(RM 14:17) "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo."
O apóstolo Paulo enumera o fruto do Espírito, as qualidades da verdadeira vida cristã: "Mas o fruto do espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." Gálatas (NT) 5:22 e 23.
Ou seja um dos sinais da presença do Espirito Santo na vida do cristão é a alegria ...
Neemias 8: 10 ... a alegria do Senhor é a vossa força ...
Salmos 16:11 ... na tua presença me encherás de alegria, com delícias perpétuas à tua direita ..
Isaías 35:10 ...alegria eterna coroará as suas cabeças. Gozo e alegria alcançarão ...
A consciência da presença divina traz alegria ...
Poderíamos ir longe só lendo textos sobre a alegria ... mas acho que nem todos ficariam tão alegres ...
Assim vamos abordar brevemente os efeitos medicinais do riso no corpo humano ...
Quem mais contribuiu para divulgar as propriedades curativas do riso foi sem dúvida Norman Cousin. Nos anos 60, esse jornalista americano curou-se de uma doença grave através do riso. A medicina o havia desenganado, mas ele recusou esse veredicto.
Vejam só como ele raciocinou : se as emoções negativas podem perturbar o organismo, por que não poderiam as emoções construtivas restabelecer a harmonia?
Animado por um grande desejo de viver, ele decidiu nutrir seu espírito com otimismo, confiança e bom humor. Começou a assistir a filmes cômicos e proibiu qualquer pessoa de ir visitá-lo sem uma piada para contar. A terapia do humor produziu seu efeito, pois logo constatou que um período de dez minutos de riso aliviava sua dor o suficiente para ele conseguir dormir por duas horas seguidas. Testes clínicos também comprovaram que sua inflamação diminuía a cada sessão de riso.
Cousin escreveu sua história uma dezena de anos após sua cura e tornou-se de certo modo o símbolo da terapia do riso. Sua história uma das bases que deu origem a pesquisas mais aprofundadas e estudos sobre o riso.
Alguns itens enumeráveis em cada sistema orgânico :
1 ) Estimula o ritmo cardíaco provocando um aumento da circulação sangüínea.
2 ) O aumento da circulação provoca o aumento da respiração, para obter melhor oxigenação e aumento da eliminação de gás carbônico.
3 ) Com o aumento da circulação sangüínea há um aumento significativo da oxigenação de todas as células, tecidos e órgãos.
4 ) Com o aumento da circulação cerebral, existe uma melhora da memória e do humor.
5 ) A redistribuição da circulação sangüínea leva à uma diminuição da pressão arterial.
6 ) Ocorre uma diminuição dos hormônios do stress ( cortisol e adrenalina ) e liberação de endorfina, levando a uma melhora do sistema imunológico, com uma melhor atuação dos linfócitos B ( produtores de anticorpos ) linfócitos T ( responsáveis pela defesa celular ) e das células Natural Kiler ( que são responsáveis pela destruição de células cancerígenas ).
7 ) Os músculos abdominais são trabalhados durante as gargalhadas e funcionam como uma espécie de massagem para o sistema gastro- intestinal, melhorando a digestão, o trabalho de excreção intestinal e combatendo a obstipação, e também a atividade hepática.
8) Há uma melhora psicológica, decorrente da liberação de endorfinas ... melhora o seu marketing pessoal, deixa a pessoa mais bonita ... ( Prov. 15 : 13 O coração alegre aformoseia o rosto ). Do ponto de vista psicológico, podemos dizer com Gérard Jugnot que "o riso é como um limpador de pára-brisa; ele nos permite rodar em frente mesmo que continue chovendo".

Ao optar pela alegria, não estamos negando a existência do sofrimento. Estamos apenas optando por não habitarmos nele emocionalmente. A alegria é mais do que a felicidade. A felicidade é dependente de circunstâncias externas. A alegria se enraíza não no exterior, mas no interior. A alegria está enraizada na convicção de que a vida pode ser boa aqui na terra, mas será melhor no céu, e que em Jesus possuímos a capacidade de melhorar. Opte pela alegria hoje. Opte por se perceber como uma pessoa alegre. Existe poder dos altos céus à sua disposição para torna - lo assim...
Através de Jesus Cristo e Sua vinda ao mundo veio a alegria procedente de Deus. Ninguém precisa mais ser tristonho. A mensagem do anjo por ocasião do anúncio do nascimento de Jesus em Belém é emoldurada por duas afirmações significativas, que têm Jesus por conteúdo: "Não temais" e "grande alegria". A respeito, lemos em Lucas 2.10: "O anjo, porém, lhes disse: Não temais: eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo". Sim, através da Sua vinda, Jesus possibilitou em nossas vidas a alegria, e essa alegria está disponível para todos.
Deus é a fonte da alegria, na Sua "presença há plenitude de alegria" (Sl 16.11; Is 12.3). Quem não conhece realmente a Deus, não imagina que alegria está deixando de ter. Jesus veio para nos trazer essa alegria, sim, Ele quer que Sua própria alegria permaneça em nós e que nosso gozo seja completo (Jo 15.11).
Que possamos ser cristãos alegre e espalhar a todo o mundo as Boas Novas de Grande Alegria do Amor de DEUS por nós na área da Saúde também, e assim tanto ajudemos a apressar a volta de Jesus como sejamos capacitados para ela, para podermos ir viver no lugar descrito em Apocalipse 21:4 onde não haverá mais morte nem pranto nem clamor nem dor !! Onde a alegria será eterna !!!

AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário