Translate

quarta-feira, 27 de março de 2013

ALIANÇA 3 - A ALIANÇA COM DAVI



A Aliança com Davi


"Sucedeu que, habitando o rei Davi em sua própria casa, tendo-lhe o Senhor dado descanso de todos os seus inimigos em redor, disse o rei ao profeta Natã: Olha, eu moro em casa de cedros, e a arca de Deus se acha numa tenda. Disse Natã ao rei: Vai, faze tudo quanto está no seu coração; porque o Senhor é contigo. Porém naquela mesma noite, veio a palavra do Senhor a Natã, dizendo: Vai, e dize a meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Edificar-me-as tua casa para minha habitação? Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas tenho andado em tenda, em tabernáculo. Em todo lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei acaso alguma palavra com qualquer das tribos, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedros? Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tomei-te da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre meu povo, sobre Israel. E fui contigo, por onde quer que andaste, eliminei os teus inimigos diante de ti, e fiz grande o teu nome, como só os grandes tem na terra.


Prepararei lugar para meu povo, para Israel, e o Plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja perturbado, e jamais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes, desde o dia em que mandei houvesse juizes sobre o meu povo de Israel. Dar-te-ei, porém, descanso de todos os teus inimigos; também o Senhor te faz saber que Ele mesmo te fará casa. Quando os teus dias se cumprirem, e descansares com teus pais, então farei levantar depois de ti o teu descendente, que procedera de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificara uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens, e com açoites de filhos de homens. Mas a minha misericórdia se não apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre. Segundo todas estas palavras, e conforme a toda esta visão, assim falou Natã a Davi." (2 Samuel 7:1-17).
Quando o ser humano manifesta ainda que um mínimo de consideração por Deus quer através de uma oferta espontânea, quer através de um esforço esmerado em servi-Lo com a sua própria vida ajudando outras pessoas a reconhecerem Jesus como único Senhor e Salvador, então a compaixão de Deus também se manifesta para com ele no devido tempo. E foi justamente o que aconteceu com o rei Davi, pois ele chamou o profeta Natã que era o representante de Deus naquela época e lhe manifestou o interesse em construir o templo do Senhor para que se pudesse guardar a Arca da Aliança do Senhor que, diga-se de passagem, vinha sendo guardada em tendas. Ora, este desejo sagrado de Davi fez tocar imediatamente no coração de Deus para que então entrasse em aliança com ele e o abençoasse sobremaneira. E é exatamente este o desejo que tem que pairar sobre todos os que fazem parte da verdadeira Igreja do Senhor Jesus Cristo.
A Arca da Aliança de Deus na época de Davi representava a segurança, a vitória e a salvação do povo de Israel; significava a presença de Deus no meio do Seu povo para lhe garantir as conquistas das promessas de Deus. Aliás, foi por esta razão que o rei Davi dançou com todas as suas forças quando a Arca da Aliança foi trazida para Jerusalém (2 Samuel 6:14), pois ele conhecia o verdadeiro sentido daquela arca na sua cidade, já que enquanto ela ficou na casa de Obede_Edom (que significa servo de Edom), cerca de três meses, O Senhor abençoou não somente a Obede-Edom mas como toda sua casa (2 Samuel 6:11). Hoje, a Arca do Senhor está dentro do nosso coração na Pessoa do Espírito Santo, porque assim como na arca havia as Tábuas da Lei do Senhor, também O Espírito Santo tem Colocado em nossas mentes e corações as Palavras de Deus. E aqueles que ouvem estas Palavras e as praticam são firmados na Rocha Eterna que é o Senhor Jesus Cristo.
Muito embora o rei Davi não pudesse ter construído o templo do Senhor, ainda assim Ele deu condições financeiras para que o seu filho Salomão o fizesse, quando ele disse a toda a congregação: "Salomão, meu filho, o único a quem Deus escolheu, e ainda moço e inexperiente, e esta obra e grande; porque o palácio não e para homens, mas para o Senhor Deus. Eu, pois, com todas as minhas forças já preparei para a casa de meu Deus ouro para as obras de ouro, prata para as de prata, bronze para as de bronze, ferro para as de ferro e madeira para as de madeira... E ainda, porque amo a cassa de meu Deus, o ouro e a prata particular que tenho, dou para a casa de meu Deus, afora tudo quanto prepararei para o santuário: 3.000 talentos de ouro (Aproximadamente 12.000K.), 7.000 talentos de prata purificada (Aproximadamente 30.000.K), para cobrir as paredes das casas... Então os chefes das famílias, os príncipes das tribos de Israel, os capitães de mil e os de cem, e até os intendentes sobre as empresas do rei, voluntariamente contribuíram, e deram para o serviço da casa de Deus 5.000 talentos de ouro, 10.000 daricos, dez mil talentos de prata, 18.000 talentos de bronze e 100.000 talentos de ferro. Os que possuíam pedras preciosas, as trouxeram para o tesouro da caça do Senhor... O povo se alegrou com tudo o que se fez voluntariamente; porque de coração integro deram eles liberalmente ao Senhor: também o rei Davi se alegrou com grande júbilo (1 Crônicas 29).
De fato o Templo construído por Salomão foi o mais rico e o mais glorioso entre todos os já construído em todo o mundo e somente ultrapassado pelo construído pelo próprio Deus na Pessoa do Espírito Santo. Vejamos o que o Senhor disse: "Quem há entre vos que, tendo edificado, viu esta casa na sua primeira gloria? E como a vedes agora? Não é ela como cousa da nada aos vossos olhos? Ora, pois, se forte, Zorobabel, diz o Senhor e se forte, Josué, filho de Jeozadaque, sumo sacerdote, e tu, todo o povo da terra, se forte, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos, segundo a Palavra da Aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito. O meu Espírito habita no meio de vós; não temais. Pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, dentro em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca; farei abalar todas as nações, e as cousas preciosas de todas as nações, virão E ENCHEREI DE GLÓRIA ESTA CASA, diz o Senhor dos Exércitos. Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos. A GLÓRIA DESTA ÚLTIMA CASA SERÁ MAIOR DO QUE A DA PRIMEIRA, diz o Senhor dos Exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos." (Ageu2:3-9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário