Translate

quinta-feira, 28 de março de 2013

ALIANÇA 4 - A ALIANÇA ETERNA


A Aliança Eterna
  • Como já dissemos, Deus sabia como tudo iria acontecer antes da criação do mundo e criação das suas criaturas, Deus é onisciente. Mas Deus quis criar seres livres para conviver com eles e sabia que iriam pecar e que não poderia intervir.
  • Vimos que 1/3 dos anjos, após o teste da livre vontade dos mesmos, caíram juntamente com Lúcifer. Não houve plano de salvação para os anjos, devido a conviverem diretamente com Deus.
  • Mas Deus iria criar o homem, e sabia que também iria cair. Qualquer criatura livre que Deus criasse, iria cair. Mas Deus amou o homem de tal maneira, que antes de criá-lo, arquitetou um plano para salvá-lo. Ele quis redimir o homem e desfazer aquilo que sabia que iria acontecer.
  • Na “eternidade passada”, aconteceu a coisa mais importante para a raça humana, antes mesmo do homem ser criado. A Bíblia nos mostra que uma das pessoas da Triunidade, Deus o Filho, se ofereceu para fazer essa redenção, e Deus aceitou e fez o plano.
  • E quando Jesus se ofereceu, foi feita uma “Aliança Eterna”. No céu, na “eternidade passada”, foi feita uma Aliança entre Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Uma Aliança onde Eles se comprometiam, entre si, a salvar o homem que iria ser criado.
  • É por causa dessa Aliança que o homem é salvo. É essa Aliança que está sendo colocada no tempo. Deus, através da Bíblia, está nos informando. A Bíblia é o livro da Aliança.
  • Testamento é uma palavra para Aliança; por isso que é V.T. e N.T. Mas é uma só Aliança, são dois passos de uma Aliança.


# Isaías 46:9~10; Deus anuncia as coisas desde o princípio.
# Miquéias 5:2; Jesus conhecido desde os dias da eternidade.
# II Timóteo 1:7~10; A graça dada em Jesus, antes dos tempos eternos.
# Tito 1:1~2; Vida eterna, a qual Deus que não pode mentir, prometeu antes
dos tempos eternos. O verso 3; e manifestou no tempo próprio.
# I Pedro 1:18~20; O sangue de Jesus é conhecido antes da fundação do
mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós.
  • Isso se deu quando Deus disse que iria criar o homem e salvá-lo. Ele sabia que o homem se perderia, mas Jesus falou: “Eu estou aqui, ó Deus, para fazer a sua vontade.” Jesus não veio ao mundo como solução, Jesus é a solução antes da fundação do mundo.
# Salmo 40:6~8; Palavras de Jesus registradas, as quais disse antes da fundação do mundo.
# Hebreus 10; Desenvolve o tema do Salmo 40.
# Hebreus 10:1~10; Sangue de bode e touros não tira pecado.
# João 1:29; Mas, quando João Batista viu Jesus Cristo, numa nação em que o pecado era resolvido através de morte e sacrifício de animais, de cordeiros, disse: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.”
# Apocalipse 13:8; O Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
  • Quando o homem pecou, a sentença sobre ele seria a morte. Porém o pecado iria contaminar de tal forma o homem, que o seu sangue não poderia nem ir ao céu para fazer expiação (sofrer as conseqüências) pelo pecado. Alguém deveria morrer em seu lugar.
  • É através do sangue que há remissão dos pecados:
# Hebreus 9:22; Sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados.
# Levíticos 17:11; É o sangue que faz expiação pela vida.
# Hebreus 9:11~12; O sangue de Jesus diante de Deus como redenção eterna.
# Apocalipse 5:9~10; Jesus dando o sangue para nos comprar de volta.
# Apocalipse12:10~11; Nós vencemos o Diabo pelo sangue do Cordeiro.
  • Então, o Senhor Jesus se ofereceu como substituto e disse: “Eis-me aqui, ó Deus meu, para fazer a tua vontade.”
  • A vontade de Deus é a salvação do homem e Jesus quis agradar ao Pai, tornando- se homem e tomando sobre Ele os nossos pecados.
# João 1:1~5 e 14; O Verbo se fez carne. Jesus é a própria Palavra de Deus. Apoc.19:13, mostra Jesus na sua volta; o Verbo de Deus.
# Filipenses 2:5~11; Jesus abdicou da condição de Deus e se fez homem; humilhou-se a si mesmo e Deus o exaltou sobre todos.
# Colossences1:9~20; Jesus é a nossa redenção. Ele é antes de todas as coisas e nele subsistem todas as coisas.
  • Esta é a “Eterna Aliança” que Deus está colocando na história, está aplicando para aqueles que crêem. Todos que crêem em Jesus, fazem parte desta Aliança de sangue, “A Aliança do Senhor Jesus”.
  • Por isso quando Jesus instituiu a ceia disse:
# Lucas 22:20; É o novo pacto (testamento, aliança) em meu sangue.
# Mateus 26:28; O sangue do pacto para remissão dos pecados.
# I Coríntios 11:25; Este cálice é o novo pacto no meu sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário