Translate

terça-feira, 21 de maio de 2013

BÍBLIA 7 - A BÍBLIA DE ESTUDO ALMEIDA


Avaliação: A Bíblia de Estudo Almeida

O estudo aproveitoso exige recursos bons. O mais básico desses recursos é uma Bíblia. Somos ricamente abençoados hoje por ter livre acesso à Bíblia. Há várias traduções na língua portuguesa, disponíveis em livrarias no país inteiro, facilitando o estudo pelos servos do Senhor. Em 1999, a Sociedade Bíblica do Brasil lançou a Bíblia de Estudo Almeida, usando a versão Revista e Atualizada, 2ª edição (RA2), como a base textual. É vendida atualmente na Sociedade Bíblica por menos de R$35. Comprei uma dessas Bíblias a primeira vez que eu a vi, e tenho a usado nos meus estudos durante um pouco mais de um ano. O propósito deste artigo é de oferecer uma avaliação dessa Bíblia para ajudar outras pessoas que querem usar bem seu dinheiro na compra de boas ferramentas.


Descrição dos Recursos

Introduções. Além de introduções a cada livro, há também algumas introduções mais gerais (ao Antigo Testamento, ao Novo Testamento, e às subdivisões da Bíblia (o Pentateuco, os Evangelhos, etc.). As introduções apresentam as opiniões de estudiosos sobre as circunstâncias históricas dos livros, os autores, etc.

Esboços dos livros. Após a introdução a cada livro vem um pequeno esboço do conteúdo dele, que facilita o estudo do texto.

Notas de rodapé. As notas são de quatro tipos: Œ Citações de outras passagens que, na opinião dos redatores, podem ajudar no entendimento do trecho.  Traduções alternativas em casos onde existem mais de uma possibilidade. Ž  Notas explanatórias, onde os redatores oferecem alguma explicação de palavras, costumes, lugares, personagens, etc.  Referências a outras notas ou auxílios relacionados ao texto.

Tabelas temáticas. Espalhadas pela Bíblia são dúzias de tabelas que fornecem mais informações sobre personagens, fatos históricos, nações, questões doutrinárias, etc.

Mapas. Há 52 mapas colocados próximos das passagens que falam sobre os locais mencioandos na Bíblia. Os lugares incluídos aparecem num índice.

Concordância temática. A concordância é uma pequena chave bíblica, organizada por temas, e não necessariamente pelas palavras importantes.

Dicionário. São 50 páginas de pequenos artigos sobre algumas das palavras encontradas nas Escrituras.

Guia Sinótico dos Evangelhos. Um esboço paralelo dos quatro evangelhos.

Cronologia Bíblica. Esta lista inclui as datas (algumas aproximadas) de alguns eventos do Velho e do Novo Testamento.

Tabela de Pesos, Moedas e Medidas. Essa tabela é bem útil quando o texto fala de côvados, siclos, talentos, etc.

Observações sobre os auxílios

Enquanto a palavra do Senhor é perfeita, os auxílios publicados por homens sempre deixam alguma coisa a desejar. A Bíblia de Estudo Almeida não vai satisfazer todos os leitores. Há alguns aspectos que podem desapontar. Os mapas, por ser espalhados pala Bíblia e incluídos nas mesmas páginas que contém texto e outros auxílios, não são coloridos. As margens das páginas são pequenas, não deixando muito espaço para acrescentar anotações particulares. A capa de "couro bonded" não dura muito. Couro legítimo seria mais caro, mas duraria muito melhor. As notas nem sempre trazem todos os detalhes que os leitores podem querer, assim o estudante vai ter que consultar outras ferramentas para esclarecer o sentido de alguns trechos. Na verdade, todos esses pontos negativos são o resultado de um fato muito positivo sobre essa Bíblia: o preço acessível dela (às vezes, oferecida em promoção por menos de R$20). Acabamento, tamanho das páginas, mapas em preto e branco, etc., são maneiras de controlar o custo do produto final.

Essa Bíblia tem outras imperfeições. Alguns erros tipográficos e de formatação devem ser corrigidos nas próximas edições (é uma tarefa enorme redigir um livro desse tamanho). Eu, particularmente, não gosto muito da colocação dos mapas no texto, porque é necessário consultar o índice para saber onde está o mapa que eu preciso. Estou acostumado usar Bíblias com um conjunto de mapas num lugar só, e ainda não me adaptei bem a esse sistema.

Um dos pontos mais positivos nessa Bíblia é a maneira que os comentaristas tratam assuntos polêmicos e doutrinários. Diferente do que muitas outras Bíblias de estudo que refletem fortes preconceitos teológicos, essa procura evitar discussões de doutrina. Normalmente, os redatores deixam os leitores a fazer seus próprios estudos para chegar às suas próprias conclusões. Isso não quer dizer que opiniões não influenciaram os comentaristas, mas que geralmente não usam as notas para defender idéias sectárias. Este cuidado na preparação dos auxílios vale mais, na minha opinião, do que mapas coloridos ou margens mais largas. Nesse aspecto, os redatores estão de parabéns.

Para alguém que precisa de vários recursos para ajudar no estudo, sem gastar muito dinheiro ajuntando um acervo de livros, a Bíblia de Estudo Almeida pode ser a solução certa, e um investimento bom.

-por Dennis Allan

Nenhum comentário:

Postar um comentário