Translate

quinta-feira, 13 de junho de 2013

BÍBLIA 19 - A BÍBLIA: O LIVRO QUE SEDUZ

“ Conheces o que estás lendo?
 “Como poderia, se ninguém me guia?”

A Bíblia: O livro que seduz

A Bíblia é o livro que seduz, encanta, alegra, orienta. É o livro da revelação de Deus, é o espelho da comunidade. É livro dinâmico, aconchegante, aberto. É livro ecumênico, é livro poético. A essa poesia junta-se a história, o conto, os hinos, as sagas, a fala profética, o dito enigmático, as histórias de Jesus e das primeiras comunidades. Juntam-se também a fala dos e das que caminharam com o Senhor, a fala daqueles e daquelas que ouviram falar dele. Este livro que seduz, encanta, alegra e orienta é o livro do povo de Deus que revela Jesus Cristo promessa de salvação e esperança para as nossas comunidades espalhadas pelos bairros, favelas, ´campamentos`, ´villas miserias`, ´pueblos jóvenes`, etc.
Quando as comunidades lêem a Bíblia com essas possibilidades e desde suas condições reais de vida, encontram nela algo que lhes pertence, algo que faz que continuem a procurar, a se interessar. Para as comunidades a Bíblia é um livro que apóia, abre caminhos, fala de esperança, fala de futuro. É um velho livro, mesmo que distante, é atual, próximo. Fala de hoje e lembra o passado, repõe as promessas veterotestamentárias em perspectiva messiânica, e por meio da fé recria o plano de salvação numa perspectiva universal, tendo como primeiro e principal alvo nesta perspectiva os pobres e excluídos/as dos meios de produção. Por isso a Bíblia é o livro das comunidades. Este é o lugar onde por excelência deve ser lido e interpretado. Aqui a poesia nasce, a profecia grita, o povo canta e o Senhor, o crucificado, acompanha e participa da liturgia da esperança, assim como fala o Apocalipse. O Senhor acompanha o desenvolver da história e com sua presença reafirma que o povo, o ´resto fiel´ tem futuro, tem esperança, há uma nova Jerusalém aguardando por ele.


“...peço-te de quem o profeta diz isto... é sobre ele mesmo ou sobre algum outro...”
Ler a Bíblia, em comunidade, é ato de fé, é ato que procura iluminar as realidades que fazem parte do cotidiano, da vida do povo, das comunidades. Ler a Bíblia em sintonia com a tradição e a história faz parte da identidade cristã das comunidades. Nesse contexto ler a Bíblia, usar a Bíblia, estudar a Bíblia hoje, faz parte integral da vida das comunidades, dos grupos cristãos. De um tempo para cá a Bíblia tornou-se livro próximo, que posso ter nas minhas mãos, também está nas mãos de meus amigos, colegas, companheiros. Está nas mãos de todo mundo! A Bíblia é livro da comunidade, e livro do caminho, é livro que transforma, dá valor e acompanha o momento histórico, é o livro onde as comunidades se espelham tornando-se sujeitos da sua própria espiritualidade, transformando-se em intérpretes da Palavra de Deus para os nossos dias, assim como diz o evangelho de João no diálogo da mulher samaritana com o mestre da Galiléia. É o povo encorajado pela sua fé que começa a escrever uma outra história, a história que os poderosos tem interesse em manter oculta.
A Bíblia é um pouco isso... um processo a caminho... nestes dias numa cidade aconteceu uma CPI contra o rei Salomão, sabia disso? pois olha lá, aconteceu.... sua experiência é importante.... continua a escrever... façamos juntos...


Daniel Godoy

Nenhum comentário:

Postar um comentário