Translate

quarta-feira, 26 de junho de 2013

CASAMENTO 2 - A CADEIA DE COMANDO NO CASAMENTO

A cadeia de comando e autoridade no casamento, deve o homem liderar sob controle do Espírito, amando sacrificialmente como Cristo, a mulher submeter-se dócil e amorosamente como a igreja


2.2. A Cadeia de Comando no Casamento
Uma chave para teu casamento ser bem-aventurado: vê a mão de Deus sobre as atitudes, ações e reações do teu cônjuge.
2.2.1. Passos Iniciais (tomam determinação e tempo) para sarar um casamento, desenvolver o verdadeiro amor:
- Desobstrui todas as ofensas passadas (=/= “esqueçe e recomeça”! Vê 1.9 “Pedindo Perdão”).
- Dispõem-te a aceitar críticas (dos conselheiros, mandados por Deus), e ... reconhecer teus erros!
- Compromete-te (novamente?) a “permanecer-soldado-a” teu cônjuge, apesar de tudo (!)... (passado,... presente,... futuro).
- Dispõem-te (novamente?) a cooperar com Deus (totalmente! sem prazos, sem condiões, sem reservas!).


2.2.2. Dispõem-te a Sofrer: (marca 1 Pd 2:19-3:9 com papel ou dedo, deixa aberto, será a base de toda a aula).
- 1 Pd 2:19-20. Medita: É grato a Deus sofreres, suportares... injustamente!
- 1 Pd 2:21-23 Medita no exemplo de Cristo...: Vê em cada ofensa a necessidade do amor de Deus..., e do teu amor (comunica-o com palavras & rosto & tom de voz & atitude & ações!). Troca tuas reações naturais pelas ações de Cristo Mt 5:43,44 (mas prepara-te: a balança de culpas pesando contra teu cônjuge, ele vai tentar provocar-te a pecar; só tua “resposta como a de Cristo” vai trazer convicção a teu cônjuge Jo 16:8-11).
- 1 Pd 2:24-25. Medita...: Ama incondicionalmente, disposto a levar sobre teu corpo os pecados do teu cônjuge, procurando discernir seus reais problemas e necessidades.

2.2.3. Que Requer Deus da Mulher? E do Homem?:
Do homem (difícil equilíbrio!): Ef 5:25,28,31,33
causa-efeito
Da mulher: Ef 5:22-24,33
guiar como Cristo
Û
      submeter-se como a igreja perfeita
amar como Cristo
Û
      reverenciar como a igreja perfeita

- Amar não é impulso, emoção, sentimento. Amar é o que Deus fez (e nos ordena-nos fazermos) Jo 3:16; 1 Jo 4:10.
- Submissão não significa ser inferior, cópia xerox, ser robô, sem mente. Submissão é Isaque no Monte Moriá, é ..., é de coração te entregares sob a proteção e responsabilidade do teu marido, totalmente confiante que Deus é soberano sobre ele, é te submeteres de coração, compreendendo que os benefícios finais de cooperar com a cadeia de comando de Deus superarão excedentemente quaisquer “perdas” imediatas (temporárias).
- Ef 5:22+25+33 As mais básicas necessidades da esposa são ser amada e ser guiada... Mas suas mais básicas contribuições para o casamento (e filhos) são submissão e respeito ao marido! As mais básicas necessidades do marido são ser seguido e respeitado ... Mas suas mais básicas contribuições para o casamento (e filhos) são guiar e amar à esposa! Entendeste, mesmo?
- Esposo: ama, e Deus desenvolverá na tua esposa respeito por ti; guia, e Deus desenvolverá nela submissão.
- Esposa: submete-te, e Deus desenvolverá no teu esposo responsabilidade e liderança; respeita-reverencia, e Deus desenvolverá nele apreciação e sensibilidade não egoísta. O marido não pode liderar (e o casamento ser bem-aventurado) se a mulher não se submete: Ef 5:22-25a; 1 Pd 3:1, 5-6. Pensas que, se te submeteres ao marido, este te usará como capacho? Estás enfatisando a ti mesmo, tuas circunstâncias, ao invés de Deus e Sua habilidade para operar na tua vida. Quando cooperas com o Senhor, Ele tem liberdade para levar convicção ao marido.
- Ambos: aprendam a transformar más atitudes do cônjuge em motivações para satisfazer suas reais necessidades.
- Esposa: 1 Pd 3:3,4. Que requer Deus de tí? Um espírito amorosa-meiga-terna-reverentemente submisso! ...
- Cada cônjuge: a) Diferencia entre posição e personalidade (vê abaixo); b) Tem em mente: Deus é maior que teu consorte.
2.2.4. Distingua entre posição e personalidade (com suas características e deficiências)
a) Posição:
- A cadeia de comando que Deus ordenou é: Cristo como cabeça do homem, o homem como cabeça da mulher: Gn 3:16b; 1 Co 11:2b; 1 Co 11:8-10a; Ef 5:22a, 23a.
- Ao seguires a Bíblia, responderes ao teu cônjuge, qual a tua motivação? Mudá-lo? Mas o propósito de Deus foi teu benefício interno (paz na tormenta)! Muda a tua motivação e o teu foco emocional para os de Mt 22:37!
b) Personalidade:
- Temos que conviver com as imperfeições do nosso cônjuge (tanto como com as nossas...).
- “É Deus maior que meu cônjuge?” 1 Pd 3:1,5-6 (e aplicação simétrica, para o esposo). Pv 21:1.
- Quando te parece que teu cônjuge não ouve a Deus e vai em frente no erro, não te revoltes, segue amando-o, tem em mente que Deus tem que primeiro quebrá-lo para depois moldá-lo, tu ampara teu consorte quando ele gritar de dor e precisar de ti (nunca digas “Eu te avisei!”). Ilustrações.

2.2.5. A Estabilidade Resultante:
- Quando esposa e esposa estão procurando agradar a Deus, e discordam em algo:
- Se a decisão não é inadiável: não decidam, não ajam. Esperem ao máximo, continuem de corações abertos buscando [as melhores] informações, meditando, conversando com o Senhor em oração, ouvindo-O nas Escrituras, nos conselhos, ...
- Se a decisão tem que ser tomada imediatamente: Esposa: sê submissa como Sara, como Isaque, ... compreendendo que, se o marido errou, Deus usará a amorosa submissão tua e a quebradura dele, para moldá-lo; age de modo que ele possa dizer “Doçura, eu errei!... Obrigado pela tua amorosa submissão, pelas tuas orações, pelo teu amor e paciência. ... Eu te amo mais ainda.”; se ele acertou, Deus desenvolverá em ti maior confiança na liderança do marido. Esposo: ... sê amoroso e paciente como Deus é conosco ... Guia e lidera, mas amorosa e mansa e paciente e perdoativamente ...
- Assim, teremos a bendita união de Gn 2:24; Fp 2:2-4; 1 Pd 3:7-9.

AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário