TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 19 de junho de 2013

REFLEXÃO 98 - A BOA CONSCIÊNCIA

A boa consciência

Como "o espírito do homem é a lâmpada do Senhor" (Provérbios 20.27), e através do qual Ele esquadrinha todo o mais íntimo do corpo, assim também, deve ser o papel da consciência humana diante de Deus. Talvez ela até seja o "chip" da alma, onde guarda informação de estado espiritual dos seres humanos , a fim de servirem como testemunhas no dia do julgamento final. Pois, como ensina as Escrituras: “ Assim, pois todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados. Porque os simples ouvidores da lei que não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Quando, pois, os gentios, que não têm lei procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, serem eles de lei para si mesmo. Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração testemunhando-lhes também a consciência e os pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se; no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens..." ( Romanos 2.12-16).


Em resumo, aqueles que não tiverem oportunidade de ouvir a Palavra de Deus, serão julgados de acordo com a própria consciência. Mas os convertidos, o Espírito Santo diz "... combate, firmando nelas, o bom combate, mantendo fé e boa consciência, porquanto, alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé” (Timóteo 1.18-19). Com isso, vemos quão importante é para a salvação eterna o fato de se manter uma boa consciência, já que ela opera de forma individual como termômetro da espiritualidade cristã. Se o cristão não se importa com a má consciência e convive com ela, mesmo cumprindo outras obrigações religiosas, ainda assim é certo que, cedo ou tarde, ela naufragará na fé e perderá a salvação eterna, a exemplo de pessoas como Himeneu e Alexandre, ex-companheiro de apóstolo Paulo. De uma forma meio rude, podemos comparar a consciência ao fígado. Quando se ingere algum alimento nocivo ao corpo, imediatamente, ele manifesta o seu desagrado provocando mal-estar e dor de cabeça. Da mesma forma é a consciência humana: quando se age de forma contrária aos princípios de fé cristã bíblica, ela manifesta logo uma reação. Da mesma forma, como a dor física dá sinal de alguma coisa errada, assim é a consciência humana. Podemos considerá-la como defensora da fé agradável a Deus. Ao sentir-se ferida, ela reage no coração, golpeando-se como sinal de reprovação. No caso de seus sinais de alerta serem ignorados, a consciência pode se tornar insensível a cauterizada. Nesse caso, é como se ela tivesse pecado contra o Espirito Santo.
A boa consciência deixa livre o caminho para o exercício e as conquistas da fé. Ai está a principal razão por que nem todos crêem em Deus são beneficiados como deveriam. O problema é a má consciência. Quando ela acusa algo errado, a dúvida imediatamente entra em ação. E é por ai que o diabo tem atacado a Igreja do Senhor Jesus, soprando pensamentos acusatórios, cobrando supersantidade, enfim, tentando macular a consciência para impedir o exercício da fé viva. Mas se nossa consciência acusa algo errado, temos a garantia divina que se confessarmos nosso pecado, Ele é fiel e justo para nos perdoar, e o sangue do Senhor Jesus "... purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo" ( Hebreus 9.14). Portanto, é imperiosa a necessidade de se ter a consciência limpa. Isso é tão excelente que o apóstolo Paulo chega a declarar, que a glória do cristão é o testemunho da consciência de viver no mundo com santidade e sinceridade Deus (2 Coríntios 1.12) Podemos ser excluídos do mundo, caluniados, perseguidos, desprezados, não importa... O que realmente importa é ter a consciência pura diante de Deus, mesmo vivendo em um mundo de constantes desafios à paz da nossa consciência. E nisso consiste a nossa glória.
" Aqueles que não tiverem oportunidade de ouvir a palavra de Deus serão julgados de acordo com a própria consciência".



AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

NOTÍCIAS