Translate

terça-feira, 2 de julho de 2013

REFLEXÃO 107 - A CARROÇA VAZIA

A Carroça vazia

Uma das grandes preocupações de nosso pai, quando éramos crianças, consistia em fazer-nos compreender o quanto a cortesia é importante na vida.
Por várias vezes percebi o quanto lhe desagradava o habito que tem certas pessoas, de interromper a conversa quando alguém esta falando. Eu, especialmente, incidia muitas vezes nesse erro. Embora visivelmente aborrecido, ele, entretanto, nunca ralhou comigo por causa disso, o que me surpreendia bastante.
Certa manhã, bem cedo, ele me convidou para ir ao bosque a fim de ouvir o cantar dos pássaros. Concordei, com grande alegria. e lá fomos nós, umedecendo nossos calçados com o orvalho da relva. Ele se deteve em uma clareira e, depois de um pequeno silêncio, me perguntou:


---"Você está ouvindo alguma coisa além do canto dos pássaros?"
Apurei o ouvido por alguns segundos e respondi:
--- "Estou ouvindo o barulho de uma carroça que deve estar descendo pela estrada."
--- "Isso mesmo..." disse ele..."É uma carroça vazia..."
De onde estávamos não era possível ver a estrada e eu perguntei admirado ao meu pai:
---"Como pode o senhor saber que a carroça esta vazia?"
--- "Oras, é muito fácil saber, sabe porque?"
--- "Não !!!"....respondi intrigado.
Meu pai pôs a mão docemente sobre meu ombro num abraço cheio de proteção como somente os pais sabem proporcionar, me olhou firme bem no fundo dos meus olhos, explicando:
--- "Por causa do barulho que ela faz. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que ela faz..."
Não me disse mais nada, porém deu-me muito a pensar. Tornei-me adulto e, ainda hoje, quando vejo uma pessoa tagarela e inoportuna, interrompendo as vezes sem perceber, intempestivamente a conversa de todo mundo, ou quando mesmo por distração, vejo-me prestes a fazer o mesmo, imediatamente tenho a impressão de estar ouvindo a voz de meu pai soando na clareira do bosque e me ensinando:
--- "Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que ela faz." As vezes é tão difícil nos mantermos calados... Meu avô costumava me dizer que devia observar sempre que tenho dois ouvidos e apenas uma língua, portanto deveria falar menos e ouvir mais....sorrindo....acho que essa foi uma das poucas lições que não consegui aprender bem com meu avô... Quero que vocês me perdoem por todas as vezes que agi como uma carroça vazia e passei à na sua frente...


Você tem agido como uma carroça vazia?

AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário