Translate

quarta-feira, 17 de julho de 2013

REFLEXÃO 117 - A CHAVE DE TUDO

A CHAVE DE TUDO
 Mt 16.19

"AO ANJO DA IGREJA EM FILADÉLFIA ESCREVE: ESTAS COISAS DIZEM O SANTO, O VERDADEIRO, AQUELE QUE TEM A CHAVE DE DAVI, QUE ABRE, E NINGUÉM FECHARÁ, E QUE FECHA E NINGUÉM ABRIRÁ;CONHEÇO AS TUAS OBRAS, EIS QUE TENHO POSTO DIANTE DE TI UMA PORTA ABERTA, A QUAL NINGUÉM PODE FECHAR. SEI QUE TENS POUCA FORÇA, ENTRETANTO, GUARDASTE A MINHA PALAVRA E NÃO NEGASTE O MEU NOME". Ap 3.7-8"DAR-TE-EI AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS, O QUE LIGARES NA TERRA SERÁ LIGADO NOS CÉUS, E O QUE DESLIGARES NA TERRA SERÁ DESLIGADO NOS CÉUS". Mt 16.19

Chaves são o símbolo da autoridade do mordomo para abrir e fechar, em alusão a Is 22.22. Ligar e desligar são termos que os rabinos usavam com sentido de excluir e admitir, respectivamente.
Você tem estas chaves para abrir e ninguém poderá fechar. (nota 1 pr. Cornélio: O autor se refere ao ato de evangelizar que pode abrir as portas do Reino para todo àquele que crê).

Você tem esta porta aberta diante de você. Convém lembrar que esta mesma porta aberta e chave que abre todas as portas foram colocadas a disposição da Igreja que está em Filadélfia, no entanto, a Igreja não soube usá-la em nome do Todo Poderoso. 

Tanto é que se entregou ao culto à rainha dos céus que hoje tem paralelos em todas as regiões do mundo como Aparecida e Iemanjá no Brasil, Guadalupe no México, Fátima em Portugal, etc. 
Vejam o que o inimigo já esta fazendo na Turquia, região onde se encontram as igrejas da Ásia, só para tentar impedir que guerreiros do mundo todos se reúnam no dia 1 de outubro para declarar no templo consagrado a rainha dos céus que grande é Jesus de Nazaré. 


Nós temos as chaves de nossa cidade, assim como Raabe tinha as chaves de Jerico e colaborou com os espias por temer ao Senhor e assim como a as Chaves de Samaria estavam nas mãos daquela mulher que as entregou a Jesus através do quebrantamento que ocorreu em seu coração.

As chaves de tudo estão à disposição daquele que entregam tudo a ele. Nosso arrependimento abre a porta da misericórdia, da graça e do perdão e nos dá autoridade sobre Satanás. 
Há um homem na Bíblia que recebeu estas chaves mas, não soube usá-las, porque não entregou tudo ao Senhor.
Deus disse a Jonas que ele deveria ir a Ninive, capital da Assíria, símbolo da crueldade, violência e hostilidade ao povo de Deus.

Jonas teve medo por causa da má fama daquela cidade e quis escapar dos olhos do Senhor. Parece ter agido como outros profetas do AT que também tentaram eximir-se da responsabilidade que Deus colocara em seus ombros porque confiava neles, como Moisés, Elias e Jeremias que alegaram Incompetência, fragilidade e temor.

Importante notar que se Deus incumbiu Jonas de uma tarefa tão difícil é porque confiava nele, ou melhor, estaria com ele. Mas Jonas não acreditou em Deus, e portanto, não acreditou em si mesmo.

Fugiu para outro extremo e foi para Tarsis do outro lado do mar mediterrâneo talvez para perto da Espanha, para longe da presença de Deus. Isto foi o que ele pensou. Mas, o senhor lançou sobre o 

mar um forte vento e fez-se no mar uma grande tempestade e o navio estava a ponto de se despedaçar.
E lançaram sorte e a sorte caiu sobre Jonas que estava dormindo profundamente no porão enquanto aqueles que não conheciam ao Senhor se preocupavam com a tempestade.
Quando encontraram Jonas, lhe perguntaram quem ele era e respondeu ser Hebreu, termo usado pelos estrangeiros, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra.
Veja como nos muitas vezes somos controvertidos, de um lado reconhece a soberania universal do Senhor que fez e céu e a terra, mas acreditou ser possível fugir da sua face.

"Eu sei que por minha causa vos sobreveio este temporal
Lançaram ao mar e Deus, sempre no controle das situações, providenciou um grande peixe que o engoliu". 

Jonas orou e foi vomitado pelo peixe.
Mas uma vez Deus lhe dá as chaves em suas mãos: Dispõe-te, vai a grande cidade de Ninive e proclama a mensagem que eu te digo.

Jonas percorreu a cidade falando aos ninivitas e uma grande surpresa: Os ninivitas se arrependeram, contrastando com a atitude de Israel, muitas vezes obstinada em sua rebeldia, apesar dos insistentes chamados dos profetas.

Sempre que Deus vê um sinal de arrependimento na cidade sobre a qual pesa uma ameaça de castigo, ele, generosamente concede o perdão.

Jonas pegou as chaves que Deus lhe deu, mas usou-a da maneira errada. Quando se viu forçado a ir a Ninive e transmitir a mensagem que era portador o fez zangado, lamentando amargamente a salvação da cidade para quem ele havia predito a destruição. 

Doeu-lhe o fato dos ninivitas terem se convertido da sua má conduta e de Deus ter voltado atrás do castigo que prometera.

Jonas não teve medo de confessar sua fé para aqueles marinheiros e para o povo daquela cidade cruel, não temendo a sua própria vida, No entanto, não aceitou perder o seu prestigio de profeta e 

ficar mal aos olhos dos outros.

Deus é sempre misericordioso e compassivo. Sua missão era pregar o arrependimento, ele preferiu falar apenas da destruição, não contava com a misericórdia de Deus, por isto preferiu a morte a continuar vivendo depois do fracasso de sua missão.

Jonas mostrou-se egoísta e religioso. Para ele salvação é um privilégio apenas para os judeus.

Para Deus não há diferença entre este ou aquele, o pecador que se arrepende tem a porta aberta para o perdão.

Deus concordou com ele, você tem razão de estar irado com você mesmo.Foi para fora da cidade e assentou-se numa sombra. Deus fez nascer uma planta que lhe deu sombra e Jonas gostou. Então 

Deus fez nascer enviou um verme que fez a planta secar mandou vento e sol que incomodaram Jonas e mais uma vez ele quis morrer. 

Então Deus lhe disse você tem compaixão de uma planta que não lhe custou nada, trabalho algum, você não a fez crescer. Ela nasceu num dia e morreu no outro, como não hei de ter compaixão de 120 000 pessoas que não sabem nada. Foi o mesmo que Deus perguntou aos escribas e fariseus quando para crerem pediram um sinal a Jesus. Mt 12.38-41



AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário