Translate

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

CRIAÇÃO 7 - A CRIAÇÃO DO HOMEM

A criação do homem.
  • Em # Gênesis 1:26~27, a Bíblia nos informa sobre a criação do homem; uma forma simples que podemos perder a grandeza desse ato. Já falamos do plural de "Façamos...", onde podemos ver a atuação da Tri-Unidade de Deus formando o homem.
  • Agora veremos em # Gênesis 2:7, a Bíblia detalhando o que se passou em # Gênesis1:26. A Bíblia utiliza muito essa forma acerca dos grandes acontecimentos, ou seja, informa primeiro de forma geral e depois descreve melhor, em mais detalhes, esse mesmo fato. Aqui alguém poderia pensar tratar-se de fatos distintos, mas não são. # Gênesis 1:26 e # Gênesis 2:7 mostram a criação do primeiro homem.
  • # Gênesis 2:7; este versículo contém as partes, podemos assim dizer, de que se compõe o homem.

Espírito - Alma - Corpo
  • O homem é diferente e superior a todas as criaturas que Deus criou. Podemos afirmar isso, porque de nenhuma outra criatura a Bíblia informa que foi criada à imagem e semelhança de Deus. Veremos também que nenhuma outra criatura foi criada da forma descrita em
# Gênesis 2:7.
  • A Bíblia nos mostra que os anjos forma criados espíritos; foram feitos espíritos por criação, por composição. Deus fez os anjos espíritos.
# Hebreus 1:7 e 14
# Salmo 104:4
  • # Gênesis 2:7, diz a cerca da criação do homem:
    • Corpo.
. "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra"; a que parte se refere? o corpo. Deus pegou do pó da terra e formou um corpo; mas esse corpo não era um homem, era um boneco de terra.
    • Espírito.
. Mas o versículo continua; "e soprou-lhe nas narinas o fôlego de vida". Se Deus não tivesse soprado, aquele boneco de terra estaria lá até hoje. Deus pegou aquele bo- neco e soprou algo de dentro Dele, (sabemos e entendemos que um sopro é de dentro de quem sopra). Quando Deus soprou, aquele boneco recebeu vida, uma vida que saiu de dentro de Deus.
. Quando Deus estava soprando, estava colocando naquele boneco de terra a sua própria vida. A palavra fôlego no hebraico, é a mesma palavra usada para espírito.
# "neshamah"; vento, fôlego vital, inspiração divina, espírito.
. Então, quando Deus soprou o fôlego, estava colocando algo dele no homem. Jesus disse:
# João 4:24; Deus é Espírito.
. Os anjos não foram criados assim; Deus não soprou nos anjos, Ele fez espíritos. Percebem uma diferença? os anjos são espíritos por criação; já o homem tem o seu espírito por inspiração de Deus. Deus repartiu do seu Espírito, da sua vida, com o homem.
    • Alma.
. Vemos no final de # Gênesis 2:7; "e o homem se tornou alma vivente." Quando o Espírito de Deus tocou aquele boneco de terra, foi manifesta a vida no homem. O que manifesta a vida no homem, é a nossa alma, a nossa personalidade. Deus soprou nas narinas o Espírito que iria trazer vida na alma e no corpo. A vida no espírito vem direto de Deus.
. Exemplo da lâmpada; apagada, não tem utilidade para nada. Quando a energia toca nela, ela se manifesta, (ninguém vê a energia). Para a lâmpada estar acesa, se manifestar, tem que ter energia. É exatamente isso que aconteceu com aquele boneco.
  • Quando a vida de Deus tocou aquele corpo, o homem passou a ser uma pessoa, uma alma vivente. Temos que saber muito bem quem somos. É de se estranhar que a maioria das pessoas, inclusive convertidas, não sabem que são uma tricotomia. Aprendemos, pois o mundo assim nos ensina, que somos dicotomia, corpo e alma, sendo a alma nossa parte espiritual. Não é isso, alma e espírito são coisas diferentes.
  • Vamos ver a Bíblia informando de espírito, alma e corpo.
# I Tessalonicenses 5:23; espírito, alma e corpo. Ainda vemos a partícula "e" entre as palavras.
# Hebreus 4:12; dividir alma e espírito, duas coisas distintas. Só a palavra de Deus é apta, capaz, de dividir alma de espírito.
# Lucas 1:46; Maria movida pelo Espírito Santo, fala minha alma e meu espírito. Minha alma se alegra, no presente. Meu espírito se alegrou, no passado é o correto. Veremos por que, adiante.
  • Veremos agora corpo, alma e espírito, na pessoa humana de Jesus Cristo;
# Mateus 26:12; "sobre o meu corpo..."
# Mateus 26:38; "a minha alma está triste...", tristeza é uma emoção. Veremos que emoções são atributos da alma.
# Mateus 27:50; "... e entregou o espírito."
  • Deus repartiu o seu Espírito com o homem, a sua própria vida. O espírito daquele primeiro homem era vida de Deus nele, e quando vida tocou o corpo, o homem recebeu a sua personalidade e podia se manifestar na terra.
  • É através da nossa alma que nos manifestamos na terra, que podemos ter comunhão, coisas em comum, comunicação com nosso semelhante. Quando olho o corpo de alguém, não posso dizer que conheço aquela pessoa, porque a essência daquela pessoa não é o corpo, é o seu espírito, a sua alma. Só conheço realmente uma pessoa quando convivo com ela, quando conheço a sua alma, isto é, como ela se manifesta, quando conheço suas emoções, o seu intelecto, as suas vontades. Esses atributos são da alma. A manifestação de como uma pessoa é, vem através da sua alma, a sua personalidade.
  • Já no espírito, é onde temos comunhão com Deus. O homem foi criado à imagem e seme- lhança de Deus, e isso se dá pois temos um espírito vindo direto por inspiração de Deus. Mas Deus deu ao homem um corpo, pois havia criado um planeta físico para ser governa- do. O homem foi feito para ser o reflexo de Deus na terra. Podia ter tudo em comum com Deus pois tinha um espírito. Ele podia entender perfeitamente a Deus, porque o espírito foi colocado para isso. É no espírito e só no espírito que entendemos as coisas de Deus.
# I Coríntios 2:12~15
Não conseguimos entender as coisas de Deus em nosso intelecto, em nossa alma, é im- possível. Por isso que as pessoa sem Jesus, sem um novo espírito (o do novo nascimento) não entendem as coisas de Deus, para eles são loucuras.
  • Quando entendemos isso, mais entendemos a fúria de Satanás em relação a raça humana. Deus quis repartir com o homem o seu trono (? - como entender essa afirmação). O homem foi criado para ser uma réplica de Deus aqui na terra.
# Salmo 8; de honra e de glória o coroaste, pôs tudo a seus pés, domina sobre tudo. Essa é a condição do homem quando foi criado.

  • Com o espírito conheço a Deus ( consciência de Deus), com a minha alma conheço meu intelecto, as emoções, as vontades, centro decisório (consciência de si próprio, o ego) e com o corpo conheço o mundo físico, material. Estudaremos em mais detalhes cada parte em separado e a interação entre elas. Podemos dizer que formam um "organismo", interagem constantemente. 
AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário