Translate

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

MEDITAÇÕES 108 - A CRUZ

A cruz


"Depois de o terem escarnecido, despiram-lhe o manto, puseram-lhe as suas vestes, e levaram-no para ser crucificado. Ao saírem, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem obrigaram a levar a cruz de Jesus. Quando chegaram ao lugar chamado Gólgota, que quer dizer, lugar da Caveira, deram-lhe a beber vinho misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber. Então, depois de o crucificarem, repartiram as vestes dele, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta:". Mateus 27:31-35
A crucificação era um ato praticado antigamente pelos fenícios e posteriormente pelos romanos. Somente os escravos, os provincianos, e os tipos mais baixos de criminosos eram crucificados, pois mui raramente essa era a execução aos cidadãos romanos condenados. Depois de sua condenação, o réu era obrigado a carregar a travessa da cruz até o local de sua tortura e morte, local esse que ficava sempre fora da cidade. A acusação escrita era levada pelo arauto.
O condenado era deixado inteiramente despido e suas mãos eram cravadas, (no caso de Jesus) ou amarradas.
Havia três tipos de cruz; 1) cruz comissa: cuja forma era de um "T" maiúsculo, hoje conhecida como cruz de Santo Antonio; 2) Cruz decussata; cuja forma era da letra "X"; 3) cruz imissa, a de formato familiar que a tradição afirma ter sido usada em Jesus.
Após ser crucificado o réu era deixado ali para morrer de fome e exaustão. A crucificação era descrita pelos escritores contemporâneos como a mais dolorosa de todas as formas de morrer.
Os evangelhos não descrevem os sofrimentos de Jesus, somente afirmam que Ele foi crucificado.
No Novo Testamento, a cruz é o símbolo de vergonha e humilhação, bem como da sabedoria e da Glória de Deus, reveladas por meio dela.
Jesus mesmo sentindo as dores mais terríveis, ainda consolou o ladrão que estava sendo crucificado ao seu lado.
A cruz também é o símbolo de nossa união com Cristo, não simplesmente em virtude de compartilharmos de seu exemplo, mas em virtude do que Ele realizou por nós. Em sua morte vicária sobre a cruz, nós morremos em Cristo.

AUTOR DESCONHECIDO


Nenhum comentário:

Postar um comentário