Translate

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

FAMÍLIA 22 - A DIFERENÇA QUE O PAI FAZ

A diferença que o pai faz


Texto Bíblico: 2 Samuel 13-18


Introdução
Desde o começo esclareço que esta mensagem, apesar de especialmente focar os pais, não deixa de fora ninguém que se encontra aqui hoje. Para as mães digo que elas são parceiras indispensáveis na criação dos seus filhos, mas só com sua ajuda, seu cônjuge conseguirá influenciar a vida deles. Para os jovens gostaria que esta reflexão abrisse seus olhos para a responsabilidade de ser pai, pois vocês formarão famílias. Para você que possui filhos na adolescência e juventude sempre existe a oportunidade do recomeço. Todos nessa manhã precisamos abrir nossos corações para que Deus nos transforme de alguma forma. Crabb, em seu Livro (Silêncio de Adão), enfoca que lá no Éden o homem abriu mão da sua responsabilidade, e agora em Cristo Jesus, como nova criatura, não pode esquivar-se de uma responsabilidade direta na vida de seu filho.
Vamos começar nossa reflexão vendo cenas de um conhecido desenho que mostra bem o assunto que trataremos nesta manhã (Desenho dos Simpsons).

Percebemos neste desenho através do exagero, do humor norte americano, a presença "ausente", se é que posso usar este termo, do pai na sua família.




Contexto

Na história do Rei Davi e o seu relacionamento com seus filhos percebemos que ele cometeu erros graves, tudo porque não exerceu uma presença ativa em suas vidas.

Hoje decida não ser semelhante a Davi, neste ponto, sendo você um fator de equilíbrio muito grande na educação do seu filho.

Sua presença ativa na vida do seu filho é importante porque...

1.Seu filho vai passar por momentos de crise.
a) As crises fazem parte da vida (cap.13.2).
"Amnom ficou angustiado a ponto de adoecer por causa de sua meia irmã Tamar, pois ela era virgem, e parecia impossível aproxima-se dela".
As crises que seu filho passa ou vai passar são inúmeras:

- Crise dos primeiros meses de vida;
- Crise da desobediência;
- Crise da influência negativa dos amigos;
- A famosa crise da adolescência, onde parece que "a galera pirô".
- As crises das incertezas da juventude entre outras inúmeras. Seu filho não está numa redoma de vidro! Entenda isso e se prepare para auxiliá-lo em tempos de crises.

b) Você precisa estar atento para ajudá-lo (cap.14.19-20) .
"...A mulher respondeu: 'Juro por tua vida, ó rei, ninguém é capaz de desviar-se para a direita ou para a esquerda do que tu dizes...'."

"... 'Mas o meu Senhor é sábio como um Anjo de Deus, e nada lhe escapa de tudo o que acontece no País...'."

Davi, como você, era um homem extremamente ocupado. Imagino sua agenda diária abarrotada. Mas não é absurdo afirmar que ele sabia o que se passava com o seu filho, os versículos acima dão indícios disto. Não bastava só perceber o problema, era preciso que ele agisse e ajudasse seus filhos.
Moisés (Dt.6), antes do povo entrar na terra prometida, repete vários conselhos de Deus a eles; destaco a parte do texto que diz: "Estas palavras, que hoje te ordeno estarão no teu coração; tu a inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te" (v7,8).

Para realmente perceber e ajudar seu filho nos momentos das crises você precisa andar com ele e isso requer tempo. Você só será influente na vida dele sendo disponível e dedicando-lhe tempo.
Lógico que tempo sem qualidade pode acontecer, mas a qualidade depende do tempo. Estando com mais freqüência com o seu filho você terá condições de oferecer um modelo para ele, mostrando através de atitudes e palavras como viver a vida do modo que agrade a Deus. Suas regras valerão para o seu filho à medida que você se relaciona com ele. Regras sem relacionamento geram rebeldia acentuada.

c) Se você não ajudar, outros o "ajudarão" (cap.13.3-6).
"Amnom tinha um amigo muito astuto chamado Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi. Ele perguntou a Amnom: 'Filho do rei, por que todo dia você está abatido? Quer me contar o que passa?' Amnom lhe disse: 'Estou apaixonado por Tamar, irmã de meu irmão Absalão'. 'Vá para a cama e finja estar doente', disse Jonadabe. 'Quando seu pai vier visitá-lo diga-lhe: Permite que minha irmã Tamar venha dar-me de comer. Gostaria que ela preparasse a comida aqui mesmo e me servisse. Assim poderei vê-la. Amnom aceitou a idéia....".
Priorize tempo na construção de um relacionamento genuíno com seu filho, para que nos momentos difíceis ele se abra principalmente com você. Os "amigos da onça" estão espalhados por todos os lados e seu filho pode estar tão carente de afeição que basta pouca coisa para atraí-lo a atitudes erradas. Foi isto o que aconteceu com Amnom filho de Davi, incentivado por Jonadabe acabou violentando sua irmã. Se você não cuidar de seu filho outros "cuidarão" por você.
Sua presença ativa na vida do seu filho é importante porque...

2.Nos conflitos ele precisa da sua autoridade.
a) Sem sua intervenção a ferida pode trazer danos maiores (cap.13.21-22).
"Ao saber de tudo isso, o rei Davi ficou indignado. E Absalão não falou nada com Amnom, nem bem nem mal, embora o odiasse por ter violentado sua irmã Tamar".
A atitude de desaprovação de Davi ficou por isso mesmo. Não tratou o assunto com Tamar, Absalão e muito menos com Amnom. Por não agir de maneira marcante, a ferida no coração de um dos seus filhos, Absalão, tornou-se em "câncer".

Quando seu filho estiver passando um problema saiba que a GRAÇA de Deus + Você Pai são os fatores principais para a cura das feridas no coração dele.

b) Sem sua intervenção o desajuste vai continuar (cap.13.28-29/ 15.1-4).
"Absalão ordenou aos seus homens: 'Ouçam! Quando Amnom estiver embriagado de vinho e eu disser: Matem Amnom! Vocês o matarão. Não tenham medo; eu assumo a responsabilidade. Sejam fortes e corajosos! Assim os homens de Absalão mataram Amnom, obedecendo às suas ordens".

"Algum tempo depois, Absalão adquiriu uma carruagem, cavalos e uma escolta de cinqüenta homens. Ele se levantava cedo e ficava junto ao caminho que levava à porta da cidade. Sempre que alguém trazia uma causa para ser decidida pelo rei, Absalão o chamava e perguntava de que cidade vinha. A pessoa respondia que era de uma das tribos de Israel, e Absalão dizia: 'A causa é válida e legítima, mas não há nenhum representante do rei para ouvi-lo'. E Absalão acrescentava: 'Quem me dera ser designado juiz desta terra! Todos os que tivessem uma questão legal viriam a mim, e eu lhe faria justiça'."

Por não agir com autoridade frente às desgraças com seus filhos Davi passou por problemas sem precedentes; Absalão:

matou seu irmão,
tomou o reino do seu pai,
diante de todo o povo deitou com as concubinas de seu pai,
promoveu uma guerra de Israel contra Israel.
Detalhe: Absalão cultivava seu ódio por não haver experimentado da autoridade do seu pai, num momento que ele esperou muito que Davi tivesse agido com justiça.

Sua presença ativa na vida dos seus filhos é importante porque...

3. Você terá condições de demonstrar o quanto você o ama.
a) Demonstre amor no tempo certo. (cap.18.33)
"Então o rei, abalado, subiu ao quarto que ficava por cima da porta e chorou. Foi subindo e clamando: 'Ah, meu filho Absalão! Meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera ter morrido em seu lugar! Ah, Absalão, meu filho, meu filho!'."
Davi não foi ativo na vida de seu filho e por falta de relacionamento nunca demostrou amor a ele. Absalão morreu pensando que seu pai não se importava com ele.

E você tem demonstrado amor ao seu filho? Não espere para demostrar amor depois que você perdeu a influência na vida dele, como aconteceu com Davi.


Conclusão
Sua presença ativa na vida do seu filho é importante porque....

1 - Com certeza, ele vai passar por momentos de crises.
2 - Nas crises ele precisa da sua autoridade.
3 - Você terá oportunidades de demonstrar amor nos momentos certos.

Avalie: Se seu Pai tivesse tido uma presença ativa na sua história, o que seria de você hoje? Considere a sua resposta e seja o melhor pai do mundo!!

AUTOR DESCONHECIDO


Nenhum comentário:

Postar um comentário