Translate

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

REFLEXÃO 163 - A DIFERENÇA DE QUEM ANDA COM DEUS

A diferença de quem anda com Deus. 
Gênesis 5:1-27 



Se você teve a curiosidade de ler o texto que está no título deste artigo, verá algo bem interessante. Trata-se de uma longa lista de nomes. A Bíblia NVI que está aberta diante de mim, traz o seguinte título. A Descendência de Adão. E inicia assim:
“Este é o registro da descendência de Adão:” E vai alistando nome após nome. Mas, existe aqui um monótono bordão. Fulano gerou... viveu tantos anos... e morreu. Muitos nomes aqui alistados se limitam a esta experiência. Viver, gerar e morrer. Nada de especial é contado sobre eles.
Porém, o único personagem nesta narrativa que tem sua história contada de maneira diferente é Enoque. O verso 24 diz:

“Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado”.
Ele andou com Deus. Enoque fez tanta diferença em meio a sua geração, que sua história foi contada de forma diferente. Tanto é que o nome dele se torna muito importante no pensamento judaico. No período interbíblico, vários livros anônimos foram escritos e atribuídos a ele. No Novo Testamento existe a citação de um destes livros, na epístola de Judas.
Ele também aparece em Hebreus 11:5-6, na lista dos heróis da fé. Homens e mulheres que marcaram sua geração de forma positiva, ao ponto do autor do livro de Hebreus, chamar-lhes de homens de quem o mundo não era digno (Hb 11:38).
O significa andar com Deus? segundo o que penso, andar com Deus implica em buscar um relacionamento íntimo com Deus. logo no início da narrativa, nos é contato que Deus criou o ser humano conforme Sua imagem e semelhança. Parece-me que o texto quer ensinar que aqueles que passaram pela vida, sem fazer diferença, não conseguiram ser imagem e semelhança de Deus.


Karl Barth, o grande teólogo suíço, definia a imagem de Deus no ser humano, como a capacidade de relacionar-se com Deus. andar com Deus, pode implicar em buscar conhecê-Lo e isto deve ser feito com toda intensidade.

Andar com Deus implica também em mudança. Ninguém que conhece intimamente a Deus permanece o mesmo. É assim que Hebreus define Enoque, como quem agradou a Deus. O pecado maculou a impressão da imagem de Deus no Homem. E ele passou a buscar os seus próprios interesses. Nisto este Homem se colocou em rebelião ao propósito de Deus. A redenção que Cristo trouxe, e só ela, faz com que este Homem separado de Deus, se aproxime dele de novo.

Agradar a Deus é a resposta humana à iniciativa divina de buscá-lo e redimi-lo. Esta resposta humana, pode ser definida com a santidade. Deus exige daqueles que foram redimidos, nada menos do que a santidade. Mas, como definir santidade. O Dr. Russel Shedd, ensinou me certa vez uma definição, simples e profunda. Depois de uma exposição bíblica, sobre I Pedro, eu pedi que ele me desse uma definição de santidade. Ao que me retrucou: “santidade, meu irmão. É fazer aquilo que Deus gosta”. Simples e profundo, não?



Aquele que anda com Deus, procura fazer o que Ele quer. Eu e você temos diante de nós um importante desafio. Fazer diferença em nossa geração. É a ela que devemos proclamar a verdade da salvação

E este andar com Deus transforma a vida daqueles que nos cercam. Através do nosso exemplo, aqueles a quem amamos, podem ser impactados com a mensagem salvadora de Jesus.

E.M Bounds, disse certa vez, numa frase muitas vezes citada, que Deus não está atrás de métodos e estratégias. Como nós. Ele busca homens e mulheres. Gente que anda com ele. O método de Deus para alcançar o mundo perdido é bem simples. Vidas transformadas pelo poder do evangelho. Os homens são os métodos de Deus.
Se você é estudante, e as vezes fica analisando a situação difícil que sua escola/faculdade está passando. Gente que se droga. Violência. Perseguição. Lutas diversas. Uma moral distorcida. E você se pergunta... Como esta situação pode mudar?
Eu tenho uma dica. A situação vai mudar, se as pessoas mudarem. E como pessoas mudam? Através do testemunho de outras pessoas que já mudaram. Não é fácil, eu sei. Mas, eu já vi Deus fazendo maravilhas através de gente disposta.
E você? Quer ser um desses? Faça como Enoque. Ande com Deus 

Autor: Isaías Lobão Jr.


Nenhum comentário:

Postar um comentário