A Bíblia exige disciplina. Propósito é pureza da igreja
e restauração. Atitude é amor humildade obediência. Cresce de advertência
repreensão suspensão a eliminação. Arrependimento leva a perdão.
DISCIPLINA
NA IGREJA
Hélio de M. Silva, Igreja Batista
Fundamentalista, Campina Grande, PB, Jan.97.
I. Necessidade
(Obrigação!) inescapável da igreja disciplinar: O Senhor (!) ordenou!!!
Claramente! (Versos abaixo e Rom
2:24; 1 Tes 5:14; Apo 2:2,14,15,20).
II. A base da
disciplina:
é a santidade de Deus Sal 93:5; 1 Ped 1:16.
III. Propósito
do disciplinar:
1. Glorificar a Cristo, sua igreja e o evangelho 1 Sam
15:22; Mat 5:16. Por obedecer aos
padrões e ordens (versos abaixo) do Senhor.
2. Advertir o ofensor de mais e mais graves consequências
1Cor 11:30-31.
3. Recuperar, reganhar o ofensor Mat 18:15; 1 Cor 5:5;
2 Cor 2:6-8; Gal 6:1.
4. Combater o fermento infectante e favorecer a pureza
da igreja e da sua adoração Jos 7 (Acã);1 Cor 5:6-8.
5. Desestimular outros de pecarem Deu 13:11; 17:12-14;
1 Tim 5:20.
6. Evitar o castigo de Deus contra a igreja local Jos
7:1,13; Apo 2:14-15.
IV. Atitude de
coração, ao disciplinarmos:
1. Amor sincero (ataca o pecado em nós mesmos, nossos
filhos, nossos irmãos...), gentil, compassivo (não sarcástico) 1 Cor 5:2 + 2
Cor 2:4.
2. Não considerar o ofensor como inimigo-inferior, mas
como irmão em erro Gal 6:1-3; 2 Tes
3:15.
3. Humildade (não vingância/arrogância/tripudiar) Gal
6:1.
4. Oração fervente (jejum?): antes da confrontação,
durante, e depois (incessantemente).
V. Progressão
e modos da disciplina:
·
Normalmente, 3
etapas Mat 18:15-18:
·
1a. etapa: o
ofendido amorosa-sabiamentemente exorta. Privadamente!
·
2a. etapa:
ídem, acompanhado de 1 ou 2 irmãos, espirituais.
·
3a. etapa:
ídem, a igreja local.
·
Mas, se a
ofensa foi por líder (1 Tim 5:20), ou parece poder ser um dos 11 casos (logo
abaixo) que podem levar até à imediata suspensão da comunhão da igreja local,
passa-se logo à 3a. etapa.
·
A 3a. etapa
consiste na igreja: ouvir todos os lados e testemunhas da questão, mantendo
decência e ordem, procurando a mente do
Senhor (!), para a glória do Senhor (!); e escolher a progressão:
·
Advertir de
mais e mais graves consequências e exortar (animar): 2 Tes 3:14,15; Tit
3:10,11.
·
Convencer,
reprovar e repreender: 1 Tim 5:20; 2 Tim 4:2; Tit 1:9, 13, 2:15.
·
Suspender da
comunhão. A Bíblia é explícita somente em 11 casos, não devemos ir além:
·
Mat 18:17 (caso
1): ofensor pessoal de irmão queixoso rebela-se
contra igreja.
·
1 Cor 5:11,13:
(caso2) fornicador-devasso, (3) avarento, (4) idólatra, (5) maldizente (6)
beberrão, (7) roubador. (Ou seja, tudo
que tem o potencial de escandalizar até alguns Cornélios-não-salvos, que ouçam
a “lei da natureza”).
·
Pro 6:16,19;
Rom 16:17,18; Tit 3:10,11: (caso8)
divisicionista e (9) ensinador de
falsa doutrina.
·
1 Tim 1:19,20;
1 Tim 6:3-5; Tit 1:9; 2 João 7-11: (caso 10) rejeitador obstinado de doutrinas
essenciais da fé.
·
2 Tes 3:6-14
(caso 11): (caso 11) vagabundo ou sem-regras, especialmente a pretexto de
religião.
·
Suspensão da comunhão significa:
·
nenhuma
comunhão-cooperação-identificação em matérias espirituais (cultos, etc.); nem
em matérias sociais (exceto as indispensáveis familiares, comerciais,
profissionais, legais), inclusive não comendo socialmente com ele. Mat 18:17; Rom 16:17; 1 Cor 5:11; 2 Tes 3:6,14; 1 Tim 6:3,5; Tit 3:10.
·
entregar a
Satanás 1Cor 5:5; 1 Tim 1:20 (a carne pode chegar a ser destruída, pior que Jó
2:6; salvação, se houver, não).
·
Advertir para
não participar da Ceia do Senhor (Mas cada um decida-se... Judas participou,
(mas teve triste fim...))
·
O ofensor (até
como os descrentes) pode (e deve!) ouvir as pregações 1 Cor 14:23-25.
VI. Perdão e
Restauração:
1. Logo que o ofensor expressar arrependimento e evidenciá-lo pelo comportamento, o
ofendido e a igreja devem expressar-lhe e evidenciar-lhe pleno perdão e plena
restauração da comunhão Mat 18:34-35; Mat 6:14-15; Luc 17:3-4; 2 Cor 2:6-8,11;
2 Cor 7:10-11. (Mas, em certos casos, será melhor para o progresso do reino de
Deus que o ofendido não assuma, ao menos por algum tempo, certas funções e
cargos...).
2. Pecados sobremaneira graves (como os 11 casos acima,
especialmente com endurecimento-rebeldia; e por líderes?) devem ser castigados,
mesmo depois do ofensor pedir e receber perdão Jos 7:20; 2 Sam 12:13-14.
VII. Objeções
e Perguntas:
1. “Causa divisões” - Inevitáveis para sermos fiéis Luc
12:51-53. Obedecer é melhor que ... 1 Sam 15:22.
2. “Seria julgar irmão” - O julgamento já foi ordenado,
por Deus, não obedecê-lo trar-nos-ia repreensão 1 Cor 5:1,2; Apo 2:20.
3. “A quem confidenciaríamos quando tívessemos
problemas com pecado?“ - Basicamente, disciplina é para continuação, endurecida
ou rebelde, no pecado.
4. “O ‘contra ti’ de Mat 18:15 implica que disciplina é
só pelo ofendido” - Todo pecado continuado, endurecido/rebelde, é contra Deus e
sua igreja. E esta é quem disciplina Mat 18:18; Rom 16:17; 1 Cor 5; 2 Tes 3:14.
5. “Quem pode decidir o tempo entre as etapas de Mat
18?” - O Espírito Santo, guiando os disciplinadores (o ofendido, depois ele
mais outro irmão, depois toda a igreja), através de oração e sincera
dependência.
6. “Por que prosseguir até disciplina pública, quando o
ofensor afasta-se da igreja?” - Este é outro pecado dele; Deus não se agrada de
“concessões”, da hipocrisia de apenas varrermos sujeira para debaixo do tapete;
é nosso dever para com igreja que vier a recebê-lo.
7. “Não engulo excomungarmos irmãos por todo pecadinho;
nem espreitarmo-nos policialescamente” - Disciplina é só por o continuar em
pecado e dura-rebelião. Não espreitamos: amamo-nos, oramos,...
8. “Que fazer se há dúvidas da genuinidade do
arrependimento?” - Devemos julgar o comportamento, só ele, não o coração 1 Cor
13:7.
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