Translate

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

CRISTOLOGIA 5 - A ENTRADA TRIUNFAL

 A Entrada Triunfal
Mateus 21:1-11


De que maneira a multidão saudava a Jesus enquanto Ele entrava na cidade de Jerusalém? "Hosana ao filho de Davi!"

Por que o povo se reuniu para saudar a Jesus?

Eles haviam ouvido sobre a ressurreição de Lázaro - algo preocupou os fariseus e deixou muitas pessoas entusiasmadas. Ouvir sobre o poder de Jesus deu esperança a muitas pessoas de que Jesus as libertaria do poder de Roma, pois se Ele tinha poder para trazer alguém de volta à vida, talvez usasse este poder para vencer seus inimigos. Eles honravam a Jesus pelo que já havia feito com Lázaro, na esperança de que seu próximo passo seria libertá-los do poder político também.

Jesus entra montado num jumentinho - como sinal de humildade - um cavalo seria a montaria apropriada para um líder conquistador, mas a missão de Jesus não estava em provocar uma revolta, mas conquistar corações, mentes e almas através de um sacrifício de amor.

Em Mateus 27:21-23, vemos que quase uma semana depois de ter sido aclamado rei, Jesus foi condenado pela mesma multidão à morte. Como é possível o Filho de Deus ter sido rejeitado pela multidão após ser aclamado rei?

Há várias razões para que Jesus tivesse sido rejeitado na sexta-feira santa, a saber:

a.. Os líderes religiosos haviam incitado a multidão a libertar Barrabás 
b.. Jesus havia pela segunda vez purificado o Templo e tirado o comércio de dentro da Casa da Oração 
c.. Jesus não havia atendido às expectativas populares que as pessoas tinham a respeito do Messias 

Às vezes, queremos que Deus aja de uma forma que comprometa o seu caráter:

a.. Satisfaça todos os nossos desejos 
b.. Elimine todos os problemas 
c.. Finja não ver o pecado 
d.. Liberte-nos das conseqüências do pecado 
e.. Responda à nossa oração quando e como quisermos 
f.. Evite que passemos por perda ou dor 

Você pode lembrar uma situação em que esperou que Deus agisse de determinada forma e Ele se recusou?

As expectativas muitas vezes nos levam ao desapontamento. Considere, por exemplo, algumas atitudes que você espera de seus familiares ou amigos - talvez seja o fato de você querer que o mantenham informado de alguma coisa, ou ajuda num momento difícil, ou que te convidassem para algo... Não importa se estas expectativas são realistas ou não - você acaba dependendo delas. E o que acontece quando elas são frustradas?

O domingo da entrada de Jesus em Jerusalém foi um terrível conflito de expectativas. Jesus tinha chegado a Jerusalém seis dias antes da páscoa - dos mais importantes feriados do calendário judeu. Milhares de pessoas se aglomeravam em Jerusalém para assistir a festa. Pouco antes de entrar na cidade, Jesus havia ressuscitado a Lázaro dentre os mortos. Quando o povo soube o que tinha acontecido, houve muita expectativa quanto ao próximo passo de Cristo. Muitos dentre a multidão esperavam que Jesus os libertasse do domínio de Roma. Por iss, Ele foi recebido e aclamado por uma multidão de admiradores.

Mas, esta expectativa não harmonizava com a missão de Jesus. Em vez de vencer Roma, Ele veio vencer o pecado; seus alvos eram espirituais, e não políticos. Algum tipo de desapontamento era inevitável. Assim, quando se tornou claro que Jesus não usaria seu poder para fins patrióticos a multidão voltou-se para os líderes religiosos.

Este conflito de expectativas tem perdurado até hoje em meio ao povo de Deus.

Quais expectativas as pessoas tem feito para com Deus e a Igreja?

O que tem lhe causado desapontamentos na vida cristã de tantos e causado desânimo e conformismos? 

Até que ponto estes desapontamentos tem prejudicado o caminhar com Jesus e a vida?

Vamos ver dois exemplos de expectativas que se conflitaram:

A mulher de Betânia e Judas Iscariotes. Mateus 26:6-12
A mulher quebrou o alabrastro de perfume sobre Jesus.

Apenas palavras já não bastariam para esta mulher demonstrar seu amor por Jesus. Ela tinha um nível espiritual que seu ato cumpriu uma profecia e preparou Jesus para seu sepultamento. Não havia expectativas de Deus satisfazer seus desejos. Sua atitude revela entrega, dependência, amor, adoração... Derramou sobre Jesus o precioso perfume que estava guardando para sua noite de núpcias como era costume em Israel. Foi uma grande entrega! Enquanto Judas achava aquilo um desperdício.

Temos dado o nosso "alabrastro" ou temos achado desperdício?

As expectativas de Judas eram que Jesus o fizesse ascender socialmente. Talvez se tornar tesoureiro do novo reino - um ministro da fazenda...

Jesus representava para ele status, poder e dinheiro! Acaba traindo a Jesus o vendendo por trinta moedas de prata!

Quando derramamos sobre Jesus nossas vidas - sem nos preocuparmos com os outros, entregarmo-nos sem reservas, totalmente o perfume irá encher todas as áreas e veremos que vale a pena servir de todo coração, alma e intelecto a Jesus.

A expectativa de Maria de Betânia era apenas agradar a Jesus. Arrebatar seu coração!

Jesus no Getsâname e os discípulos. Mateus 26:36-46
Jesus anteviu sua dor e sacrifício na cruz e a sua alma agonizou. Orava a Deus para que se fosse possível passasse o cálice, mas que sua vontade era fazer a vontade do Pai acima de tudo. E para isto estava disposto é morrer.

Enquanto os discípulos dormiam...

As expectativas dos discípulos eram qual seria o maior, quais ocupariam os primeiros lugares, como seria o novo estado de Israel...

E Jesus lutando pela sua missão de salvar a humanidade, vencer o pecado e a morte sua expectativa era cumprir a vontade de Deus!

Temos orado fervorosamente pela vontade de Deus se cumprir ou temos dormido.

Quais as expectativas que tem te motivado a servir a Deus?

Quais expectativas você tem tido com a igreja e seus líderes?

Você somente pensa em ser servido, ser agradado?

Você somente espera que seus desejos sejam satisfeitos?

Ou suas expectativas estão em servir?

Estão em cumprir sua missão como filho de Deus?

Hoje, muitos estão achando uma extravagância chorar aos pés de Jesus, um emocionalismo, uma loucura dar um salário inteiro, uma doideira ser radical e sair do mundo...?

E você?

Os discípulos por não entenderem o momento que viviam caíram no sono.

Há muitos "dormindo" por viverem apenas nas expectativas deste mundo e não buscam, não batalham no espírito e diante das lutas estão sucumbindo como Pedro desmanchou em medo e traiu Jesus. Somente podemos vencer se estivermos acordados com Jesus buscando a Face do Pai e nos fortalecendo!

Participar da ceia é se aliançar com Jesus e sua missão.

É aceitar sua mensagem e seguir seu exemplo.

Quantos hoje querem se derramar como alabastro sobre Jesus?

Quantos querem passar pelo Getsâname e morrer para si e viver para cumprir a vontade de Deus?

Deus tem expectativas sobre nós.

A expectativa de Deus é que você e eu entendamos que fazer Sua vontade é a nossa missão e com certeza Ele irá cuidar de todas as coisas! Nossa entrega que parece ser dolorosa na verdade se reverterá nas mãos de Deus em grandes vitórias!! Vitória para o Reino e vitória para você!


Pr. Alex Sandro


Nenhum comentário:

Postar um comentário