Translate

terça-feira, 17 de junho de 2014

REFLEXÃO 208 - A FIDELIDADE E O SACRIFÍCIO

A FIDELIDADE E O SACRIFÍCIO

 Leia Hebreus 11:17

Não existe fé sem uma visão de esperança sobrenatural.  Se você não tem nada a conquistar, se você não deseja nada, então você não precisa de fé.  Mas se você tem recebido, ou quer receber, um sonho, uma visão, da parte de Deus para conquistar um nível superior de qualidade de vida, ainda nesta vida e na vida eterna, você precisa de fé. Mesmo que você queira menos de Deus do que Ele quer lhe dar, mesmo se for só viver com Ele na vida eterna, você precisa de fé e coragem para investir nesta direção. A Bíblia diz que o verdadeiro herói da fé, aquela pessoa que conquista, deseja uma “pátria melhor”, ou seja, algo que vem da parte de Deus.  O herói da fé sabe que Deus já lhe preparou este nível de conquista (Hb 11.16).


Deus conhece os nossos limites e não permite que venha sobre nós um sacrifício maior do que podemos suportar (ICO 10.13), mas ele sempre produz em nós a oportunidade de sermos vitoriosos.  No Reino Espiritual há um princípio: sem sacrifício não há sucesso, êxito, conquista, vitória ou resgate.  Antigamente este sacrifício era literalmente um animal que morria em resgate de algum valor espiritual. Hoje, podemos nos apresentar no Reino Espiritual e dizer: “Eu posso conquistar pois Jesus, o meu Resgatador, já fez o sacrifício para eu alcançar esta conquista”.

Há, entretanto, alguns níveis de conquistas que precisam se expressar no reino físico, sem as quais não viveremos a plenitude da realização dos sonhos de Deus para nós:

a)     É preciso saber com o que sonhamos.
 Ter desejos intensos, ou sonhos, difusos, confusos ou subjetivos trazem uma dispersão de alma que enfraquece a ação do Espírito de Deus em nós.  Para Abraão, Deus materializou a promessa levando-o a olhar as estrelas do céu e a areia da praia (Hb 11.12; Gn 22.17).

b)    É preciso investir na visão de Deus tudo que somos ou temos.
 Quando recebe uma visão, ou sonho de Deus, você se dispõe a investir tudo o que você tem, e mais, tudo que você é.  Para entendermos isso, Deus dá a Abraão, uma ancião de 75 anos de idade, uma promessa que se cumpre com o nascimento de Isaque, mas para fortalecer a visão e provar o coração e Abraão, Deus pede para Abraão sacrificar o instrumento da sua esperança e realização.  Algumas pessoas hoje dizem: Eu estou disposto a sacrificar o meu Isaque.  Mas Isaque para estas pessoas é uma oferta maior ou algo muito importante. Isaque não é isso, Isaque representa o TUDO da vida de alguém. Sacrificar Isaque é se dar, todo.

Para Abraão, Isaque era a única chance de que as promessas de Deus se cumprissem em sua vida.  Sem Isaque jamais Abraão seria pai de uma grande nação. Ele tinha motivos suficientes para não querer entregar Isaque.  Isaque era seu e era a porta para a multiplicação e a prosperidade de Abraão.

Quem exita em entregar seu dízimo, suas ofertas de desafio, seus discípulos, seu tempo, mas diz que entrega sua vida, não vive a verdade. Quem entregou a vida a Deus faz como o próprio Deus.  Se Ele nos entregou a vida, então dará tudo, pois a vida é maior que tudo que temos (Leia Rm 8:32).

c)     É preciso confiar sempre, sem desistir.
 Algumas pessoas crêem, confiam, declaram, vencem certas lutas, mas acabam desistindo. Quem desiste, mata os seus próprios sonhos.Quem desiste declara a sua incredulidade em relação ao que Deus diz e pode fazer.

Abraão não mediu sacrifício por confiar e não desistir “julgando que Deus era poderoso para até dos mortos” ressuscitar seus sonhos e promessas, materializados na figura de Isaque (Hb 11.17-19).

Quando o sonho é de Deus, qualquer que seja a dúvida ou situação não haverá desistência. (Leia Hb 10:38).

d)    É preciso ser fiel.
 Sem fidelidade o sacrifício é vão e sem sacrifício não existe fidelidade. Quando somos fiéis à visão de Deus, andamos na verdade e somos ganhadores de vidas para o Senhor Jesus.  Por isso a prosperidade virá sobre nós e o Senhor nos respaldará e elevará os níveis de conquista em nossa vida (Leia Lc 19.17).

AUTOR DESCONHECIDO



Nenhum comentário:

Postar um comentário