Translate

sexta-feira, 20 de junho de 2014

REFLEXÃO 210 - A FIDELIDADE NO PROPÓSITO

A FIDELIDADE NO PROPÓSITO


Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de rodeados por sete dias. (Hb 11.30)

O capítulo onze de Hebreus é conhecido como A Galeria dos Heróis da Fé.  São citados nominalmente quinze homens e mulheres que mudaram a sua história e a história de milhares e milhões de pessoas, inclusive a nossa.  Além de citar os quinze heróis nominalmente, o texto bíblico também cita diversos fatos marcantes na história de Israel.  O autor bíblico escreveu no verso 32 que lhe faltava tempo para descrever os feitos de diversos homens de Deus.


Dentre os heróis citados o verso 30 refere-se a Josué e a queda dos muros da cidade de Jericó. Josué foi o líder dos Israelitas a partir da morte de Moisés e liderou o Povo de Deus na conquista da Terra Prometida, atravessando o rio Jordão e conquistando Jericó (a primeira cidade conquistada além do rio).  Note um detalhe muito interessante:  apesar da função tão estratégica que Josué exerceu, o seu nome não aparece na lista, somente o feito.  Pergunto: por que o nome de Josué não aparece na lista dos heróis?

1.    Josué foi um discípulo de excelência

Ele e Calebe trouxeram o relatório corajoso de que a terra era boa, tinha gigantes, mas o propósito e a bênção de conquista era maior do que os gigantes a serem derrotados (Nm 14:7-11). Enquanto o nome de Moisés aparece duas vezes explicitamente e cinco vezes implicitamente na lista (Hb 11:23-29), o de Josué não é mencionado por uma simples razão.  Sem dúvida, o Espírito Santo nos desafia a olhar para o propósito mais do que para as pessoas que serão usadas para este propósito.

Quando somos homens e mulheres de fé e estamos fazendo parte de uma visão de conquista saberemos que não é o nosso nome que tem que aparecer mais do que o do nosso líder. Somos discípulos de Jesus Cristo nos satisfazemos quando o Nome dEle é exaltado e glorificado através de algo que realizamos (Ap 4:11; 5:13).

Quando somos discípulos de excelência não estamos preocupados se o nosso nome vai aparecer, se é o de Moisés, ou se Jefté (que fez menos do que Josué e aparece em Hb 11:32!).  Quando somos discípulos de excelência sabemos que o propósito de conquista da terra é maior que a nossa “vaidade” pessoal de ter o nosso nome em destaque. 

2.    Josué tinha a obediência e a identidade de Jesus

Quando Deus chamou Josué (Js 1:1-9), Ele o desafiou por três vezes a que se esforçasse: esforça-te e tem mui bom ânimo! Ninguém conquistará nada sem esforço.  Isto é um princípio espiritual estabelecido pelo próprio Deus.  Josué teve que ser um discípulo obediente e seguir cada palavra de Deus na estratégia de conquista.  Assim como Jesus que foi obediente até a cruz, Josué demonstrou sua obediência a Deus.  Na narrativa do livro de Josué encontramos que o Senhor pediu algumas atitudes a Josué que exigiram fé e disposição para obedecer, mesmo sem entender:  tirar doze pedras do Jordão; levar as doze pedras a Gilgal; rodear os muros de Jericó por sete dias; tocar shofares após a sétima volta no sétimo dia, etc.

Por que o propósito da conquista foi executado por Josué?  Porque ele foi um discípulo de excelência, uma pessoa valente e esforçada, obediente à Palavra de Deus e de Moisés, seu líder.

3.    O nome de Josué estava na Visão de Deus para o mundo

Por que o nome de Josué não precisa aparecer?  Porque o nome de Josué é o que mais aparece na história da Salvação.  O nome de Josué é o nome de Jesus.  O nome Josué é um nome hebraico e significa O Senhor é Salvação.  Jesus é a versão grega do Josué hebraico.  A raiz dos dois, Jesus e Josué, é a mesma: Jehoshua, ou Iehosua, ou Jeshua.

Quando nós, homens e mulheres convocados por Deus para conquistar a terra prometida temos o nome de Jesus em nós, não precisamos que o nosso nome apareça pois o Nome dEle sendo elevado e glorificado, nos eleva e nos glorifica.  Você, quando está em Cristo, tem autoridade para assinar como Jesus!  Você pode usar o nome do maior conquistador da história: Jesus. Esse Nome tem poder! Quando você tem esta aliança com Jesus o que faz fala mais alto do que o seu próprio nome.

Pois através de sua vida, discípulo de excelência, o Nome de Jesus será mais e mais glorificado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário