A FORMAÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO
I - Forma e peculiaridade da Literatura
de Israel
O
Antigo Testamento é integrante de nossa Bíblia cristã. Simplesmente não
compreendemos muitas coisas, esbarramos diante de contradições, ou sejam, fatos
que nós cristãos achamos estranhos.
Temos,
por exemplo, dois relatos diferentes sobre a criação.
1º relato : - Seqüência das
obras dos sete dias. ( 1º Cap. Até 1ª fase do cap. 2 vers. 4 )
2º relato : - Atividade
criadora de Deus como a do oleiro que forma um vaso novo. (cap.2 - vers. 4)
Aqui
foram coordenados dois relatos diferentes sobre a criação, originalmente
separados. Originam-se de tempos e autores diferentes que, com respeito à
criação, foram movidos por interesses bem diferentes.
No
caso do Antigo Testamento, temos diante de nós um livro que cresceu
paulatinamente, com resultado de uma longa história, onde se dá as seguintes
situações ou características :
·
Testemunhos de fé de Israel em um só Deus;
·
Forma a palavra falada e transmitida oralmente, passadas pelos patriarcas
e pelos profetas;
·
Forma literária de transmitir textos restantes do Antigo
Testamento na forma atual como encontramos na Bíblia;
·
Partes mais antigas são freqüentemente cânticos ou ditos, como
exemplo é a "canção da vitória" de Míriam em Êxodo 15.21
·
Forma de Provérbios
folclóricos, como vive em toda parte do mundo e o falar em breves ditos na hora
do lazer;
·
Forma de contos, ou "sagas" ( lendas ) que falam dos
acontecimentos e vultos da história primitiva de Israel;
·
Uma historiografia regular existiu em Israel desde o tempo de Davi
- que se dá sucessão no trono e divisão de Reino;
·
Sagas etiológicas ( do grego AITIA - causa ) Ex. Narração da queda
dos primeiros homens quer explicar a origem das perturbações da vida humana;
·
As sagas etiológicas também querem explicar determinados nomes.
Ex:- O nome de Isaque, em hebraico tem uma afinidade com a palavra
"rir".
-
Além de ditos, cânticos e sagas foram transmitidas, desde os
primórdios de Israel, também Leis de espécies diversas :
A)
Leis causuístas -
Casos litigiosos - Comunidade judicial
B)
Direito Apodítico - Tem
sua origem na esfera cultural
C)
Questões de culto isoladas - Uso
pelo Sacerdote - Técnicas do sacrifício ou pureza
D)
Lei da santidade -
Disposições rituais
II - O Pentateuco
Os
"cinco livros de Moisés" denominados "Pentateuco", tratam
primeiramente, da história da origem da humanidade, segue a história dos
Patriarcas, que segue desde a saída do Egito até a introdução na Terra
Prometida. Com este último tema, a exposição já passa para o livro de Josué. Por
esta razão costuma-se resumir, freqüentemente os primeiros seis livros do
Antigo Testamento, chamando-os de "hexateuco" .
Isso
se expressa em alguns textos que recitam
esses acontecimentos em forma de uma confissão de fé, de um "credo" -
destinado a forma instrutiva.
A
aliança estabelecida entre Deus e o povo no Monte Sinai formou originalmente, o
conteúdo de uma tradição especial.
A
história dos Patriarcas já foi ligeiramente apontada no Antigo credo ( DT 26.5
) ou até exposta mais amplamente ( Js. 24.2-4 ).
A
história do princípio ( Gn 1 - 11 ) é apresentada como história do pecado
progressivo :- queda do Homem à história dos patriarcas. Este autor é chamado o
"Javista" que vem do nome hebraico "Javé" que traduzido é o
"Senhor".
Os "Eloístas" - que vem da palavra
"Elohim" - significa "Deus" e também contribui para a
narração do Pentateuco, e uma terceira contribuição é o "Escrito
Sacerdotal", estes três escritos foram pouco mais tarde compiladas para
uma única obra expositiva.
III - Deuteronômio
O quinto
livro do Pentateuco, o Deuteronômio, contém inicialmente uma coleção de leis
(Cap. 12-26 ) e enfim um trecho final sobre as últimas palavras e instruções de
Moisés e sobre sua morte ( Cap. 27-34 ) .
A
pregação da Lei do Deuteronômio mostra claramente uma determinada idéia
diretriz qual seja: A adoração exclusiva de um só Deus.
Durante
a reforma do templo no tempo do rei Josias foi encontrado um código de lei,
onde foi realizada a idéia fundamental do Deuteronômia, que só é permitido um único lugar de culto.
As
narrações na primeira parte do livro de Josué relatou acontecimentos dentro da
ocupação da Terra, que por sua vez está voltada toda a atenção para uma área
limitada da terra que os israelitas ocuparam.
Após
a história da ocupação da terra pelos israelitas segue a apresentação da
"era dos juízes" que segue a história com a apresentação dos juízes
maiores e os Juízes menores que eram detentores de um cargo permanente do
"juíz de Israel".
Ainda
durante os últimos anos de Samuel começa
a "era dos reis" com o governo de Saul até a sucessão de Davi.
O
"tempo dos reis" começa na obra histografia deuteromística com a
divisão do reino.
IV - Os profetas
Eram
considerados profetas na tradução
judaíca.
-
Josué
-
Samuel ( livro dos juízes e livro de Samuel )
-
Jeremias ( Livro dos reis )
-
Livros proféticos ( profetas posteriores )
Os
Livros proféticos abrangem um espaço de tempo de diversos séculos. O mais
antigo entre os profetas históricos é Amós e o pouco mais recente é Oséias.
Temos o Reino do Norte igual a Amós - Israel
- e no Reino do Sul - "Judá" - com o profeta Isaías e
simultaneamente com ele também Miquéias.
A
tarefa básica do profeta consiste em anunciar o agir de Deus através do qual
realiza sua vontade contra toda e qualquer resistência. Esse agir de Deus pode
significar salvação ou desgraça. Por isso a anunciação consiste em promissão ou
ameaça.
V - A forma principal da profecia,
portanto é a palavra
a)
Palavra de ameaça :- assinala a desgraça que há de vir. Muitas
vezes manifesta-se nessas palavras o próprio Deus na forma da 1ª pessoa do
singular e ainda em acompanhado do
enfático "EIS" no início da sentença.
b)
Palavra de repreensão :- Começa com cortante "ai". Outra
forma é a dos profetas que falam breves sentenças exortativas da instrução
sacerdotal na lei.
c)
Palavra de disputa :- O profeta apresenta aos ouvintes perguntas
as quais a resposta se infere por si mesma. Ex.:- "Quem"? exerce uma
função importante onde todas as perguntas o antagonista é obrigado a responder,
necessariamente com a negação, "nínguém".
Diversas
formas de apresentação de uma atuação porfética
·
Demonstração do poder de Deus e fortalecimento da fé do seu povo (
Ex. Isaías 41, 1-5; 21-29 )
·
Dirigir auxílio e salvação ( Isaías 41.10-14 )
·
Atender as suplicas e dar ajuda
·
Revelação de Deus aos homens
·
Anunciar-se por intermédio de uma imagem visionária (ou atos
simbólicos) o que Deus fará em futuro eminente, ou na vida pessoal do ouvinte.
VI - Os Salmos
Os
Salmos que o Antigo Testamento nos transmitiu, na verdade, representam apenas uma
pequena parte de todos os salmos existentes no Antigo Israel. Sua grande importância já se
evidencia pelo fato que se encontram numeroso salmos também fora do
"saltério" (Ex.:- I Sam2, II Sam. 22 ) bem como nos livros proféticos
( Is. 38.10-20; Jr.2 )
O
Saltério , em sua forma atual, é o resultado de um crescimento paulatino. Nisso
é comparável com nosso hinários, que também são o produto final de uma longa
história do hino eclesiástico e sempre se
baseiam em hinários e coleções de cânticos mais antigos.
Os
salmos revelam, todos eles, uma relação mais ou menos clara com o culto.
Os
salmos podem ser classificados em diversos "gêneros" que apresentam
características formais e têm seu lugar vivencial, como segue abaixo :-
a)
Hino :-
Convite de louvar a Deus
Ex. Cantai ao Senhor ( 96.1 )
Rendei Graças ( 105.1 )
Aleluia ( Louvai a Javé )
Após
o convite vem o convite para que Deus seja louvado - "Porque a sua
misericórdia dura para sempre".
O
hino, porém, não apenas discorre sobre o que toca o mundo inteiro ou todo o
povo, mas fala também do agir de Deus com o indivíduo.
O
Hino tem seu lugar cultural nas reuniões festivas de toda congregação.
Nunca
o salmo termina com a descrição do salvamento mas sempre é o de louvar a Deus
por seus feitos.
Lamentações
: O Salmista apresenta seu sofrimento a Deus. A tribulação a que se
vê exposto é descrita como uma profunda perturbação da alma. Não são orações
"individuais" mas se destinavam para o uso "litúrgico"
Introdução
de um rei: Foram cantados salmos, por exemplo, durante os atos culturais.
Outros salmos anunciam que Deus mesmo se tornou rei.
VII - Os escritos restantes
-
A sabedoria de Salomão que
excede a dos egípcios e sábios babilônios que através de seus Provérbios
contém, antes de tudo, sabedoria de vida, com o objetivo de servir de
orientação às gerações seguintes e proporcionar-lhes ensinamentos para a sua
própria vida. Também alguns salmos fazem parte da "Literatura
sapiencial" no Antigo Testamento.
1)
Livro do pregador - ( Eclesiastes )
-
tradição de sabedoria
-
fixou nos provérbios
-
mesmo destinado aos sábios e estultos
-
não desespera - tudo é vaidade
2)
Livro de Jó
-
tradição sapiencial - doutrinas tradicionais
-
posição dos amigos
-
Jó formula com severidade - "Deus destrói ambos" - o
íntegro e o percurso
-
A solução - o encontro do próprio Deus com Jó
-
Rendendo-se totalmente a Deus - ele é "Justificado"
3)
Escrituras:- 5 livros menores -> Rute / Cantares / Eclesiastes
/ Lamentações e Ester
-
Ocasião das Festas da Semana ( colheita )
-
Páscoa Judaica ( Cantares )
-
Festa dos tabernáculos ( Eclesiastes )
-
Jejum ( Lamentações )
-
Festa do Purim ( Ester )
Quanto
ao conteúdo dos cinco livros menores são de espécie muito diferente :
Eclesiastes :-
Contradição com a tradução, sem poder separar-se dela.
Lamentações :-
Coleção de 5 poemas independentes. Súplica confiante ao Deus que reina
eternamente - Cap. 5
Rute :-
Caráter literário - "novela"
Fidelidade
de uma jovem esposa - descendência moabita depois da morte de seu marido, fica
perto de sua sogra.
Cantares :-
Cânticos de amor - inteiramente secular. Relação de Cristo e a Igreja ? Javé e
Israel ? Explicação alegórica ...
Ester :-
Dois judeus conseguem impedir uma perseguição planejada. Fato importante é que
o nome de Deus não é mencionado em parte alguma.
OBS.
O livro de Daniel foi escrito quando a coleção dos livros projéticos já estava
encerrada.
Crônicas,
Esdras e Neemias :- obra historiográfica coerente -> apresenta estória de Judá
e de Jerusalém.
VIII - A significação do Antigo
Testamento para a comunidade cristã
A
história do Antigo Testamento se estende desde os primórdios de Israel, antes
de estabelecer na Palestina, até além do tempo da comunidade judaica
pós-exílica, nos últimos séculos antes do nascimento de Cristo.
Precisamos
procurar entender o que significa a afirmação que o A.T se cumpriu em Jesus
Cristo. Vemos então : através de :-
A)
Profecias:- vinda do Messias
Próprias
escrituras velho-testamentária - o agir de Deus na história
Se
perguntarmos qual o significado do Antigo Testamento para a comunidade cristã,
levantamos com isso a pergunta pelo significado desta história, não só a
história do Antigo Testamento teve
importância para nós como toda a história de Deus como Israel, e este
significado não reside num caráter profético desta história, mas no fato que
Deus se revela nela.
A
conexão entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento se revela na história de
Israel até a vinda de Jesus Cristo, onde a comunidade cristã está inserida nesta história de Deus da
revelação.
Artur Macedo Bueno
05/10/2000
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