A FRAGILIDADE DA MISSÃO
Parece
claro à todos nós, que a igreja do chamado terceiro mundo tem tido e terá uma
grande e importante participação no avanço do Evangelho em termos mundiais
nesse novo milênio. Não podemos negar que houve uma vasta mudança no centro de
gravidade em missões e que agora possuímos uma nova agenda. Cristãos vindos da
Ásia, África e América Latina para a Europa, ficam impressionados e até mesmo
chocados com o declino do cristianismo nesse continente. Em geral eles
encontram um cristianismo apologético e ansioso para assegurar à todos que eles
não querem impor a sua fé sobre ninguém.
Isto
acontece ao mesmo tempo em que testemunhamos um vibrante crescimento da Igreja
de Cristo, jamais visto em toda história, especialmente no chamado terceiro
mundo. Patrick Johnstone, quando fala sobre o crescimento dos evangélicos nos
últimos quarenta anos, ressalta que esse crescimento tem acontecido
predominantemente nas partes mais pobres do mundo. Citando a América Latina e o
que tem acontecido em nosso continente, especialmente na década de 70, nos faz
sentir que vivemos num verdadeiro tempo de Deus (kairos). Tempo esse que com
certeza nenhum de nós quer perder. Continuando ele declara que "existem
mais evangélicos no Brasil do que em toda Europa", o que deveria ser
motivo de alegria, mas quando pensamos no velho continente e o que ele
significa para todos nós hoje, não só como o berço da Reforma Protestante mas
também em termos missionários. Sem dúvida alguma sentimos a grande
responsabilidade que pesa sobre todos nós.
Porém,
quando no meio de todo esse processo, começamos a refletir em nossa
participação e em como podemos contribuir com a obra missionária como um todo,
logo vamos nos deparar com algumas realidades desfavoráveis. Elas denunciam
nossas muitas fraquezas, inabilidades e falta de poder político e econômico
para abrir o caminho à nossa frente. Pois essa foi uma das alavancas
impulsionadora do Cristianismo em direção ao chamado terceiro mundo no passado.
David J. Bosch, menciona o fato de que "era natural para as nações do
ocidente argumentar que aonde quer que o poder delas fossem a sua religião
também tinha que ir".
Não
podemos esquecer que somos um Continente marcado pela instabilidade política e
que também vive sob o signo da instabilidade econômica. Nem tão pouco devemos
esquecer que quanto ao nosso contexto social estamos mais para recipientes do
que para doadores. Além do mais no que diz respeito a missões, como disse
Newbigin, que mesmo vivendo em um mundo globalizado ainda possuímos uma
mentalidade paroquial.
Indubitavelmente,
esse é um quadro que tem profundas implicações em nosso fazer missionário.
Creio que até podemos dizer que essa é realmente uma das fraquezas de missões a
partir do chamado terceiro mundo e também um dos nossos pontos mais
vulneráveis. Segundo a Revista Mission Frontiers, citando estudo feito pela
World Evangelical Fellowship Mission Comission, falando sobre o Brasil, diz que
entre as causas de atrito indesejável que acontecem anualmente com missionários
no campo fazendo-os voltar ao país de origem, são encontrados basicamente cinco
fatores que alistados por eles são: Treinamento inadequado; falta de sustento
financeiro; falta de compromisso; fatores pessoais tais como auto-estima,
stress e problemas com colegas. Todos estes aspectos refletem um pouco daquilo
que somos enquanto igreja neste momento histórico e do nosso envolvimento com
missões mundiais.
Talvez
devêssemos concordar com alguns que pensam que, neste exato momento de nossa
história, não estamos amadurecidos o suficiente para participar em tal projeto
ou mesmo nos questionar: Será que podemos, enquanto igreja do mundo pobre, fazer
Missão?
Penso
que deveríamos fazer algumas considerações que talvez venham a nos ajudar em
nossa reflexão. Segundo Antonio Carlos Barro, devemos lembrar que até mesmo
todos esses fatores que pesam contra nós, acabam se tornando um ponto positivo
em nosso fazer missionário. Dizendo ele que uma das razões pelas quais as
igrejas do chamado terceiro mundo não poderiam imitar as igrejas ricas do primeiro mundo se
dá justamente por causa da sua pobreza. Também citando, no mesmo artigo, René
Padilla quando afirma que as nossas igrejas continuam a ser, de uma maneira
geral, as igrejas dos pobres e as igrejas para os pobres.
Creio
que é exatamente para dentro desta dimensão que deveríamos nos mover e refletir
a nossa ação missionária, enquanto igreja do terceiro mundo. Se torna
fundamental para nós neste momento, não só entendermos o papel que temos que
desenvolver em nossa missão, mas como também buscar uma compreensão mais clara
da natureza e origem da missão que nos alcançou. A priori este é um chamado
para entender de onde viemos e para onde estamos indo em nossa caminhada.
Primeiramente,
creio que devemos entender que Missões é um ato da Soberania de Deus. Não é pelo
fato de não pertencermos ao chamado primeiro mundo que devemos nos privar do
privilégio de fazer Missões. Não é o quanto possuímos ou o que temos sobrando
que conta. Nem mesmo o poder, quer seja ele econômico ou político, que deve nos
motivar em nosso envolvimento em missões, pois foi em aparente fraqueza,
debilidade e pobreza que a salvação de Deus chegou até nós.
Foi
exatamente isso que Isaías expressou quando pintou o quadro da fraqueza e
debilidade do Servo Sofredor. A mensagem parecia tão absurda e sem sentido para
aqueles que a ouviam, que ele diz: "Quem deu crédito à nossa
mensagem?". Como podiam crer que o Deus criador de todas as coisas, que
havia mostrado os seus atos salvíficos de modo tão poderoso, podia manifestar uma
tão grande salvação morrendo daquela forma? Quem na verdade queria se associar
com essa figura sem expressão e sem poder algum, que parecia incapaz de
salvar-se a si mesmo?. Quando ele descreve o Salvador diz que "…Não tinha
parecer nem formosura; e, olhando nós para Ele, nenhuma beleza víamos, para que
o desejássemos.". O que fica implícito no texto é que foi através da
fraqueza do servo que a salvação de Deus, não só se tornou possível, mas como
também se manifestou.
Paulo
mais tarde usa Isaías como background para fundamentar a mensagem das Boas
Novas. Ele afirma que aquilo que aparentemente era frágil se revelou em uma
tremenda demonstração do poder de Deus e consequentemente todo aquele que põe
sua confiança Nele tem salvação. Creio que o ponto aqui é exatamente o fato de
que Deus, para alcançar seus propósitos usa aquilo que aparentemente é frágil
para revelar a sua salvação aos povos. "Deus em sua soberania escolhe as
coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as
que são; para que ninguém se glorie perante ele." Foi assim que em meio ao
aparente fracasso, Deus manifestou salvação à toda humanidade, com poder ao
ressuscitar Jesus de entre os mortos.
Em
segundo lugar, devemos entender que Missões é um ato de fé. Era para isto que Isaías
queria chamar nossa atenção quando afirma "…O teu Deus reina". Esta
foi a mensagem das Boas Novas anunciada por ele, mesmo antes de falar sobre o
Servo Sofredor. Israel, enquanto povo de Deus, não entendeu que aquele que o chamou
de entre os povos estava no controle de todas as coisas. Ele reina e os seus
propósitos serão efetivados e sómente Ele vai ser glorificado e honrado por
isso. O chamado é para Israel confiar em Deus, crer que para Ele tudo é
possível. Em nossa caminhada missionária não devemos esquecer de crer que ele
reina e está no controle, e que qualquer projeto missionário é viável porque
Ele reina. Quem de nós cria que alguns anos atrás, a cortina de ferro, viria a
baixo e que as portas da Rússia se abririam para o Evangelho? Quem acreditava
que o Evangelho sobreviveria na China comunista após a expulsão de todos os
missionários? Independentemente das circumstâ ncias, Deus está no controle. A nossa
certeza tem que estar naquele que, como disse João Batista, "…até destas
pedras Deus pode suscitar filhos à Abraão."
Mesmo
em aparente fraqueza e debilidade a igreja do chamado terceiro mundo deve crer
que aquele que reina, tem um chamado para seu povo independentemente de sua
condição econômica, política ou social. Ele a esta chamando não por causa da
força ou poder que ela porventura possua em si mesma. Ele a está chamando para
que ande em obediência de fé, não olhando o tamanho de nossas congregações ou
mesmo estar preocupados com a situação econômica e política do nosso país, que
nos enfraquece. Creio que é exatamente neste contexto que Deus encontra o
ambiente ideal para demonstrar o seu poder. O que cabe a nós é simplesmente ser
fiéis. Entregar à Ele nossos talentos, recursos e energia como reconhecimento
de que Ele reina. Para assim cumprirmos nosso papel no mundo.
O
que resta então para nós, a luz do que foi dito acima, é pensar em como tudo
isso pode afetar, de maneira prática a nossa expressão missionária no mundo,
enquanto igreja dos pobres. Pensar em como podemos caminhar, mesmo em aparente
fraqueza, em obediência ao chamado de Deus.
Primeiramente, penso que deveríamos fugir da
tentação de ver missões como resultado de um mandato que pesa sobre nós
enquanto Igreja. Abordando esse assunto Lesslie Newbigin diz que existe uma longa
tradição que vê a missão da Igreja, primariamente como obediência a um mandato.
Continuando ele diz: mesmo que esse venha a ser o caso, isso faz com que a
tarefa missionária seja encarada muito mais como um fardo, do que como uma
expressão de alegria. Muito mais como parte da Lei, do que da Graça de Deus.
Missões
no inicio da Igreja Cristã acontece primariamente como uma explosão de alegria,
daqueles que tiveram um encontro pessoal com Jesus. Mais tarde, daqueles que
descobrem que Jesus está vivo e que são impulsionados a contar aos outros esse
fato extraordinário que não podia se escondido.
Esta
é uma das características da igreja do chamado terceiro mundo, que deveria ser
preservada em nossa caminhada missionária. Muitas igrejas tem crescido ou são
plantadas como fruto do esforço daqueles que, tendo sido alcançados por Deus,
se sentem impulsionados pelo desejo de compartilhar alegremente as Boas Novas
com suas famílias, vizinhos, amigos e parentes. Este é um dos aspectos que
temos para contribuir enquanto igreja obediente. O simples fato de querer
alegremente, compartilhar com outros as Boas Novas sem constrangimentos, nos
leva a ser efetivos em missões.
Em segundo lugar, creio que a nossa fragilidade nos
leva, inevitavelmente a uma interdependência, ou seja dependemos uns dos outros
para a realização da nossa tarefa. É de capital importância para nós, realizar
a obra em parceria com o resto do Corpo de Cristo no mundo.
Aprender
com outras igrejas e contribuir com elas (e elas conosco) no esforço missionário,
deve ser a nossa prioridade nessa área de parceria. Dentre as muitas coisas que
temos que aprender com estas igrejas, e que não deveríamos negligenciar são:
suas estruturas e como elas funcionam em todo o processo para melhorarmos
também as nossas próprias estruturas e fazê-las funcionar de maneira correta;
seu cuidado para com aqueles que são enviados por eles; qual o tipo de
treinamento oferecido; visão de ministério e etc.
É
preciso que entendamos que essa deve ser uma parceria aonde os obreiros da
igreja do chamado terceiro mundo, sejam reconhecidos como parceiros de verdade,
tratados no mesmo nível, tendo seus dons e ministérios reconhecidos, como uma
contribuição a ser dada para a maturidade do Corpo de Cristo. Já não existem
mais Judeus e nem Gregos, escravos e senhores, pois fomos feitos um em Cristo.
Em
último lugar, a vantagem dessa igreja é que ela
só pode contar com o poder de Deus para levar adiante a mensagem do Evangelho.
Essa presença pode ser notada na forma como o Espírito Santo de Deus tem
operado através dela e feito ela expandir.
Queria
destacar a idéia tão bem expressada por Newbigin, quando fala sobre a presença
de poder velada na fraqueza. Num mundo de tantos conflitos étnicos e
animosidade, especialmente contra a dominação dos países do primeiro mundo,
considerados cristãos e opressores. Uma igreja que não possua o poder político,
está livre do peso de tentar usar poderes humanos para dominar e influenciar o
mundo.
Uma
boa maneira de pensar sobre tudo isso que temos falado até agora, é conforme
descrito por David J. Bosch, citando D. T. Niles, quando retrata missões como
um mendigo contando a outro mendigo aonde encontrar pão. Creio que poderíamos
dizer que nós somos (enquanto igreja dos pobres) tão dependentes desse pão
quanto àqueles para quem nós estamos indo e que a medida que o compartilhamos
podemos experimentar o verdadeiro sabor e o valor nutritivo dele.
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