Translate

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

REFLEXÃO 220 - A GLORIA DE DEUS SOBRE NÓS

A glória de Deus sobre nós

Que diferença faz a glória de Deus sobre as nossas vidas!!!! Um grito está em meu coração:
"para que a terra se encha do conhecimento da glória do Senhor como as águas cobrem o mar "Habacuque 2:14
Quando entendemos o significado da glória do Senhor nossas vidas são cobertas, envoltas por esta nuvem, momento de grande unção e poder.
Assim como o mar sem água não é mar , mas apenas terra seca,sem vida , da mesma forma nossas vidas sem a glória do Senhor são vidas vazias.Sem a palavra de Deus somos vazios , sem a glória também somos vazios, estéreis.
A arca estava guardada por dois querubins e estes são figura da glória de Deus , eles são chamados inclusive de querubins de glória ( Heb 9:5 ) ,porque guardam o trono de Deus;
"Senhor está entronizado entre os querubins "1 Sam 4:4.
A glória do Senhor só repousa sobre aqueles que estejam como a arca da aliança , vazios de si mesmos , mas dispostos à encherem-se com a palavra de Deus ( as tábuas do testemunho, o maná e a vara que é a autoridade vinda da palavra).
Através da palavra obtemos o conhecimento e o contato com a glória do Senhor.

Moisés quis conhecer a glória do Senhor e pediu para vê- La ( Ex 33:18).
Moisés para ver a glória do Senhor foi colocado em uma fenda , está fenda significa nossas vidas ocultas em Cristo. Só quando nossas vidas estiverem ocultas em Cristo poderemos ver e experimentar a glória de Deus.
Como a glória de Deus foi definida e sentida por Moisés?
Ao ver a glória de Deus, Moisés teve uma experiência profunda com um Deus compassivo, clemente, longânimo, fiel, misericordioso, perdoador.
Quando a glória de Deus vem sobre nossas vidas experimentamos o poder de Deus , a Sua clemência, misericórdia, fidelidade sobre nossas vidas .......
Mas para tanto precisamos como Moisés nos dispormos a irmos para a fenda. É por esta razão que em Is 60:1 e 2 está bem claro :
"Dispõe-te e resplandece porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão os povos: mas sobre ti resplandece o Senhor e a Sua glória se vê sobre ti".
É tempo de buscarmos esta glória de nos dispormos nas mãos do Senhor ou então estaremos na escuridão juntamente com os povos sem direção e sem proteção. Os que andam no escuro estão sujeitos a todo e qualquer tipo de ataque!!!!
Quando a glória do Senhor está sobre as nossas vidas o inimigo não pode nos tocar , afinal somos a arca do Senhor , arca envolta pela glória do Altíssimo .
Os filisteus tentaram reter a arca do Senhor , mas os filisteus foram duramente castigados até soltarem a arca . O mesmo ocorre quando satanás tenta segurar a vida de pessoas que retém a glória do Senhor. Ele e seus demônios são duramente castigados até soltarem nossas vidas e nossas bênçãos (1 Sam 5:6).
Como dissemos anteriormente a glória de Deus nos distingue no meio desta escuridão que cobre a terra . Uma mulher foi destacada e galardoada no meio da multidão porque a glória de Deus estava sobre ela .
Esta mulher se chamava Rebeca, este nome em hebraico significa "donzela cuja beleza prende os homens" esta beleza era a glória de Deus sobre a sua vida .
Como diz Ez 16:14 "correu a tua fama entre as nações por causa da tua formosura, pois era perfeita por causa da minha glória que Eu pusera em ti.."
A beleza de Rebeca era devido à glória que repousava sobre a sua vida. Vamos agora ver juntos porque Rebeca chamou a atenção do Espírito Santo.
Em Gen 24 encontramos Abrãao enviando seu servo Eliezer para buscar uma noiva para seu filho Isaque. Abrãao é uma figura de Deus Pai mandando o Espírito Santo preparar e buscar uma noiva cheia de graça e glória para Seu filho Jesus Cristo.
Eliezer foi buscar a noiva e levou 10 camelos com provisão e presentes para a escolhida. O Espirito Santo foi enviado à terra e está preparando e galardoando os que estão buscando a glória do Senhor .
Foi justamente a glória do Senhor que a destacou no meio de tantas mulheres, a luz do Senhor a destacava no meio da multidão.
Eliezer foi ao poço onde as mulheres costumavam tirar água ,para procurar uma noiva para Isaque.( Gen 24:11)
Este era um ato rotineiro ,todas as mulheres deveriam tirar água neste horário , mas Rebeca fazia a sua vida diária motivo de honra para Deus.
Rebeca desceu à fonte encheu seu cântaro e subiu , neste momento Eliezer a testou pedindo água , Rebeca não só deu água à Eliezer mas também prontamente se ofereceu para dar água aos seus camelos também.
Como lemos em Isaías 60:1 para recebermos a glória do Senhor sobre nossas vidas precisamos nos dispor , e Rebeca se dispunha totalmente , estava sempre de prontidão . Podemos ver claramente os frutos do Espírito Santo em sua vida.
Não se esqueça que Eliezer estava com 10 camelos e que estes camelos tomariam no mínimo 140 galões de água!!!!!
Pode ser que neste momento você também esteja sendo testado pelo Senhor para receber as benção que tanta anseia. Rebeca mal sabia que os camelos ,os quais estava dessedentando estavam carregados de provisões e recompensas . Pode ser que agora você esteja passando por um momento difícil , tão difícil quanto o trabalho de Rebeca de pegar 140 galões com um único cântaro. Imagine só quantas vezes ela teve que subir e descer aquele poço.
Ah!! se você pudesse ver quão perto estão as suas bênçãos !!! Rebeca estava à um passo de suas bençãos e as herdou porque teve coração servil , disponibilidade e porque a glória do Senhor estava sobre a sua vida.
Rebeca derramou sua vida diante de Eliezer , ela não reteve aquilo que recebeu do Senhor.
Quando derramamos nossas vidas diante do Senhor não saímos de mãos vazias ,mal sabia Rebeca que estava tão próxima das suas bençãos. Rebeca não teve pressa de sair de perto do Espírito Santo e nem de perto as águas , ela ficou lá ".. até que todos os camelos bebessem " Gen 24:19.
O que significa que ficou aos pés do Espírito Santo e da Palavra de Deus até que a prova terminasse, sem murmuração e sem amargura.
Enquanto Rebeca trabalhava Eliezer a observava, o Espírito Santo de Deus também nos observa enquanto estamos debaixo de uma prova para ver qual será o nosso comportamento. O que Eliezer viu foi uma pessoa persistente que não parou de descer ao poço até que toda a situação fosse resolvida ( Gen 24:20 e 21).
Descer ao poço é se humilhar debaixo da Onipotente mão de Deus buscando em Sua palavra (poço) os recursos e as forças necessárias para o seu problema, até que o Senhor nos exalte no tempo certo.
Quanto mais Rebeca esvaziava seu cântaro diante dos camelos , mais o Senhor a revestia de glória. Cada vez que Rebeca esvaziava o seu cantaro era um esvaziar de si mesma ( orgulho, magoa, ira, ciúmes......) para se encher com o Espírito de Deus!!! ( Filp 2:7).
Depois desta busca intensa de Rebeca até o poço e do seu derramar , as chuvas de bençãos começaram à descer sobre a sua cabeça.
O Senhor começou a recompensar Rebeca, a primeira coisa que Rebeca recebeu das mãos de Eliezer (uma figura do Espírito Santo)foram as pulseiras e o pendente de ouro.
Rebeca foi galardoada com adornos espirituais, ela já tinha os frutos do Espírito Santo em sua vida,além de toda a bondade , amor que vimos em sua vida , Rebeca era hospitaleira veja Gen 24 :25. Portanto, o pendente e as pulseiras foram dons , riquezas espirituais ( sabedoria, discernimento....)
A segunda etapa das bençãos de Rebeca foi muito maior do que a primeira . Nesta segunda etapa Rebeca teve uma experiência de intimidade muito maior com o Espírito Santo , seu primeiro contato foi no poço da Palavra de Deus , mas agora ela levou o Espirito Santo para dentro da sua casa , para dentro do seu coração e no momento entre escolher suas antigas proiridades ou seguir o caminho de seguir o Espirito Santo para ir ao encontro do noivo ( Jesus) Rebeca escolheu o encontro com o noivo Gen 24:56 a 58.
A escolha de Rebeca está descrita em Cantares 3:4 está deve ser a nossa escolha também :
‘ Encontrei logo o amado da minha alma; agarrei-me a Ele e não O deixei ir embora, até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu".
Como ela escolheu seguir o Amado da sua alma mais uma medida de glória e bençãos veio sobre a sua vida.
Desta vez Rebeca recebeu "jóias de ouro e de prata, vestidos ... e até a sua família foi abençoada com ricos presentes "" Gen 24: 53
Quando colocamos o Senhor como prioridade em nossas vidas , além de sermos cumulados por todos os tipos de bençãos e de sermos coroados por sua glória ( Salmo 8:5) ,está glória invadirá nossas casas e todos os nossos queridos serão abençoados como foi o caso da família de Rebeca.
Qual foi a benção de Rebeca depois que o glória do Senhor já a envolvia completamente?
A benção foi de fertilidade e autoridade: " sê tu mãe de milhares de milhares, e que a tua descendência possua a porta dos seus inimigos"Gen 24:60.
Muito já escrevemos sobre possuir a porta dos inimigos , mas é sempre bom lembrar que possuirmos a porta dos nossos inimigos significa que nunca mais as portas do inferno prevalecerão sobre nós e que sempre estaremos de posse das nossas bençãos !!!
Rebeca abandonou as suas prioridades antigas para encontra-se com o Amado de sua alma, já coroada de graça e glória. E de onde veio o Amado de sua alma ??
"Isaque vinha de caminho de Beer- Laai- Roi.. "Gen 24:62 .
Beer -laa- Roi significa: Poço do que vive e nos vê. Aquele que Vive nos vê enviou o Seu Espírito Santo para buscar , preparar e recompensar os que buscam a Sua glória.
Rebeca era a noiva que "subiu do deserto preparada pelo Espirito Santo com colunas de fumo perfumado de mirra e de incenso e de toda sorte de pós aromáticos" Cantares 3:6
A glória de Deus sobre nossas vidas é sinônimo de bençãos, unção , restituição, poder, autoridade, direção , proteção.....
Neste capítulo vemos Deus Pai ( Abrãao) ansioso por coroar a igreja com esta glória, o Espírito Santo ( Eliezer) sendo enviado para tal tarefa e o Noivo , Jesus ( Isaque) intercedendo por este encontro maravilhoso.
A glória a shekinah do Senhor é reter a Sua vida em nós, a palavra shekinah vem da raiz hebraica shkn que significa: habitar .
Quem poderá nos tocar se a glória ou se melhor o próprio Senhor habita em nós??
Diante da glória do Senhor sobre nossas vidas nossos inimigos caem por terra da mesma forma como dagon caiu diante da arca de Deus.( I Sam 5 :4)
Desejar a glória de Deus sobre nós é desejar a vitória e a benção do Senhor para nossas vidas e para a nossa casa.
Contemplemos pois ".. a glória do Senhor para sermos transformados de glória em glória , na sua própria imagem..."2 Cor 3:18.
A glória de Deus sobre nós deve ser intensificada de degrau em degrau. Aqueles que não anseiam por esta glória sofrem de "Icabode" ( 1 Sam 4:21).
Icabode significa em hebraico "foi-se a glória de " vimos o que acontece com uma vida quando a glória do Senhor repousa sobre ela ( com Rebeca e sua família) , mas o inverso é verdadeiro. Grande tristeza se abate sobre aqueles que perdem a glória do Senhor. O Sumo Sacerdote Eli não soube reter , amar a glória do Senhor e com isso não só a morte chegou à sua casa, mas sobre todo Israel . Foi necessário levantar Samuel uma pessoa com anseio pela gloria do Senhor para que a alegria e a vitória fossem restituidas.
Inimigo conseguiu roubar a palavra ( a arca) do coração de Israel e consequentemente a glória e a benção ficaram retidas ( 1 Sam 4: 21) .
Se as suas bençãos estão retidas comece a buscar deste já a glória do Senhor , saia da síndrome de Icabode e venha para debaixo da shekinah do Senhor!!!!!


AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário