TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 4 de novembro de 2014

ESTUDOS 64 - A HISTÓRIA INACABADA

MINISTÉRIO MANANCIAL DE VIDA PARA AS NAÇÕES
IGREJA BATISTA VIDA NOVA

SÉRIE: ATOS HOJE


ESTUDO: A HISTÓRIA INACABADA

Leia Atos 28.30-31

            O Livro de Atos termina de uma forma intrigante.  Não existe uma conclusão, um epílogo, uma saudação final.  Simplesmente, a narrativa é interrompida com a informação de que havendo chegado a Roma, Paulo instalou-se numa casa alugada, onde esteve confinado num tipo de “prisão domiciliar”, ficando permanentemente vigiado pela guarda imperial, por um período de dois anos.

            Simplesmente, a história de Atos não tem um final. Sendo o ministério do apóstolo Paulo de levar o Evangelho do Reino para outras regiões geográficas fora da Palestina, a narrativa é suspensa quando da chegada de Paulo à capital do Império Romano.  Por que razão Lucas, o médico missionário e autor deste livro, suspendeu a narrativa desta forma?

            Há quem opine com a teoria de que Lucas tencionou escrever um terceiro volume, o que não se consumou. Outros pensam que é proposital este final e que Lucas teria querido omitir o martírio sofrido pelo apóstolo quando da perseguição empreendida pelo imperador Nero.  Há uma outra teoria que supõe que o apóstolo Paulo foi liberto após os dois anos de confinamento, que prosseguiu sua obra missionária, inclusive chegando até a Espanha.[1]


            Nós somos Atos 29!  Obviamente, Atos 29 não faz parte do cânon bíblico.  Esta é a parte da história que nós estamos escrevendo com nossa participação na pregação e na conquista das vidas para o Reino do Messias.  Foi a esta Igreja que vive a continuação do Livro de Atos que Jesus garantiu: as portas do Inferno não poderão vence-la (Mt 16.18). Entendemos que a forma como o Livro de Atos termina é proposital para nos mostrar que a história da Igreja não está encerrada.  Nós somos a continuação do livro de Atos e At 1.8 é, agora, nossa responsabilidade.

            Irmão, a sua casa hoje é um quartel general do Reino de Deus.  Você é um personagem de Atos 29.  Pessoas estão agora mesmo recebendo instrução bíblica, sendo alcançadas pelo Evangelho. Isto é maravilhoso.  E os novos que estão com você agora também estão sendo chamados a fazer parte de Atos 29.

            Aproveitando cada oportunidade para anunciar o Evangelho.  Os dois últimos versículos de Atos narram que na casa onde o apóstolo Paulo ficou confinado, montou-se um quartel general de evangelização em Roma.  A princípio, como fizera em todas as cidades por onde fora, Paulo ministrou diretamente à comunidade judaica de Roma.  Depois, sentido-se liberado, mirou na pregação e no ensino para com os gentios. 

            Foram dois anos de oportunidade para pregar o Evangelho a todos que iam à sua casa. Paulo não podia sair, mas podia receber visitas. Ele não perdia a chance de pregar o Reino de Deus e de ensinar a respeito do Senhor Jesus Cristo (v. 31).  Hoje, o Senhor nos tem dado muitas oportunidades de anunciar o Seu Reino a pessoas que ainda não o reconhecem.  Eis o mandamento que a Palavra nos dá: Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. (Col 4.5).  A Igreja do Avivamento não pode desperdiçar oportunidades de anunciar o Evangelho.

            Amigo,sua casa é território exclusivo de Jesus. É inadmissível, portanto, que alguém venha a sua casa e deixe de receber a pregação do Evangelho e o testemunho da sua vida em Cristo.

            Toda a guarda do palácio! Enquanto esteve preso ali, Paulo foi vigiado por soldados daquele grupo de elite. Havia uma escala – sempre um soldado de serviço para garantir que o apostolo não sairia do confinamento. Você pode imaginar o que ocorreu.  Em Filipenses 1.12-13, Ele faz referência a “toda a guarda do palácio” como tendo sido alcançada pelo seu testemunho.  Na mesma Epístola aos Filipenses, Paulo se refere às saudações dos seus discípulos que trabalhavam dentro do palácio de César (Fp 4.22).

            Imagine a sorte do soldado romano que tinha que cumprir escala dentro da casa do apóstolo Paulo. Eles não conseguiam resistir e naqueles dois anos um grande número de palacianos se rendeu a Jesus.

            Deus usa sua vida hoje para gerar discípulos de Jesus em cada lugar onde você tem acesso. Deus usa sua vida hoje para alcançar cada um que está sendo ministrado por Ele através de sua célula. E usará cada discípulo para alcançar outros. Assim, continuamos a escrever a história da Igreja de Jesus.

            Ore com seus discípulos levando-os a declarar que estão dispostos a levar o Evangelho a todos quantos o Senhor lhes permitir acesso.  Leve-os a pedir sabedoria e coragem a Deus para não desperdiçarem oportunidades. Aproveite também para ministrar aos novos, dando-lhes oportunidade de entregar suas vidas a Jesus.

            Na unção da conquista dos Frutos Fiéis,

            Seus pastores.

           

           






[1] Na Epístola aos Romanos, Paulo registrou seu projeto de levar o Evangelho até a Espanha (Rm 15.24,28).  Não existem registros precisos de que tal projeto tenha sido alcançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

NOTÍCIAS