Translate

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

ESTUDOS 68 - A GRANDE COMISSÃO

A GRANDE COMISSÃO

INTRODUÇÃO
Mateus 28:16-20, Marcos 16:15, Lucas 24:46-48, e Atos 1:3-12. Nota que esta palavra "todo" está escrito quatro vezes em Mateus 28:16-20. Vamos estudar os quatro "todos".

"TODO PODER"
"É me dado todo o poder no céu e na terra." Esta palavra poder aqui significa autoridade. O Senhor Jesus Cristo, quem tem todo o poder; autoriza, comissiona, manda, e envia sua igreja para evangelizar este mundo inteiro, batizar os convertidos, e ensiná-los todo o conselho de Deus. Donde vem este poder? Vem do Pai do céu! Cristo Jesus tem o direito para seu poder (fazer toda a sua vontade) porque Ele é o Criador, Deus Soberano, e Mediador entre Deus e o homem. Cristo mandou sua igreja (veja capítulo 4) pregar toda a sua Palavra a toda a criatura.


"ENSINAI TODAS AS NAÇÕES"
"Portanto ide, ensinai todas as nações". Esta é a parte missionária da Grande Comissão. Nossa obra missionária é evangelizar o mundo inteiro. É nosso privilégio, mas também nossa responsabilidade e obrigação. A palavra ensinar no versículo 19 não é a mesma palavra ensinar (na língua grega) no versículo 20. A palavra ensinar no versículo 19 significa "fazer discípulos". Como é que possamos fazer discípulos sem ensinar a Palavra de Deus? É impossível! A pessoa perdida tem que saber algumas coisas antes de ser salva. Por isso, Cristo mandou sua igreja pregar (ensinar) a sua Palavra a toda criatura.

"BATIZANDO-AS"
A Igreja do Senhor Jesus Cristo tem a responsabilidade para batizar os novos convertidos corretamente. Ela só pode batizar os convertidos se guardar o batismo que ela recebeu do Senhor Jesus Cristo perfeitamente. Ela tem um grande privilégio em batizar os convertidos, mas também uma grande responsabilidade em guardar puro as ordenanças dadas a ela por Jesus Cristo.
Nota a ordem da grande comissão. 1. Fazer discípulos. 2. Batizar os convertidos. 3. Ensinar a guardar todas as coisas que eu tenho mandado. Devemos batizar os salvos e depois doutriná-los.
Como é que fica o batismo certo do Novo Testamento? Observe os requerimentos do batismo reconhecido como verdadeiro do Novo Testamento. 1. Candidato - pessoa salva. 2. Modo - imersão. 3. Desígnio - mostrar simbolicamente a salvação. 4. Autoridade - administrado por uma igreja verdadeira de Cristo, porque só ela tem direito para batizar. Veja capítulo 6.

"GUARDAR TODAS AS COISAS"
A igreja do Senhor Jesus Cristo tem a responsabilidade de ensinar todas as coisas que Cristo mandou. A palavra "ensinar" neste versículo significa doutrinar. A grande comissão é missionária e também pastoral. Não é bastante só para ganhar almas por Cristo, também é nossa responsabilidade para ensiná-las "todo o conselho de Deus". Não temos cumprido nossa tarefa até doutrinar os convertidos. A melhor maneira de fazer isto é organizar igrejas onde os salvos podem se reunir e aprender a verdade. O Apóstolo Paulo é nosso exemplo nisto. Ele viajou pregando as Boas Novas e organizando igrejas onde ele ensinou os convertidos a Palavra de Deus.

"ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS"
"Eu estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos. Amém." O Senhor Jesus deu dois grandes encorajamentos a sua igreja em conexão à grande comissão; todo o poder e a sua presença perpétua. A igreja do Senhor Jesus Cristo tem a promessa dele de perpetuidade, poder, guiamento, e proteção. Cristo ainda está com sua igreja para dar poder e segurança no trabalho dela. Ó que grande privilégio e responsabilidade são nossos.
ATOS 1: 8: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra."
 
 

 AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário