Translate

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

REFLEXÃO 247 - A IGNORÂNCIA DA VERDADE É DESCULPA PARA A DESOBEDIÊNCIA?

A ignorância da verdade é desculpa para a desobediência?

Quando ele pregou aos adoradores de ídolos em Atenas, Paulo disse:  "Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância;   agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam" (Atos 17:30).  Este versículo é muitas vezes usado para sugerir que Deus não condenará aqueles que nunca ouviram o evangelho, e para desculpar as falhas dos cristãos em ensinar seus vizinhos ou levar o evangelho às áreas mais remotas.


Mas esta interpretação não atinge o intuito do versículo e contradiz outras passagens. Paulo faz uma distinção entre os pecados da ignorância cometidos no passado (antes de conhecerem a Jesus, o Salvador), isto significa que Deus não tinha trazido sobre eles o juízo, entretanto uma vez tendo conhecimento da verdade, Paulo apresenta a exigência de Deus de arrependimento. No passado, Deus não levou em conta os tempos da ignorância, por isso eles não sofreram o juízo de Deus, juízo este que segundo Paulo porque Deus estabelecera um dia para julgar o mundo (At 17.31). Agora, ele exige que todos os homens, em toda parte, se arrependam. Consideremos algumas outras passagens para esclarecer este ponto.

Pedro disse que os judeus mataram Jesus por ignorância (Atos 3:17). Será que isso significava que eles poderiam ser salvos sem obedecer ao evangelho? Certamente não. Ele lhes disse que se arrependessem e se convertessem para cancelar seus pecados (Atos 3:19).

Paulo descreveu-se como o maior dos pecadores (1 Timóteo 1:15), apesar de que agiu em boa consciência (Atos 23:1) e por ignorância (1 Timóteo 1:13). Ele diz que recebeu a misericórdia de Deus por causa de sua ignorância. Isto significa que ele foi salvo sem ouvir e obedecer ao evangelho?  Claro que não. Ele teve que conhecer a Cristo, crer nele, e ser batizado para remissão dos seus pecados (1 Timóteo 1:14-16; Atos 22:16).

Em 2 Tessalonicenses 1:8, Paulo disse que Jesus punirá eternamente aqueles que "não conhecem a Deus" e aqueles "que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus". A ignorância não é defesa. Aqueles que pecam, mesmo que nunca ouçam o evangelho, estão condenados por causa de seu pecado. Os cristãos que compreendem esse fato verão a maior urgência de nosso trabalho de espalhar o evangelho. Deus "é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pedro 3:9).


 AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário