A Igreja deve andar no Espírito
Gálatas 6:1-5
Introdução
Não sei exatamente como será a avaliação
que Deus fará de mim e da igreja quando estivermos com Ele. Mas imagino que
você e eu seremos questionados por Ele: O que você fizeram com a igreja no
século XX? O que vocês fizeram com a igreja no fim do segundo milênio e início
do terceiro. - O que deveremos dizer--- O desafio meus diletos é:
Afirmação Teológica: A IGREJA DEVE ANDAR NO ESPÍRITO.
Paulo mostra três ATITUDES praticas
para construir esta capital
1.
Recupera os faltosos v. 1-2
Uma primeira coisa que devemos aprender do
texto é que temos pessoas que "estão em falta", temos
"aqueles que sabem que pessoas estão em falta" " o faltoso
deve entender que quebrou as "regras do jogo" e que precisa ser
recuperado e aceitar as "regras do jogo" "se um chegar a ser
surpreendido" gr. Ser pego antes de poder escapar. Detectar. Ser pego em
flagrante numa falta, numa transgressão.
Originalmente dá a idéia de sair fora do
caminho, isto fica mais claro pois Paulo está falando do "andar no
Espírito" tradução jotaemica: "se alguém for surpreendido não andando
no Espírito"
Paulo orienta o que fazer "Vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão". Isto é exclusão? Não isto é correção!!!
Corrigi (Gr. Katartizete) Equipar,
consertar, aperfeiçoar. Consertar as redes. Não é um ato, mas um procedimento
persistente. É limpar as redes, remendá-las e deixá-las prontas para o serviço
novamente. Mas como aplicar estes significados na vida prática?
1.1. Restaurar, corrigir Aqui é usado
especialmente um termo cirúrgico - mas não para fazer uma cirugia - que
dá a idéia de colocar um osso ou uma junta em posição correta - Restaurar
a condição anterior da "saída do caminho"
1.2. Paulo esta nos dizendo que a
demonstração de espiritualidade está no quanto nós recuperamos pessoas e não
quanto excluímos, ou quanto afastamos, ou quantos abandonamos
1.3. O zelo guardião da vida cristã deve
ser aplicado muito mais no "conserto de vidas e não da eliminação, no
afastamento das vidas". Ainda Paulo acrescenta que este "conserto de
redes" deve ser feito com:
CARINHO: Espírito de Mansidão
CUIDADO: "olha por ti mesmo, para que
também tu não sejas tentado".
AVALIAÇÂO: (Gr.skoppeo) significa uma
consideração firme, como contemplar o alvo antes de dar o tiro.
Nesta recuperação é que podemos entender o
texto do versículo 2 (Gl 6:2) "Levai as cargas uns dos outros, e assim
cumprireis a lei de Cristo." Quando examinamos o texto na sua língua
original vemos que o termo grego "baros" dá a idéia de carga, de
peso, opressão. A prova de amor é sentir o peso que o outro carrega por causa
da sua própria falta, por falta de equipamento, de conserto.
O ensino deste texto é mostrar que nós
temos cargas e que Deus não pretende que carreguemos sozinhos. Há pessoas que
acham que devem carregar sozinhos todos os seus pesares, pare eles isto é sinal
de maturidade, de fortaleça, para a Bíblia isto é estultice, para não dizer
burrice, pecado, transgressão, é falta. Pois Deus manda que "carreguemos
as cargas uns dos outros". Deus usa os cristãos para enviar o consolo
divino.
2CO 7:6: "Mas Deus, que consola os
abatidos, nos consolou com a vinda de Tito."
2CO 7:7: "E não somente com a sua
vinda, mas também pela consolação com que foi consolado por vós, constando-nos
as vossas saudades, o vosso choro, o vosso zelo por mim, de maneira que muito
me regozijei."
2CO 1:3: "Bendito seja o Deus e Pai de
nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a
consolação;"
2CO 1:4: "Que nos consola em toda a
nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma
tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por
Deus."
No Novo Testamento não existe a palavra nem
a idéia de exclusão sem a primeira opção de restauração. A igreja precisa viver
a compaixão com os arrependidos e juízo com aqueles que mascaram a sua
santidade e brincam com o amor de Deus.
2.
Evita as comparações, v. 3-4
Agora Paulo apresenta um problema que não
somente pertencia a igreja do primeiro século mas existe ate hoje - COMPARAÇÃO
- Este versículo é um eco do texto 5:26, As comparações podem ser feitas
a dois níveis: caráter ou serviços/ministério.
Gl 5:26: "Não sejamos cobiçosos de vanglórias,
irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros." Aliás esta é
a continuação do parágrafo que teve inicio no capitulo 5, que é "andar no
Espírito". Quem anda no Espírito não exerce uma vida cristã de
comparações.
Ligado a questão anterior de restaurar,
Paulo argumenta dizendo que todos somos iguais, e ninguém é superior a ninguém
e ainda temos que pensar que Deus nos acolheu como iguais: pecadores, pela fé,
separados de Deus, digno do inferno, culpados, perdidos, "mortos em vossos
delitos e pecados" - fedendo
Ilustração: Verificar a Parábola dos
trabalhadores na vinha:Mt:21 - Deus os tratou iguais . O que temos é privilégio
e não méritos. Na Parábola temos 3 advertência:
*Não se
considere superior por algum sucesso*Não pense que a graça é da sua exclusividade
*Não inveje as bênçãos dos outros
Também Paulo enfatiza que a glória deve ser
sempre baseada no serviço provado, e não em outrem. A idéia é que o
ser humano sempre procura aqueles que é indicado pela visão não cristã do
"pior para se comparar" . Idéias como: "Eu não peco como
fulano", "meu trabalho é melhor do que..." "Ninguém faz
melhor do que eu" "Senão for feito assim eu não participo e não
vejo graça alguma..."
Paulo afirma que não devemos fazer
comparações com os outros: "Mas prove cada um a sua própria obra" . A
idéia na língua original de provar é ver se o metal era puro. Você
conhece a história de Jefté (Jz:11-12).
Provar exige responsabilidade, seriedade,
honestidade. O melhor padrão para provar o nosso serviço não é aquele que é
chamado de um "cristão coitadinho", mesmo porque não existe,
mas a comparação se ela existir, é a pessoa, obra, ministério de Jesus. O exame
é uma responsabilidade individual e não existe nenhum examinador oficial
chamado por Deus ou que tenha como função de "examinador de obras" -
Inspetores de qualidade é um serviço que não existe no Reino de Deus.
Versículo 3: "Se alguém pensa que é
importante quando de fato não é esta enganando a si mesmo" Deus não nega a
fama ou estrelato, o texto dá a entender isto. Deus rejeita a desonestidade na
avaliação pessoal.
A idéia é: esta enchendo a sua cabeça
com fantasias, está vivendo nas nuvens. Chama-se esquizofrenia cristã - vive em
dois mundos.
Ilustração a Parábola dos convidados Lucas
14:7-14
Jr 9:23-24: "Assim diz o SENHOR: Não
se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se
glorie o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me
entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e
justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR."
3.
Composta de responsabilidade por si mesmo v. 5
A primeira vista parece uma contradição com
o primeiro ponto "Recuperar os faltosos" que afirma levar as cargas
uns dos outros. Mas não é (Cf. v. 2 )
O que temos neste versículo é um tipo de
carga diferente. No versículo 2 é cargas (gr. Barós) no v. 5 é fardo (Gr.
Phortion) A diferença é simples porem importante. No primeiro caso
é um peso esmagador que inesperadamente se impõe sobre a respectiva pessoa e
está completamente fora de controle. Lembre-se que Paulo esta tratando a
respeito de alguém ser "surpreendido" com "uma carga" que o
levou fora de controle, do caminho, do "andar no Espírito"
Ilustração: quando tinha 15 a 16 anos descarregava
caminhões com sacos de 80 Kg .
As vezes chegava ate 100, mas passando dos 80 eu cambaleava que podia ate
cair.- É este tipo de carga no primeiro versículo - carga surpresa. Peso além
do esperado.
No versículo 5 é o fardo geral que todos
devem carregar, é como um escoteiro equipado com o mínimo necessário, é a
responsabilidade natural que cada um tem de si mesmo. Assim temos que somente
aqueles que conhecem a medida das suas próprias forças (fardos) estão
qualificados para compartilhar as cargas dos outros. Esta é a simpatia humana.
O soberbo não compartilha nem compartilham com ele os fardo, muito menos as
cargas apontados no v. 5.
Você já meditou seriamente no seguinte
texto..
Tg 5:16: "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos."
A idéia de responsabilidade de si mesmo está direcionada em conhecer nossas limitações, da nossa tendência pecaminosa, da enfermidade da nossa carne, das conseqüências dos nossos erros. Somente podemos carregar as cargas dos outros quando somos responsáveis por nós mesmos pois conhecemos nossos limites ou o nosso fardo.
Tg 5:16: "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos."
A idéia de responsabilidade de si mesmo está direcionada em conhecer nossas limitações, da nossa tendência pecaminosa, da enfermidade da nossa carne, das conseqüências dos nossos erros. Somente podemos carregar as cargas dos outros quando somos responsáveis por nós mesmos pois conhecemos nossos limites ou o nosso fardo.
Que é responsavel por si conhece os
seus limite e podera estar apto para carregar as cargas dos outros. O caminho
para ajudar a carregar as cargas dos outros é a responsabilidade por si mesmos.
Seja responsável dos votos do seu batismo, da sua declaração de fé. etc.
Recapitulação: A Igreja deve andar no
Espirito . Paulo exorta a termos três atitude para alcançar tal desafio:
1.
RECUPERA OS FALTOSOS
2. EVITA AS COMPARAÇÕES
3. COMPOSTA DE RESPONSÁVEIS POR SI MESMO
2. EVITA AS COMPARAÇÕES
3. COMPOSTA DE RESPONSÁVEIS POR SI MESMO
Conclusão: A resposta que
deveremos dar para Deus quando Ele nos pergunte o que fizemos com e na igreja
deverá ser: Recuperamos faltosos Evitamos as comparações Fomos responsáveis de
nós mesmos. É claro e evidente que estas respostas não no darão a salvação ou a
entrada na presença eterna com Deus, mas com certeza alegrará o coração de Deus
e a sua palavra será :Bom servo fiel. Que Deus nos assista e dirija.
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