TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

IGREJA 5 - A IGREJA E SEU CONSTRUTOR

A Igreja e seu Construtor

Mateus 16.13-20 
1. A igreja é edificada sobre a grande verdade que o Espírito Santo revelou a Pedro (v.16). 

2. A Pedra é o próprio Jesus (1 Pe 2.4-8).
Ele é a pedra angular: a pedra que fornece o ângulo e o alinhamento da construção.
Ele é a pedra viva (v.4)
A sustentação da casa espiritual (v.5).
A pedra rejeitada pelos construtores, mas aprovada por Deus (v.7 c/ Is 20.16). 
3. A igreja como casa de Deus nunca fracassará, pois seu fundamento é firme (Hb 3.6);
Construída sem ruído ou barulho (1 Rs 6.7).
Os primeiros apóstolos lançaram os fundamentos dessa casa (1 Co 3.10-11; Ef 2.20; Rm 15.20). 

F.F. Bruce define a palavra igreja da seguinte maneira: "A palavra grega ekklesia tinha o mesmo sentido da palavra hebraica keneseth e da aramaica kenishta, "sinagoga." Mas ekklesia tem uma conotação gentílica com fundo judaico. Em várias cidades o termo ekklesia referia-se à câmara municipal quando legislava os assuntos da cidade. (Assim, a câmara municipal de Éfeso é mencionada pelo termo Ekklesia, "assembléia" em Atos 19.39.) Na versão dos Setenta, contudo, a versão grega do texto hebraico feita nos séculos anteriores antes de Cristo, Ekklesia foi usada em substituição à palavra hebraica qahal, a "congregação" de Israel, a nação com sua característica teocrática, organizada como comunidade religiosa. A escolha desse termo indicava que os primeiros cristãos estavam convencidos de que era os sucessores legítimos do verdadeiro Israel..." 1 Era, portanto, uma palavra usada entre os gregos para designar um corpo de cidadãos  "reunidos", para tratar ou discutir os negócios de estado. Estêvão usou esta palavra para falar da congregação de Israel no deserto (At 7:38). A mesma palavra é usada em relação a Israel. 


É preciso revelação para descrever a Igreja como um corpo e ligá-la, de forma especial ao corpo místico de Cristo. Paulo fala da igreja que é o seu corpo (Ef 1:22; 5:23) e é preciso revelação também por parte dos crentes para entender essa inclusão mística em Cristo. Temos a garantia de Jesus que preservará e manterá sua igreja. Isto quer dizer que a igreja sempre terá inimigos que lutam contra ela, tentando impedi-la de caminhar. Essa oposição é chamada de portas do inferno, a cidade do inferno (Sl 83.4). 

A certeza de que o inimigo não conseguirá nos vencer! Enquanto o mundo existir Cristo Terá uma igreja que o representa! A certeza de que ele estabelece governos na igreja (At 20.28). Nenhuma cidade consegue subsistir sem alguma forma de governo. Por isso (a) ela tem poder sobre o mundo espiritual (Jesus deixou instruções At 1.3). Chave é autoridade! (Is 22.22). Poder para amarrar e soltar! (Sl 105.21-22). As chaves do reino são: (1) Chaves do conhecimento (Ef 3.10). (2) Chaves da disciplina: os ministros de Cristo têm o poder de incluir e de tirar da igreja todos quantos não andam conforme seu ensino! "Ligar e desligar". Têm poder de restaurar a vida de uma pessoa na igreja! 

Conclusão: 
A igreja jamais irá falir! Ela permanecerá para sempre! Minha
experiência de quando Deus me falou sobre sua igreja! 


João A. de Souza Filho - Porto Alegre, RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

NOTÍCIAS