A imagem de Deus
A Integridade Original da Natureza Humana
Introdução: Este talvez seja um dos capítulos mais importantes que
estudaremos. Tentaremos responder perguntas como: Em que consiste a imagem de
Deus no homem? Que efeito teve a queda do homem sobre a imagem de Deus? O que
queremos dizer quando afirmamos que o homem foi criado à imagem e semelhança de
Deus?
O conceito de imagem de Deus é o coração da antropologia
cristã. Precisamos entender bem este conceito.
O homem distingue-se das demais criaturas de Deus, porque
foi criado de uma maneira singular. Apenas do homem é dito que ele foi criado à
imagem de Deus. Esta expressão descreve o homem na totalidade de sua
existência, ele é um ser que reflete e espelha Deus. ( Gn 1:26-28).
Também
disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha
ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais
domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela
terra.
Criou
Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os
criou.
E Deus
os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e
sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo
animal que rasteja pela terra. ( Gn
1:26-28).
A imagem de Deus no homem não é algo acidental, mas é algo
essencial à natureza humana. O homem não pode ser homem sem a imagem de Deus. O
homem é a imagem de Deus, não simplesmente a possui, como se fosse algo que lhe
foi acrescentado.
"Imagem"
e "Semelhança" ?
Qual o significado destas palavras ?
Aqui eu quero ver com os irmãos, os 4 estágios da imagem de
Deus no homem. A imagem original, a imagem desfigurada, A imagem original, a
Imagem desfigurada, A imagem restaurada e a Imagem aperfeiçoada.
1 - A imagem de
Deus no homem originalmente
No Velho Testamento encontramos apenas três passagens que
tratam de forma específica a questão da imagem de Deus. (Gen. 1:26-28 ; 5:1-3 ;
9:6).
"Façamos o
homem à nossa imagem e semelhança" .
Sobre o significado das palavras "Imagem e Semelhança" entendemos que
elas não se referem a coisas diferentes, embora alguns defensores da fé do
passado tivessem crido diferente .
Veja as razões porque entendemos que estes dois termos
querem significar a mesma coisa :
Em Gen. 1:26, aparecem as duas palavras "imagem e semelhança"; em 1:27 o
autor usou apenas o termo "imagem";
em 5:1 ele resolve substituir o termo por outro - "semelhança", e, em 5:3, o autor novamente volta a usar
as duas palavras , contudo em ordem diferente daquela usada em 1:26 - "semelhança e imagem" e em 9:6
ele volta a usar apenas um dos termos, optando agora pelo termo "imagem". Isto, deixa
suficientemente claro para nós que "imagem e semelhança" são termos
sinônimos, e que querem dizer a mesma coisa. Caso não fosse assim, o autor não
faria estas mudanças alternando os termos.
O Que Significa
ser Criado á Imagem e Semelhança?
Mas o que entendemos por Imagem e Semelhança ? Por estes
dois termos queremos dizer que o homem foi criado para refletir, espelhar e
representar Deus. Nossos primeiros pais foram criados para refletir as
qualidades que haviam em Deus, e isto em perfeita obediência, sem pecado.
Agostinho diz que o homem foi criado "capaz de não pecar" . O homem
podia agir perfeitamente e obedientemente na adoração , no serviço a Deus, no
domínio e cuidado da criação e no amor e companheirismo uns com os outros.
Berkhof diz que na concepção reformada, a Imagem de Deus
consiste na integridade original da natureza do homem, integridade esta
expressa:
a.
No Conhecimento Verdadeiro - Cl 3:10
"E vos revestistes do novo homem, que se refaz para o
pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou"
b.
Na Justiça - Ef. 4:24
"E vos revestais do novo homem, criado segundo Deus, em
justiça e retidão procedentes da verdade"
c.
Na Santidade - Ef 4:24
"E
vos revestiais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão
procedentes da verdade"
Van Groningen assevera que:
Ao criar a humanidade á sua própria
imagem, Deus estabeleceu uma relação na qual a humanidade poderia refletir, de
modo finito, certos aspectos do infinito Rei-Criador. A humanidade deveria
refletir as qualidades éticas de Deus, tais como "retidão e verdadeira
santidade"... e seu "conhecimento" ( Cl 3:10 ). A humanidade
deveria dar expressão ás funções divinas em ralação ao cosmos e atividades tais
como encher a terra, cultivá-la e governar sobre o mundo criado. A humanidade
em uma forma física, também refletiria as próprias capacidades do Criador:
apreender, conhecer, exercer amor, produzir, controlar e interagir
Percebemos nas palavras do Dr. Van Groningen que ele
apresenta a imagem de Deus como tendo uma tríplice relação:
A.
Relação com Deus,
B.
Relação com o próximo
C.
Relação com a criação.
Iremos verificar em nosso estudo que em
seu estado glorificado, os santos refletirão esta imagem e semelhança
restaurando no estado final, esta tríplice relação em sua perfeição.
Antes do homem cair em pecado, ele refletia perfeitamente a
imagem de Deus. Tudo estava em perfeita harmonia. Mas em que consistia este
refletir a imagem de Deus?
1 - O homem reflete
a imagem de Deus como um ser que é relacional. Ele não é um ser que
vive isolado, assim como Deus não vive só. Deus é Tripessoal, e se relaciona
entre as pessoas da Trindade (Gn 1:26 - "Façamos
o homem ... ")
O homem é uma pessoa, e como tal ele se relaciona. Foi por
isto que Deus lhe fez uma companheira.
2 - O homem reflete
a imagem de Deus pela sua capacidade de dominar sobre as outras coisas criadas
O homem foi colocado como "senhor" da terra, para
governá-la e cuidar dela. (Gn 1:26-28). O domínio do homem sobre as coisas
criadas é parte essencial de sua natureza. Nesse sentido, o homem imita o Seu
Criador, pois Deus é o Senhor soberano e absoluto exercendo domínio sobre toda
a terra.
A Deus
pertence o domínio e o poder; ele faz reinar a paz nas alturas celestes. Jó
25:2
O teu
reino é o de todos os séculos, e o teu domínio subsiste por todas as gerações.
O SENHOR é fiel em todas as suas palavras e santo em todas as suas obras. Sl
145:13
Dn.
4:3,25,34
Quão
grandes são os seus sinais, e quão poderosas, as suas maravilhas! O seu reino é
reino sempiterno, e o seu domínio, de geração em geração. V. 3
Serás
expulso de entre os homens, e a tua morada será com os animais do campo, e
dar-te-ão a comer ervas como aos bois, e serás molhado do orvalho do céu; e
passar-se-ão sete tempos por cima de ti, até que conheças que o Altíssimo tem
domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer. v. 25
Mas ao
fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir
o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive
para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração.
v. 34
Se
alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na
força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por
meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos
séculos. Amém! I Pe 4:11
Domine
ele de mar a mar e desde o rio até aos confins da terra. Sl 72:8
3 - O homem reflete
a imagem de Deus por Ter atributo que chamamos "essenciais" nele; sem
os quais ele não poderia continuar sendo o que é:
a.
Poder intelectual: É a faculdade de
raciocinar, inteligência e outras capacidades intelectivas em geral, que
refletem aquilo que Deus tem.
b.
Afeições naturais: É a capacidade que o
homem tem de ligar-se emocionalmente e afetivamente a outros seres e coisas.
Deus tem esta capacidade.
c.
Liberdade moral: Capacidade que o homem
tem de fazer as coisas obedecendo a princípios morais.
d.
Espiritualidade: A Escritura diz que o
homem foi criado "alma vivente"
(Gn 2:7). É a natureza imaterial do homem. Deus é espírito, e num certo sentido,
o homem tem traços desta espiritualidade.
e.
Imortalidade: Depois de criado, o homem
não deixa mais de existir. A morte não é para o corpo, mas para o homem. Morte
é separação e não cessação de existência. A imortalidade é essencial para Deus
(I Tm 6:16). O homem, num caráter secundário derivado, passa a Ter a
imortalidade.
2 - A queda e a
Imagem Desfigurada
Como sabemos, este estado de integridade ("posso não pecar") não foi
mantido até o fim pelos nossos primeiros pais. Veio a desobediência e
consequentemente a queda. Nossos primeiros pais, criados para refletir e
representar Deus não passaram no teste. Provados, caíram e deformaram a imagem
de Deus neles.
Podemos fazer a seguinte pergunta: Quando o homem caiu,
perdeu ele totalmente a Imago Dei ?
Respondemos que em seu aspecto estrutural ou ontológico (
aquilo que o homem é ), não foi eliminado com a queda, o homem continuou homem,
mas após a queda, o aspecto funcional ( aquilo que o homem faz ) da imago Dei,
seus dons, talentos e habilidades passaram a ser usados para afrontar a Deus.
Para Calvino, a imagem de Deus não foi totalmente aniquilada
com a Queda, mas foi terrivelmente deformada Ele descreveu esta imagem depois
da queda como "uma imagem deformada, doentia e desfigurada" .
O homem antes criado para refletir Deus, agora após a queda,
precisa ter esta condição restaurada. Restauração esta que se estenderá por
todo o processo da redenção. Esta renovação da imagem original de Deus no homem
significa que o homem é capacitado a voltar-se para Deus, a voltar-se para o
próximo e também voltar-se para a criação para governá-la.
3 - Cristo e a
Imagem Renovada
Num sentido, como já dissemos, o homem ainda é portador da
imagem de Deus, mas também num sentido, ele precisa ser renovado nesta imagem.
Esta restauração da imagem só é possível através de Cristo,
porque Cristo é a imagem perfeita de Deus, e o pecador precisa agora tornar-se
mais semelhante a Cristo. Lemos em Cl. 1:15 "Ele
é a imagem do Deus invisível" e em Romanos 8:29 que Deus nos
predestinou para sermos "Conforme
a imagem de Seu Filho ..." (I Jo 3:2; II Co 3:18)
4 - A Imagem
Aperfeiçoada
A completação da perfeição dos cristãos será a participação
da final glorificação de Cristo Jesus. Não somos apenas herdeiros de Deus, mas
também co-herdeiros com Cristo, "Se com ele sofremos, para que também com
ele sejamos glorificados" ( Rm 8:17 ). Não podemos pensar em Cristo
separado de seu povo, nem de seu povo separado dele. Assim será na vida futura:
a glorificação dos cristãos ocorrerá junto com a glorificação do Senhor Jesus .
É exatamente isto que Paulo nos ensina em Cl 3:4 :
"Quando Cristo que é a nossa vida,
se manifestar, então vós também sereis manifestados com ele, em glória"
A glorificação é voltar
à perfeição com a qual fomos criados por Deus, é voltar a imagem de Deus.
Este é o propósito último de nossa redenção. Esta perfeição da imagem será o
auge, a consumação do plano redentivo de Deus para o seu povo. E isto só é
possível em Cristo.
Em Cristo, o eleito não apenas volta ao que era Adão antes
de pecar, mas vai um pouco mais à frente:
Note as palavras de Anthony Hoekema:
Devemos ver o homem à luz de seu
destino final (...) Adão ainda podia perder a impecabilidade e bem aventurança,
mas aos santos glorificados isso não poderá mais ocorrer. Adão era "Capaz
de não pecar e morrer"(posse non peccare et mori), os santos na glória,
porém "não serão capazes de pecar e morrer" (non posse peccare et
mori). Esta perfeição, que não se poderá perder, é aquilo para o qual o homem
foi destinado e nada menos do que isto
Sabemos que os santos glorificados, em seu estado final não
vão pecar nem morrer. Várias passagens das Escrituras nos garantem isto. (Is.
25:8 I Cor. 15:42,54 ; Ef. 5:27 ; Ap. 21:4)
Paulo em sua carta aos Efésios nos ensina que o propósito de
Deus para sua igreja, é apresentá-la "a
si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém
santa e sem defeito" (cf. Ef. 5:27)
Nesta dispensação, até a Segunda Vinda de Cristo, carregamos
conosco, conforme lemos em I Cor. 15:49, a "imagem
do que é terreno", mas na glorificação, teremos plena e perfeitamente
a "imagem do celestial", ou
seja, a imagem de Cristo. No porvir, nossa vida será gloriosa, porque teremos a
imagem de Cristo, seremos como Ele é, e Cristo sendo a imagem de Deus, teremos
a imagem de Deus de volta em nós de forma completa e perfeita.
Calvino comentando este texto de I Cor. 15:49 diz:
Pois agora começamos a exibir a imagem
de Cristo, e somos transformados nela diária e paulatinamente; porém esta
imagem depende da regeneração espiritual. Mas depois seremos restaurados à
plenitude, que em nosso corpo, quer em nossa alma, o que agora teve início será
levado à completação, e alcançaremos, em realidade, o que agora esperamos
Note ainda as palavras de João: "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o
que havemos de ser. Sabemos que quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a
Ele, porque havemos de vê-lo como ele é" I Jo. 3:2
O que João nos diz, é que, na ocasião da Segunda Vinda de
Cristo, seremos assemelhados a Ele, perfeita e completamente. E como Cristo é a
imagem de Deus invisível, os santos glorificados terão a imagem de Cristo. Isto
significa dizer que a nossa imagem na glorificação, será restaurada à imagem de
Deus. Esta semelhança a Deus e a Cristo é o propósito final da nossa redenção,
ou seja, a glorificação.
Por enquanto, a imagem de Cristo em nós está em processo
contínuo conforme nos diz Paulo em II Cor. 3:18 que estamos "sendo transformados de glória em
glória" , mas após a nossa
ressurreição, poderemos refletir a perfeição desta imagem, que Deus começou em
nós, e assim, só então, poderemos ser tudo aquilo para o qual fomos destinados
pelo Pai.
Neste processo de restauração da imagem de Deus em nós,
através de Cristo, chamamos de santificação que é a "conformidade progressiva à imagem de Cristo aqui e agora (...); a
glória é a conformidade perfeita a imagem de Cristo lá e então, Santificação é
a glória começada; glória é a santificação completada"
Gerrit C. Berkouwer, teólogo holandês, nos mostra que a
verdadeira imagem de Deus se pode conseguir apenas em Jesus Cristo que é a
imagem perfeita de Deus. Ser renovado á imagem de Deus é tornar-se parecido com
Jesus
Todo o povo de Deus, de todas as nações, tribos, línguas,
estará então com Deus por toda a eternidade, glorificando a Deus pela adoração,
serviço e louvor. Todos nossos atos serão enfim feitos sem pecado com perfeição
e aí o propósito que Deus estabeleceu para seus remidos terá sido alcançado.
A Imagem de Deus
para João Calvino (1509 - 1564) -
Veja como Calvino responde ás seguintes questões sobre a
Imagem de Deus :
1 - Onde situa-se a imagem de Deus no homem?
R: Segundo Calvino, ela é encontrada fundamentalmente na
alma do homem.
2 - Em que constitui originalmente a imagem de Deus?
R: Com base em Cl 3:10 e Ef 4:24, Calvino conclui que a
imagem de Deus no homem incluía originalmente o verdadeiro conhecimento,
justiça e santidade.
3 - Existe algum aspecto sob o qual o homem decaído ainda é
a imagem de Deus?
R: Antes da queda, de acordo com Calvino, o homem possuía a
imagem de Deus em sua perfeição. A queda, contudo, teve um efeito devastador
sobre esta imagem. A imagem de Deus não é totalmente aniquilada pela queda, mas
é terrivelmente afetada, deformada.
4 - O que a queda fez à imagem de Deus?
R: O que aconteceu foi que quaisquer dons ou habilidades que
o homem reteve, tais como razão e a vontade foram pervertidos e deturpados pela
queda. Todas as suas faculdades estão viciadas e corrompidas.
5 - Como a imagem de Deus é renovada no homem?
R: Para Calvino, esta imagem é restaurada pela fé e começa
na conversão. É a nossa conformação com a pessoa de Cristo. Isto é uma obra da
graça de Deus que se inicia na regeneração e progressivamente termina na
glorificação dos santos.
6 - Quando será completada a renovação da imagem de Deus?
R: Calvino responde: Na vida por vir. Seu explendor pleno
será alcançado apenas no céu.
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