Translate

quinta-feira, 16 de abril de 2015

REFLEXÃO 267 - A IMPORTÂNCIA DA HUMILDADE NA VIDA DO VOCACIONADO

A importância da humildade na vida do vocacionado
2 Crônicas 7:14



Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.

Introdução
Há alguns motivos para se falar sobre a humildade na vida do vocacionado. Primeiro. Nosso mundo é extremamente materialista. Ele ensina que você precisa ter muito dinheiro, sucesso, reconhecimento, prestígio para Ser feliz. Já o evangelho nos ensina a renunciar para que possa alcançar a felicidade. A Bíblia mostra que precisamos passar pelo caminho da humilhação para chegarmos a um estado de Exaltação. 

Alguém disse: "Os tronos de Deus são alcançados descendo-se escadas".

Onde o vocacionado pode manifestar humildade?

1- A humildade deve se manisfestar no reconhecimento dos nossos próprios limites
a.. Alguns líderes agem como se não possuíssem limitações. Um certo pastor disse: "Na minha Igreja eu faço tudo. Eu prego, sei manusear bem um instrumento musical, sou dotado de múltiplas habilidades...". Coitado desse Pastor. Ele logo terá um Stress por não ser capaz de entender que tem limites, que precisa descansar, que precisa dar atenção a sua família, seus filhos e sua esposa. 

b.. É importante que reconheçamos nossos limites. Pois, Deus providenciará pessoas que nos completem. Se não reconhecermos nossos limites atrapalharemos pessoas que possuem dons diferentes dos nossos. 

c.. Deus usa pessoas que reconhecem seus limites. Em Juízes 6: 14-16, Gideão conversa com Deus e reconhece seus limites: "Então, se virou o SENHOR para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? 15 E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.16 Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem". 

Quando um jovem foi entrevistado para um emprego, seu entrevistador disse: "Amigo, quais características em você, te qualificam para este cargo? O jovem respondeu: "Eu tenho anos de experiência, falo inglês, sou de uma família muito influente na cidade e estudei numa excelente faculdade". GIDEÃO NÃO FALAVA INGLÊS, NÃO ERA DE UMA FAMÍLIA INFLUENTE NA CIDADE, E NÃO TINHA NENHUM CURSO EM UMA FACULDADE DE RENOME. GIDEÃO TINHA ALGO MAIS IMPORTANTE: A MÃO DE DEUS A SEU FAVOR, A CHAMADA, A VOCAÇÃO E O PODER DE UM DEUS ILIMITADO.

2- A humildade deve se manifestar nas atitudes intelectuais
a.. Alguém disse: "O saber é Poder". De fato, em nosso mundo, pessoas bem informadas ocupam posições de destaque e controlam as funções vitais da sociedade. No mundo secular, para um jovem recém formado iniciar sua vida profissional, seu currículo mínimo tem quer ser: Um curso superior, domínio de uma língua estrangeira, uma pós graduação, e algum tempo de experiência. Com a união dos sistemas econômicos e a fusão das tecnologias da comunicação, as informações são transmitidas de um ponto do mundo para outro, em segundos. 

b.. Neste mundo, somos pressionados a conhecer. Os médicos, os advogados, os engenheiros, os políticos, os mestres precisam conhecer. Os seminaristas, os pastores, também precisam conhecer. Mas A ANSIEDADE POR POSSUIR CONHECIMENTO PODE MATAR O AMOR. II Coríntios 3:6 diz: "...o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica". 

c.. Havia um jovem muito alegre na Igreja. Ele era amigo de todos e muito querido. Sempre consultava o seu pastor quando tinha dúvidas bíblicas, era amigo das crianças, gostava de ouvir as experiências dos crentes antigos. Aquele rapaz disse que tinha uma chamada e foi para o seminário. Depois de um ano ele resolveu voltar. As pessoas de sua Igreja estavam ansiosas por vê-lo. Acontece que ele havia mudado. Seu jeito de falar e de se vestir havia mudado. Ele não suportava mais ouvir os erros que alguns leigos cometiam contra a homilética, a hermenêutica e a teologia. Ele não conseguia mais ouvir as experiências dos antigos irmãos, pois as achava simples demais para a sua fé. Quando ouvia um corinho dizia: "A frase desse corinho é contra o calvinismo". Resultado: Em pouco tempo esse jovem, se tornou antipático para todos. 

No livro "Recomendações aos jovens teólogos e pastores", Thieliche analisa: "Em seu distanciamento reflexivo, o jovem teólogo pode se sentir superior àqueles que, em seu relacionamento com Cristo, ignoram completamente os problemas da teologia". O autor chama esta situação de Patologia do Jovem teólogo ou do Jovem pastor. Deus não nos chamou para sermos antipáticos, vaidosos, e cheios de sentimentos de superioridade. 

A Palavra diz em filipenses 2:5-9: "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome...".

3- A humildade deve se manifestar nos relacionamentos pessoais
a.. Um cientista revolucionou a teoria sobre a inteligência. A inteligência agora é medida emocionalmente. Pessoas que não explorem facilmente, que não cedem a pressões, que se relacionam com facilidade, que são amigas, que são moderadas, são consideradas inteligentes. 

b.. A palavra diz em Filipenses 4:5: "Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor". Deus nos chama para sermos equilibrados em nossos relacionamentos. Existem famílias que vivem como se estivessem em um campo de batalha. Existem pessoas, que por não serem moderados, prejudicam os outros. Você deseja ter ministério abençoado? Então seja moderado no relacionamento com o teu rebanho, e com aqueles que estão perto de você neste lugar. Muitas vezes você terá que dizer para teus colegas, tua Igreja, tua família: "Eu errei, me perdoem". 

c.. Nos relacionamentos pessoais temos que entender duas coisas: 1)Somos diferentes. 2)Nossas diferenças podem se completar e somar forças. 
c- A humildade deve ser manifestar na prática da gratidão

De graças a Deus, pelos que enviam ofertas para você, por aqueles que ficaram em suas igrejas e oram por suas vidas, por seus familiares que investem com sacrifício dinheiro em sua vida. Porém, é importante que eles saibam de sua gratidão. 

Nossa Igreja ajudava a manter uma missionária fora do Brasil. Todo mês mandávamos uma oferta para esta irmã, as vezes com muito sacrifício. Nunca recebemos uma única carta dela de gratidão. Em uma reunião resolvemos cortar o envio desta oferta. Então recebemos uma carta que dizia: "Amada Igreja, suas ofertas não tem sido enviadas". 

Quando Jesus Curou 10 leprosos, apenas um voltou para agradecer. Então Jesus pergunta: "Não foram 10 os que foram curados, onde estão os nove?". Você tem feito parte de qual destes grupos? 

Conclusão
Um rei estava em audiência. Lá fora dois homens aguardavam para pedir ajuda ao Rei. Um homem estava muito bem trajado e outro estava vestido com roupas sujas e rasgadas. O primeiro homem, vestido com roupas boas, entrou e passou muitas horas com o Rei. O segundo homem entrou. Ao lhe observar o Rei disse: "Volte amanhã, que vou ajudá-lo". 

O homem que estava mal vestido foi embora triste com o Rei, por não ter recebido tanta atenção. Quando voltou ao palácio no outro dia ele disse ao Rei: "Olha Rei, eu fiquei triste por não ter recebido tanta atenção como o outro homem que estava bem vestido". O Rei respondeu: "Rapaz, não fique triste. Quando você entrou aqui, com roupas rasgadas e sem ostentar riquezas eu logo me prontifiquei para te ajudar, porque vi que você realmente era pobre. Já o outro homem teve que gastar horas para me provar que merecia minha ajuda e que também era também pobre. 

MORAL: AS VEZES DEUS DEMORA PARA ABENÇOAR NOSSAS VIDAS, NOSSOS MINISTÉRIOS, NOSSAS IGREJAS, PORQUE NOS APROXIMAMOS DELE QUERENDO APARENTAR UMA RIQUEZA QUE NÃO TEMOS, OU OSTENTAR O QUE NÃO SOMOS. 

Jesus diz: "Bem aventurados os humildes de Espírito...". NA PRESENÇA DE DEUS NÃO HÁ LUGAR PARA EXIBIÇÃO, PARA OSTENTAÇÃO. NA PRESENÇA DO SENHOR, SÓ HÁ LUGAR PARA PESSOAS QUE REVELAM E RECONHECEM A SUA NUDEZ, E NECESSIDADE DE DEUS.

SE VOCÊ SE LANÇAR AOS PÉS DE CRISTO, ELE IRÁ TOMÁ-LO EM SEUS BRAÇOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário