Translate

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

REFLEXÃO 275 - A INDEPENDÊNCIA QUE RESULTA MORTE

A independência Que Resulta Morte


Porém aqueles que escolhem estar debaixo da obediência e do governo de Deus são bem aventurados em todos os seus projetos. 
"Independência ou morte" foi o grito dado às margens do Ipiranga que viria a marcar a história do Brasil, duas simples palavras que demonstravam um ato altruísta em relação a emancipação do Brasil da iminente recolonização portuguesa.

Tem se dado este semelhante "grito" desde a criação da raça humana, um grito que é liberado através de atitudes que proclamam a independência de Deus, ao contrário do resultado benéfico para o Brasil , tornar-se independente de Deus possa ocasionar trágicas conseqüências!!

Dividiremos este processo de independência de Deus em 03 etapas, sendo elas:
1. Origem, 
2. progresso e 
3. resultado da independência de Deus

1) A ORIGEM 
Toda conseqüência tem uma causa. Em relação ao processo de independência de Deus não é diferente, isto teve um início , uma origem , a qual passaremos a analisar no episódio da criação do homem.

. Deus deu a Adão condições excelentes de vida, este poderia usufruir
de todas as maravilhas deste belo e frutífero jardim,com exceção da árvore que tinha o fruto do conhecimento do bem e do mal.
. Deus estabelece limites para a liberdade de Adão.
. A serpente apelou para o raciocínio da mulher e, conseguiu convencê-la com um discurso repleto de vantagens se esta viesse a comer do fruto e, ela por sua vez obtendo a confiança do homem fez com que ele tb desobedecesse uma ordem expressa de Deus.
. Quase que 100% de nossas atitudes são precedidas pelo raciocínio.
. Quando desobedecemos a Deus ultrapassamos os limites da nossa liberdade.
. A independência tem seu início na ação do homem contrariar a vontade de Deus.

2) O PROGRESSO
O progresso da independência de Deus pode ser identificado por meio de algumas atitudes do homem.

2.1 - Soluções provisórias (Gambiarras)
Quando o homem, agora então conhecedor do bem e do mal ,descobre que está em uma situação comprometedora(NU) tenta então resolver com suas próprias mãos. "Um abismo chama outro abismo"(Sl 42:7) , a nossa incapacidade de solucionar este tipo de questão nos faz tomar atalhos perigosos. Adão quando se dá conta de sua nudez , faz para si mesmo e pra Eva uma cinta com folhas de figueira , o que facilmente se deteriora e seca com o tempo , sendo sempre preciso estar substituindo por folhas novas. Logo depois Deus faz para eles vestes de pele de animal, algo durável e definitivo , só Deus pode providenciar uma solução eficaz e definitiva para o problema do homem.

2.2 - Esconder-se
É típico da natureza humana se esconder quando descobre algo de errado que tenha feito. Adão sabe que Deus está próximo pois ouviu Sua Voz o chamando no Jardim e, quase que imediatamente se esconde entre as árvores com medo. O medo de Adão não era simplesmente o fato de Deus vê-lo nu, anteriormente ele andara nu diante de Deus sem constrangimento algum esconder-se foi uma atitude motivada mais pela acusação da consciência pois, sabia que tinha feito algo de errado, seu ato havia sido feito conscientemente.

"Abriram-se lhe os olhos" não significa que literalmente estavam com os olhos fechados, se trata de uma linguagem figurada, o que o texto quer dizer é que o homem se tornou capaz de discernir entre o certo e o errado e, sendo assim, pôde perceber que comer o fruto não era uma atitude correta. (como exemplo o pecado de Acã ( Josué 7).

2.3 - Fugir da culpa
Quando descobrimos que estamos em uma situação irregular diante de Deus tentamos de algum modo esquivar-se dessa culpa e, fazemos isso transportando-a, ou seja, dá-se a Deus uma explicação do porque de tal ato que se pratica. Adão lança sobre a mulher a culpa de ter desobedecido a Deus e, esta por sua vez , lança a culpa na serpente mas, uma coisa é certa, ninguém ficará impune nesta. 

3) O RESULTADO
Tudo que o homem semear isso também ceifará.
Começa-se então a dar o veredicto de tais atos dos envolvidos.

A serpente rastejaria sobre o seu ventre e comeria do pó da terra. Obviamente que esta serpente havia sido usada pelo diabo para seduzir a mulher , porém o que a usara tb não ficaria sem receber o juízo de Deus e imediatamente é julgado e condenado (Gn 3:15)

A mulher passaria a sofrer dores de parto ainda mais elevadas que de costume e, também esta seria dominada pelo homem.

O Homem, por causa deste a terra foi amaldiçoada e, a partir daquele momento ele teria que lavrar a terra com fadiga e suor sobre o rosto, plantas espinhosas a terra começou a produzir. Até então somente o que é bom para o homem e para seu sustento a terra produzia mas, depois deste lamentoso fato, tudo que Deus havia criado com total perfeição foi lacrado para que o homem não tivesse mais acesso.

Conclusão
Assim como o Brasil resolveu não obedecer mais às ordens de Portugal e não mais se submeter ao seu governo, o homem tb no início de tudo resolveu desobedecer e, ainda persiste nisto, se distanciando mais e mais a cada dia que passa dos preceitos de Deus.

Porém aqueles que escolhem estar debaixo da obediência e do governo de Deus são bem aventurados em todos os seus projetos e poderão um dia comer da árvore da vida que está reservada para os que lavaram as suas vestes no sangue do cordeiro ( Ap 22:14 )

"Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos." (Rm 5:17,20)

AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário