Translate

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

REFLEXÃO 287 - A JUSTIFICAÇÃO E A SANTIFICAÇÃO

1 - A JUSTIFICAÇÃO E A SANTIFICAÇÃO
O primeiro passo da vida cristã é a justificação, o segundo é a santificação. A justificação é um ato de Deus em nossa vida que nos absolve de toda culpa ou pecado passado. Acontece num instante, em fração de segundos, quando cremos em Jesus Cristo como nosso salvador pessoal, somos justificados uma vez por todas e para sempre diante de Deus. Ela é a porta de entrada para uma nova vida debaixo da autoridade e Senhorio de Jesus. Já a santificação é o caminho que vamos percorrer nessa nova vida, ou seja, é um processo contínuo e permanente de modelagem do nosso caráter ao caráter de Deus. Ninguém é santificado da noite para o dia, mas sim de dia em dia até o momento de nossa partida dessa vida.


JUSTIFICAÇÃO.
Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.  Romanos 5:1.
Aqui entendemos a justificação como o ato soberano e misericordioso de Deus em absolver, declarar justo e pronunciar sentença de aceitação do homem, por causa da obra sacrificial de Jesus Cristo. Não depende de méritos, esforço ou dedicação, apenas da aceitação pela fé de que Cristo morreu pelos nossos pecados.
O resultado da justificação é a paz com Deus. Nasce imediatamente uma relação de convivência pacífica da criatura com o criador. Perde-se o medo de Deus.
Antes da justificação estávamos no pecado e esse pecado separava-nos de Deus. A Bíblia diz que : Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir; mas as vossas iniqüidade fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça. Isaías 59:1,2.
A justificação não somente nos liberta da culpa do passado, mas também nos livra de todo temor do futuro. Porque uma vez justificados por Deus, o cristão sabe, nesse exato momento, que é salvo. Ele não precisa esperar até a consumação dos séculos, para ver se ele foi suficientemente bom, para merecer então a salvação. O cristão pode com confiança encarar o futuro, sabendo que a qualquer momento, poderá entrar na presença de Deus, purificado dos seus pecados e vestido com as vestes brancas da justiça de Cristo ( Tito 3:7; Isaías 61:10).

  


SANTIFICAÇÃO.
 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniqüidade para iniqüidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação. Romanos 6:19.
Depois do ensino sobre a salvação, a santificação é o ensino mais importante da Bíblia. Ela ocorre dentro de um processo que começa logo após o ato da justificação e só termina quando no céu encontrarmo-nos com Cristo, onde seremos perfeitos para sempre ( 2ª Coríntios 7:1; Efésios 4: 12,13; Efésios 5:26).

A separação entre o cristão e o mundo à fim de torná-lo à semelhança de Cristo é o que chamamos de santificação. Nesse processo o homem justificado passa à viver para Deus. Antes o seu corpo e a sua mente serviam ao pecado, agora são voluntariamente entregues para servirem a Deus  nisso fica caracterizado o desenvolvimento do processo de santificação. 

AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário