Translate

sexta-feira, 4 de março de 2016

ESTUDO 91 - LAVAGEM DE PÉS

A lavagem de pés


Pode comentar sobre o ato de lavar os pés como um ato de louvor no culto da igreja?
Resposta: A lavagem de pés havia sido praticada por centenas de anos antes de Jesus lavar os pés dos discípulos em João 13. Essa prática aparece desde o tempo de Abraão. Então, Jesus simplesmente fez um ato de serviço para os discípulos como tinha sido praticado durante muito tempo. Na época da Bíblia, a maioria das pessoas viajava a pé. Calçavam sandálias ou andavam descalças. Água para lavar os pés cansados era uma necessidade por motivos de higiene e conforto. Normalmente, a pessoa que recebia visitas fornecia água para que os hóspedes pudessem lavar seus próprios pés (Gênesis 18:3-5; 19:2; 24:32; 43:24; Juízes 19:21; 2 Samuel 11:8; Lucas 7:44). A tarefa humilde de lavar os pés de outros eram um trabalho de servos (1 Samuel 25:41; Lucas 7:37-38).
Em João 13, Jesus lavou os pés porque estavam sujos. Eles já haviam se purificado; faltou somente lavar os pés (João 13:10; 11:55). Ele realizaria um ato de serviço necessário e, ao mesmo tempo, ensinaria uma lição importante sobre a humildade (Lucas 22:24-30). Jesus não mandou que eles lavassem os pés como um ato público de louvor.


E sobre a lavagem de pés como serviço religioso na reunião pública da igreja?
Não é difícil achar provas que a Ceia do Senhor, por exemplo, faz parte do louvor público, pois Paulo mostra que foi realizada quando eles se reuniam no mesmo lugar (1 Coríntios 11:20). Mas onde diz que os cristãos lavaram pés quando se reuniam na igreja?
A única vez que a lavagem de pés é mencionada no Novo Testamento, depois do estabelecimento da igreja, é em 1 Timóteo 5:10. As coisas citadas aqui são deveres de casa ou coisas praticadas nas reuniões públicas da igreja? Lavar os pés dos santos se encontra na mesma categoria de criar filhos, exercitar hospitalidade e socorrer aos atribulados. Paulo quer dizer que criar filhos é um serviço público a ser realizado na igreja? Quer dizer que a hospitalidade e o socorro aos afligidos devem ser praticados nas reuniões de adoração na igreja? Esses eram deveres para serem cumpridos em casa, e a lavagem de pés está na mesma categoria com eles. Concluímos que é um dever de casa, não um ato a ser realizado no culto público. Não há nenhuma passagem que diz que devamos praticar a lavagem de pés no culto público da igreja. Essas boas obras não são atos de louvor público a serem feitos na reunião pública. Entenda que Paulo fala sobre a lavagem de pés como uma boa obra semelhante à criação de filhos, a hospitalidade e o socorro aos afligidos.
Sim, devemos "lavar os pés um ao outro" como um ato de serviço, hospitalidade ou humildade se a circunstância exigir tal prática, mas não como ato de louvor público. Se você é orgulhoso demais para lavar os pés dos discípulos de Cristo, você é orgulhoso demais para ser um servo fiel de Jesus Cristo.

AUTOR DESCONHECIDO


Nenhum comentário:

Postar um comentário