A maravilhosa
graça de Deus
01) A palavra
"graça" significa "favor"; graça de Deus, quer dizer
"favor de Deus". Entendemos como "graça de Deus" a
benignidade do Senhor, nosso Salvador; graça é o amor de Deus para com os
homens, independentemente das nossas obras.
02) Tt 3:4-7
--- É pela graça que somos justificados, não por obras.
03) Paulo
disse em Tt 2:11 que a graça de Deus se manifestou salvadora a "todos os
homens". Então sabemos que a graça de Deus não é para alguns
"escolhidos" como alguns pastores erroneamente têm ensinado.
04) Em Ef
2:1-10 Paulo fala sobre a manifestação da graça de Deus. Fica esclarecido aqui
que a salvação é conseguida única e exclusivamente mediante a fé; é dom de Deus
através da graça.
05) Aí está a
diferença entre as dispensações da "lei" e da "graça": na
lei, Deus exige justiça da parte dos homens, enquanto na graça Deus dá justiça
a todos os que crêem (ver Rm 3:21-26).
06) A Palavra
de Deus diz que Jesus nos livrou da lei do pecado e da morte (ver Rm 8:1-4)
07) O homem
não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé (ver Gl 2:16).
08) Na
"lei" ninguém será justificado (ver Rm 3:19,20).
09) A lei não
deixou de existir; veja o que Jesus disse: Mt 5:17,18.
Paulo ensinou
que a "lei" não deve ser anulada (ver Rm 3:31)
Ele disse
também que a "lei" é santa (ver Rm 7:12)
10) A
"lei" não pode ser aplicada a nós, os salvos (ver Rm 10:4)
A Biblia
ensina que Cristo nos resgatou da "lei" (Gl 4:4,5)
Em Gl 3:13 a
Bíblia ensina que Cristo nos resgatou da maldição da lei.
Paulo ensinou
que nós, os salvos, estamos mortos para a lei (ver Rm 7:4 e Gl 2:19)
A
"lei" não pode ser aplicada a nós, porque não seremos julgados (ver
Jo 5:24)
11) Os que
pecam na "lei", mediante lei serão julgados (ver Rm 2:11-13), pois os
que não crêem não podem usufluir das benéfices da graça de Deus.
Se os que não
crêem não estão sob o efeito da graça, terão de ser julgados pelas suas obras
(ver Ap 20:12,13).
12) Se
estamos sob o maravilhoso efeito da "graça de Deus", pela fé somos
salvos. Paulo disse que o pecado não terá domínio sobre nós, mas fez uma séria
advertência (ver Rm 6:14-18).
Nos
versículos 22 e 23 percebemos que Paulo adverte "os salvos" sobre as
consequências do pecado, ficando claro que de certa forma o pecado nos afasta
de Deus. Ninguém pode sentir-se no direito de pecar por estar sob o efeito da
"graça".
Síntese
Graça é a
benignidade do Senhor; o favor de Deus.
É unicamente
pela graça que somos salvos, mediante a fé.
A graça de
Deus se manifestou salvadora a "todos os homens".
Na graça
Jesus nos livrou da lei do pecado e da morte.
Jesus nos
resgatou da lei; estamos mortos para a lei.
A lei não foi
revogada, continua em vigor e será o instrumento pelo qual os ímpios serão
julgados.
Paulo adverte
que mesmo sob a graça, ninguém tem o direito de pecar.
AUTOR DESCONHECIDO
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