Translate

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

ESTUDOS 119 - A MENSAGEM DA SALVAÇÃO

 A Mensagem da Salvação

Desde o jardim do Éden, as pessoas têm estado separadas de um relacionamento pessoal com Deus por causa do pecado. A Bíblia é a história de como Deus tomou a iniciativa para restabelecer aquele relacionamento perdido. Deus devolve às pessoas o relacionamento com Ele, porque Ele as ama. Deus quer que as pessoas respondam ao Seu amor pondo sua fé e confiança nEle. Quando elas fazem isto, Deus faz um acordo ou aliança com elas de forma que elas saberão o que Deus espera delas nesta relação. Nossa responsabilidade neste relacionamento é determinada em convenções ou alianças e leis.

Adão e a Quebra do Relacionamento.
O relacionamento de Deus com Adão e Eva no Jardim do Éden é o retrato do homem perfeito relacionando-se com o Deus perfeito. Deus criou o homem perfeito porque Ele queria uma pessoa para amar. Deus criou o homem por graça (amor), então, a relação entre Deus e homem estava baseada na graça. Mas o relacionamento do homem com Deus tinha as responsabilidades de exercitar domínio, sendo frutífero, e não comer da árvore do conhecimento do bem e mal. A criação do homem por Deus não foi simplesmente para guardar suas leis, mas para amá-lo.
Gênesis 3 conta a triste história de como o homem perdeu o relacionamento com Deus; é a história do pecado e suas conseqüências. Satanás, na forma de uma serpente, Eva tentada. Ela e Adão comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal. Eles desobedeceram a Deus e, então, pecaram.
Deus tinha lhes falado que " mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás " (Gênesis 2:17). Mas depois que eles comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal, eles não morreram uma morte física. De fato, a Bíblia nos fala como eles continuaram vivendo e deram à luz a Caim, Abel, e Sete. Deus tinha prometido que eles morreriam no mesmo dia que eles comessem do fruto proibido e ainda eles continuaram vivendo. É muito importante examinar o que aconteceu a Adão e Eva no dia que eles comeram a fruta e pecaram.

Separação e a Santidade de Deus
No dia em que Adão e Eva pecaram, eles não morreram uma morte física mas eles morreram uma morte espiritual. Vida espiritual vem de um relacionamento com Deus que é vida e a fonte da vida espiritual. Quando Adão e Eva pecaram eles foram expulsos do jardim do Éden e foram separados de Deus. Eles já não podiam desfrutar da comunhão pessoal com o Criador.
É o pecado que separou Deus e o homem no jardim, e é o pecado que continua separando Deus e as pessoas hoje. A desobediência de Adão trouxe o pecado ao mundo, de forma que todo o ser humano está debaixo da maldição do pecado. Este pecado separa o ser humano de Deus e o resultado é morte espiritual.
"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Romanos 5:12).
Deus é a fonte de vida espiritual (João 1:4) e as pessoas só podem ter esta vida espiritual se elas tiverem um relacionamento com Ele. Separação de Deus, por causa do pecado, traz morte espiritual.
O pecado separa Deus e as pessoas porque Deus é santo (Isaias 6:3 e Apocalipse 4:8). A palavra " santo " simplesmente significa " puro ". Deus é puro. Porém, o pecado é impuro. Se Deus fosse permitir a impureza do pecado na presença íntima dele, então Ele já não seria puro. Assim Deus não permite pecado na presença dele.
O homem foi criado para desfrutar uma relação amorosa com Deus. Mas o homem pecou e estava separado de Deus porque Deus é santo. A Bíblia é um registro de como Deus tentou trazer o ser humano de volta para um relacionamento de amor com Ele.

As Alianças
A base de todos os relacionamentos entre Deus e Seu povo,era chamada de aliança . Uma aliança é um acordo. Na Bíblia um acordo era como um contrato, celebrado entre duas partes. Estas alianças foram feitas entre Deus e Seu povo. Deus fez uma aliança com Noé (Gênesis 9:9), com Abraão(Gênesis 12:1-3), e com Moisés (Êxodo 20). A aliança final de Deus com o homem foi selada com o sangue de Jesus. Jesus chama esta aliança final de " Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós " (Lucas 22:20).
A morte de Jesus, e seu sangue vertido na cruz trouxeram uma nova aliança para o ser humano. À Última Ceia, disse Jesus, "Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós " (Lucas 22:20). Mas há coisas sobre a nova aliança que não é tão nova. É necessário examinar as palavras da escritura no Novo Testamento para ver o que é novo e que elementos continuam da velha aliança. A palavra " testamento " simplesmente significa " aliança " ou " acordo ". Assim o Novo Testamento é a palavra de Deus relativa à nova aliança.
Antes de Jesus nascer, um anjo apareceu a José falando do nascimento de Cristo. O anjo fala para José que Maria concebeu pelo Espírito Santo. O anjo continua dizendo, " Ela terá um filho, e você chamará de Jesus - porque ele salvará as pessoas do pecado " (Mateus 1:21). Salvação do pecado é significado do nome e da missão de Jesus.
À idade de 30 anos Jesus começou seu ministério terreno, com o batismo. Como Jesus estava vindo para o rio Jordão, João Batista O viu e disse, "eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo " (João 1:29). João Batista reconheceu que Jesus tinha vindo à terra para ser o Cordeiro expiatório, cujo derramamento do Seu sangue traria perdão dos pecados.
No nascimento de Jesus e no Seu batismo, o enfoque está na salvação das pessoas de seu pecado. Pecado é o maior problema de homem, porque é o pecado que o separa Deus. Pecado separa Deus das pessoas porque Deus é santo ou puro e não pode ter a impureza de pessoas pecadoras na Sua presença.
A desobediência de Adão no Jardim de Éden trouxe o pecado ao mundo. Este pecado foi passado para o mundo inteiro resultando em morte. Paulo diz isto em Romanos 5:12, "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Romanos 5:12). A morte que Paulo está se referindo é a morte espiritual, de estar separado de Deus. Note, que a morte espiritual é resultante do pecado.
A meta da missão de Jesus Cristo na terra era trazer os homens e mulheres para um relacionamento com Ele. Jesus é a fonte de vida. João 1:4 diz, " A vida estava nele, e a vida era a luz dos homens ". Quando o homem está separado de Jesus por causa de pecado, ele está separado da " fonte de vida ". Mas quando o pecado é perdoado da vida de uma pessoa, pelos méritos de Jesus, esta pessoa pode ter um relacionamento com Jesus, e então, ter vida.
"E o testemunho é este, que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida." (1 João 5:11 e 12)
Ter o Filho de Deus é o mesmo que ter a vida eterna, porque o Filho de Deus é a vida e a fonte da vida. O objetivo final de toda pessoa que quer ter a vida eterna é entregar sua vida com confiança e fé ao Filho de Deus. O único modo no qual as pessoas pecadoras podem ter este relacionamento com o Filho de Deus é deixar ao Seu cuidado o problema do pecado.

A Morte de Cristo: A Solução de Deus para o Problema do Pecado
Deus resolveu o problema do pecado enviando Jesus Cristo para morrer na cruz. Jesus começou o ministério terrestre dele com o anúncio de João Batista, "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo ". A solução para o problema do pecado será realizada por Jesus Cristo, o Cordeiro, e o Seu sacrifício na cruz.
No Velho Testamento ou na Velha Aliança, sob a Lei Cerimonial, não havia nenhum perdão de pecados sem o derramar do sangue de um sacrifício. Os antigos sacrifícios requeriam morte e derramamento do sangue de touros, cabras e cordeiros em várias épocas do ano. O animal sacrificatório tinha que ser perfeito, e estar sem mancha ou marcas.
Como Cordeiro de Deus, Cristo se tornaria o sacrifício final para o pecado das pessoas. A morte de Cristo como o sacrifício final pôs um fim à necessidade de se fazer sacrifícios de animais. Este sacrifício de Cristo na cruz, foi o sacrifício oferecido de uma vez por todas, pelos pecados do mundo inteiro.
Jesus Cristo era o Cordeiro de Deus, perfeito em todos os sentidos. Ele, (conforme os animais oferecidos pelas leis cerimoniais na Antiga Aliança) não tinha mancha nenhuma ou marca do pecado. Jesus foi tentado em todas as cousas, à nossa semelhança, mas sem pecado.(Hebreus 4:15). Então, Ele entende de pecado. Mas Ele nunca pecou. Porque ele estava sem pecado, Sua retidão ou santidade era perfeita diante de Deus.
Jesus não estava contente somente em levar sobre si as limitações da humanidade, de forma que Ele pudesse ser tentado, e compreender o pecado. Ele levou sobre si os pecados dos seres humanos. O Apóstolo Pedro declara, que: " carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos aos pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas fostes sarados " (I Pedro 2:24). Ele não padeceu nossos pecados se tornando um pecador por nós. Em lugar disto, Ele permitiu que Deus colocasse sobre Ele os pecados do mundo, para que Ele pudesse ser o sacrifício pelo pecado de uma vez por todas.Em II Coríntios 5:21 diz: "Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que nÊle fôssemos feitos justiça de Deus ".
Quando Jesus levou sobre Si o pecado do homem, a santidade (pureza) de Deus, o Pai, exigia que Jesus, o Filho,fôsse abandonado. Deus que é " tão puro de olhos, que não pode ver o mal," (Habacuque 1:13) virou a face para Seu Filho. Durante algum tempo na cruz, os nossos pecados separaram o Pai e o Filho.
A solução para o problema do pecado foi realizada quando Jesus clamou da cruz, " está consumado " (João 19:30). Com estas palavras o problema do pecado e o relacionamento perdido do homem com Deus foram resolvidos. O caminho para a necessidade da presença de Deus já não mais está bloqueado pelo pecado.
Para as pessoas serem salvas, elas simplesmente têm que responder, ao que Deus já fez, quando Ele enviou Jesus para morrer na cruz. Nós não podemos ganhar a salvação pelas nossas obras. Nós devemos aceitar a salvação dele simplesmente pela fé, como um presente.

Fé: A Resposta do homem para a Solução de Deus.
Nenhuma doutrina da escritura, está mais clara, que a doutrina da salvação pela graça, por meio da fé. O ser humano, só pode ser salvo, pela graça (amor) de Deus, que enviou Jesus para morrer, seguido de uma resposta de fé do homem (confiança), em Jesus, e o que Ele fez na cruz. Esta doutrina de salvação pela graça, por meio da fé é declarada concisamente pelo Apóstolo Paulo em Efésios 2:8 e 9:"Porque,pela graça sois salvos, por meio da fé, isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem das obras, para que ninguém se glorie."
Porque é pela graça de Deus que você é salvo, pela fé. Não é o resultado de seus próprios esforços, mas presente de Deus, de forma que ninguém possa se ostentar ou se vangloriar.
Em duas sentenças, o Apóstolo Paulo nos esclarece, sobre o plano de Deus para a salvação. Cada frase é importante, assim cada uma será examinada separadamente.

1. "Porque,pela graça sois salvos,"
A graça de Deus é a base e fundação para a salvação do homem. " Graça " é o amor de Deus pelo homem, apesar do homem não merecê-lo. Deus ama o homem, apesar dele ser mau, pecador, inimigo de Deus (Romanos 5:6 e 7). Este amor pelo homem pecador é graça, o amor imerecido de Deus. Paulo descreve graça, como o amor de Deus que é demonstrado na morte de Cristo pelas pessoas pecadoras.

2. " Você é salvo pela fé ".
Fé é a resposta do homem à graça de Deus. A resposta de fé do homem é direcionada para uma pessoa, o Senhor Jesus Cristo. " Deus torna as pessoas justas pela fé em Jesus Cristo " (Romanos 3:22). O Homem não pode ser salvo pondo sua fé em uma doutrina, ou igreja, ou na sua habilidade de fazer o bem (a lei). O único modo para homem ser salvo, é pondo sua fé na pessoa de Jesus Cristo.
3. Salvação não é " pelas obras ".
Uma pessoa não pode se salvar, pelo seu próprio esforço. Não há nada nas pessoas que mereçam a salvação de Deus. E "não há justo, nem sequer um" (Romanos 3:10). Acreditar que o homem possa ser salvo pelo próprio esforço é entender mal a pecabilidade das pessoas e a santidade de Deus.

4. Salvação é "o presente de Deus."
Salvação deve ser o presente de Deus, que não pode ser merecido e nem ganho com o próprio esforço das pessoas. Algo que é merecido já não pode ser um presente, é salário.
A graça, fez que Deus Pai, enviasse seu Filho Jesus, para morrer na cruz pelos nossos pecados. Jesus morreu na cruz demonstrando a graça de Deus. Esta morte de Cristo na cruz foi um presente gratuito, uma vez que ninguém lá, merecia que Ele morresse por eles." Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores". (Romanos 5:8)!
A salvação é oferecida às pessoas como um presente. Aqueles que tentam merecer o presente, falharão, por causa de seus pecados. Só aqueles que estão dispostos a alcançá-la pela fé, receberão a salvação gratuita de Deus.

5. " Ninguém pode se ostentar " sobre sua salvação.
Não há nenhum lugar para ostentação, a respeito da salvação, porque a salvação não é ganha por merecimento próprio. Uma pessoa poderia ostentar, ou vangloriar-se, sobre sua salvação, se sua salvação fosse resultado de esforço próprio. Mas a mensagem Cristã é, de fato, humilhante. Começa com o fato, que todas as pessoas são pecadoras, e separaradas de Deus. A única solução para o problema do pecado, é descansar, pondo a fé em Jesus, e na morte dele na cruz. Não há nenhum lugar para orgulho em um coração cristão, porque um cristão é uma pessoa que aceitou um presente(uma dádiva de Deus). O presente, é a coisa mais importante no mundo, salvação. E este presente é oferecido às pessoas pelo seu Criador. O presente só pode ser recebido pela fé. O resumo, do plano de salvação pelo Apóstolo Paulo, não pode ser mais claro.

Da Fé Para A Fé Salvadora.
Está muito claro, na escritura, que as pessoas são salvas, quando eles respondem pela fé, ao ato gracioso de Deus, de enviar Jesus, para morrer na cruz, em seu lugar. Fé, é a única coisa que as pessoas podem "fazer", para serem salvas. É, entretanto, muito importante, entender esta fé, para saber como responder, à graça de Deus.
Para ser salvo, uma pessoa tem que responder, pondo sua fé e confiança só em Cristo, para a salvação.Um pecador que se arrepende, de seu pecado, é convidado a pôr sua fé e confiança só em Cristo para sua salvação. Para que uma pessoa venha a Cristo, ele tem que saber quem é o Cristo, e o que Ele fez por ela. Infelizmente, muitas pessoas, que sabem de Cristo, não O recebem pessoalmente, e nem confiam só nEle para a salvação. É esta confiança pessoal que torna as pessoas justas, relacionando-se com Deus.

O que significa ter fé no Senhor Jesus Cristo?
o Primeiro: Significa que nós sabemos e cremos em nossos corações que Jesus é o único caminho para a salvação.
o Segundo: Aceitar o que a escritura diz sobre o que o Cristo fez por nós na cruz pagando nossa culpa pelo pecado, de forma que nós recebemos o perdão dos pecados.
o Terceiro: Nós temos que nos render e temos que abrir nossos corações a Ele, e recebê-lo dentro de nossos corações e vidas. Ele entrará em nossas vidas e nos fará o tipo das pessoas que Ele quer que nós sejamos. Fé, significa que nós sabemos que nós podemos confiar nEle com nossas vidas e que Ele nos assistirá e nos dará o poder que nós precisamos para levar o tipo de vida que Ele quer que nós levemos.
Uma pessoa tem que render seu pecado e vida a Jesus por confissão, arrependimento, e com o convencimento ou persuasão do Espírito Santo.
Confissão é simplesmente dizer a Deus que você sabe que é um pecador e necessita de perdão. Em confissão você não está contando para Deus algo que Ele não saiba. Deus sabe que você é um pecador e sabe de todos seus pecados. Quando você confessa, você simplesmente está falando para Deus que você percebe finalmente que você é um pecador e necessita ser limpo, purificado de seus pecados. Se você confessar seu pecado a Deus, Ele o perdoará completamente de todos os seus pecados.
"Se nós confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (I João 1:9).
Arrependimento é mudança de direção, afastar-se do pecado e se voltar em direção a Deus.Quando você se arrepende você está falando para Deus, que você quer parar o pecado em sua vida e ser o tipo de pessoa que Ele quer que você seja. Jesus disse que arrependimento, ou mudança de direção, é necessário para a salvação. " Eu vo-lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis" (Lucas 13:3,5).
O Espírito Santo entra em sua vida e lhe dará o poder que você precisa, para ser o tipo de pessoa, que Deus quer que você seja. " Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo"(Atos 1:8).

Uma Oração Típica De Rendição.
Senhor, eu confesso a Ti que eu sou um pecador e necessito de Tua salvação. Eu creio que Jesus morreu na cruz por meus pecados. Assim eu Te peço que perdoes meus pecados.
Senhor, eu quero me arrepender afastando-me do pecado em minha vida e mudando a direção do meu viver para o Senhor, como meu único Salvador.
Senhor, eu quero render minha vida a Ti ,e Te pedir, que me faças o tipo de pessoa que Tu queres que eu seja. Eu quero viver minha vida para Ti.
Senhor, me dê Teu Santo Espírito, de forma que Eu possa ter o poder que eu preciso para viver a vida que Te agrade.

Eu Te agradeço por ser agora, Teu filho. Em nome de Jesus eu Te louvo.


AUTOR DESCONHECIDO
(não me responsabilizo pela posição e/ou leitura teológica do autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário