Translate

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

ESTUDOS 124 - A MISTERIOSA MORTE DE JUDAS ISCARIOTES

A Misteriosa morte de Judas Iscariotes

O nome de Judas Iscariotes estará para sempre ligado à deslealdade e à traição. Como a traição de Benedict Arnold, o ato egoísta de Judas Iscariotes lhe reserva um lugar entre os mais infames vira-casacas que ja viveram. Mas as circunstâncias que cercam sua morte sempre desconcertaram os estudiosos. O Evangelho de Mateus afirmam que Judas se enforcou, mas o livro de Atos sugere que ele saltou para a morte. Qual das duas versões é correta?
O próprio Jesus escolheu Judas como um dos doze discípulos, o íntimo grupo que viajava com Jesus e que por ele era ensinado. No entanto, os três anos que Judas passou vendo os milagres e o ministério de Jesus pouco fizeram para mudar seu coração. Jesus manifestou isso em dado momento, dizendo aos discípulos somente que "um de vós é o diabo" (João 6:70). A Bíblia não indica por que Judas quis trair Jesus, dizendo somente que "Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes" (Lucas 22:3). Seja qual for a razão, Judas conspirou sua trama com os líderes religiosos, que buscavam aliados para a sua trama contra Jesus. Em troca de trinta moedas de prata, Judas concordou em atrair Jesus até um lugar onde as autoridades pudessem prendê-lo facilmente.
Depois de ver Jesus preso e condenado à morte, Judas parece ter sofrido uma forte dor na consciência. Devolveu o dinheiro aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo: "Pequei, traindo sangue inocente" (Mt. 27:4). Os líderes religiosos não se comoveram. Tendo alcançado o que queriam, não se preocuparam com o remorso de Judas. Num ato de desespero, Judas atirou o dinheiro no Templo e foi embora.
O que ele fez a seguir permanece um mistério. Diz Mateus: "[Judas] retirou-se e foi enforcar-se" (27:5). Atos, porém, dá um relato mais horrível e, segundo alguns, contraditório sobre a morte de Judas: "E, precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas derramaram" (1:18).
Então, qual das duas? Será que Judas se enforcou ou saltou para a morte?
Na verdade, essas duas descrições aparentemente disparatadas podem encaixar-se com lógica. Uma das possibilidades é que, depois de enforcar-se, seu corpo tenha ficado algum tempo pendurado sem que ninguém o encontrasse. Portanto, quando seu corpo finalmente caiu - ou em virtude da decomposição ou porque alguém cortou a corda -, estava tão putrefeito que se rompeu no meio. Outra possibilidade é que o termo enforcar-se em Mateus signifique de fato "empalar-se". Se Judas decidiu empalar-se - lançando-se sobre as rochas, por exemplo -, isso certamente explicaria a horrível condição do seu corpo descrita em Atos. Outra explicação ainda seria que Judas estrangulou-se em uma árvore. Ao perder a consciência seu corpo caiu e estourou nas rochas lá embaixo.


AUTOR DESCONHECIDO
(não nos responsabilizamos pelo conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário