TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 18 de maio de 2017

REFLEXÃO 342 - A NOITE MAIS ESCURA DA HISTÓRIA

A NOITE MAIS ESCURA DA HISTÓRIA

A literatura clássica dos gregos via a noite com um caráter negativo. A noite é ominosa, agourenta e imprime nos homens um sentimento de medo; a deusa grega da noite sempre esteve ligada à magia e à feitiçaria.

Nas páginas tanto do Velho Testamento quanto do Novo Testamento, a noite se veste das mesmas roupagens.

É a hora da bebedeira em Gen. l9. Foi no período da noite que as filhas de Ló embriagaram o pai para ter com ele um relacionamento incestuoso;

É a hora dos desmandos sexuais em Juiz. l9, quando um grupo de homens abusaram a noite inteira da esposa de um levita;

É a hora da prática do ocultismo em I Sm. 28. Foi nas caladas da noite que Saul foi em busca da pitonisa de Endor a fim de que ela pudesse evocar o espírito de Samuel;

É a hora da morte em Ne. 6:l0. Do espírito de morte sair em busca de suas vítimas. Neemias, vamos nos esconder na Casa do Senhor porque hoje, na escuridão da noite, os teus inimigos virão para te matar;

É a hora da preocupação com os ataques malignos em Jó 7. "ordenaram a mim meses de escassez e noites de aflições";

É a hora do terror no salmo 9l. Do terror noturno;
É a hora da negação em Mt. 26:34. "Pedro, nesta noite, antes que o galo cante tu me negarás três vezes";

No texto lido nesta noite, é a hora da traição. (Jo. l3:21-30). Então Judas Iscariotes tendo recebido o pedaço de pão molhado no vinho, saiu logo. ERA NOITE.
De todas as noites descritas acima, esta é a mais terrível delas. A noite da traição. A noite que levava Jesus às agonias da cruz. Esta seria entre todas as demais, A NOITE MAIS ESCURA DA HISTÓRIA. Tema da nossa mensagem nesta noite.


1. FOI NOITE DE ESCURIDÃO PARA JESUS.
A densa escuridão caia sobre a alma do Mestre, levando-o a viver os momentos da sua paixão. Ele teria que enfrentar a vergonha do nosso pecado. O YÊSHUA retratado no capítulo seis de Isaias, sentado no trono, adejado pelos Querubins e aclamado Santo, Santo, Santo - vê agora esta santidade manchada pelo nosso pecado. Jesus teria que enfrentar agonia da solidão. "Deus meu,
Deus meu, por que me desamparaste?" Jesus teve que conviver com o desprezo de Deus. Com o abandono. Nós ainda não aprendemos a conviver com este sentimento. Isto nos machuca muito. Se alguém nos despreza, sentimos feridos. Especialmente se isto acontece por parte de pessoas que nós amamos.
Seja no lar, na escola, na igreja, no trabalho ou em qualquer outro lugar. Jesus sofreu o abandono do Pai.
Jesus teve que ir ao sacrifício. Foi levado ao calvário e como ovelha muda perante os seus tosquiadores, não abriu a sua boca. Derramou a sua alma na morte e o seu corpo foi levado às sombras da sepultura. Foi noite escura para Jesus.

2. FOI NOITE DE ESCURIDÃO PARA OS DISCÍPULOS.
As sombras impiedosas da noite caíram sobre os discípulos, separando-os do mestre amado. Os discípulos foram envolvidos pela escuridão da dúvida. Eles deixaram tudo para seguir a Jesus. Deixaram as redes, os barcos, a coletoria, a clínica médica; deixaram a família, os amigos, os planos da vida, os sonhos; deixaram tudo e partiram com o Nazareno. Tudo agora parecia ruínas. Jesus estava preso e começava naquele momento a sua via crucis. Os discípulos se dispersaram no meio da escuridão. Foram tomados por dúvidas e por sentimentos de derrota. Era noite escura para os discípulos.

3. FOI NOITE DE ESCURIDÃO PARA O MUNDO.
Parecia que a bruxaria estava solta e os poderes da magia triunfavam.
Parecia que satanás pela primeira vez estaria livre para controlar o mundo e os homens. Tinha-se a impressão que a estrela que brilhou e guiou os pastores já não brilhava mais; o coral de anjos que cantou nas campinas da Judéia havia sido desfeito e os seus integrantes dispersos pelo espaço. O meigo Nazareno que incessantemente atravessou vilas, aldeias e cidades curando cegos, surdos, mudos, ressuscitou mortos e realizou inumeráveis obras prodigiosas, de repente, é arrancado de forma violenta do seio de um povo marcado pelo sofrimento e que por um pouco começava a se alegrar com a luz que brilhava sobre eles. Foi noite escura para o mundo.

4. FOI NOITE DE ESCURIDÃO PARA JUDAS ISCARIOTES.
Judas deu um passo da luz para as trevas. Para trair a Cristo ele saiu de Betânia para Jerusalém. Andou um pouco mais de três quilômetros, mas foi a viagem mais longa que ele já fez. Viajou do céu para o inferno. Saiu da presença de Jesus para a presença de satanás. Era noite mais escura ainda para Judas Iscariotes na qual não encontrava paz para a sua consciência atormentada. Judas teve a sua oportunidade, mas condescendeu-se com o pecado. Ele era o responsável por aquela noite. Judas recebeu o pedaço de pão molhado no vinho e saiu. ERA NOITE. Era a noite mais escura para Judas Iscariotes. Foi nela que ele derramou todas as suas entranhas no inferno.

5. FOI NOITE DE ESCURIDÃO PARA CADA ALMA SEM CRISTO.
Foi noite para o mundo indiferente que assistia com frieza as cenas do Gólgota. Ë noite para o mundo inconverso. Ë noite para o ladrão impenitente que zombava dos atributos eternos de Jesus. Estava a poucos minutos do inferno, numa contagem regressiva e sem regresso, mas jogava fora a mais bela das oportunidades.

Transforme a sua noite em dia. Não siga os passos de Judas Iscariotes. Olhe para as suas mãos. Veja se nelas existe um pedaço de pão molhado no vinho.
Se existir, devolva este pão para Jesus. Peça perdão a ele por toda a forma de pecado em sua vida. Não seja você um traidor da sua própria vida. Não leiloe a sua alma, não venda a sua consciência, não negocie os seus sentimentos. Ponha Jesus em sua vida.

Escreveram o seguinte epitáfio no túmulo de uma criança que fora cega: Ali não haverá mais escuridão. Jesus é a única garantia de que a sua eternidade não será escura. Coloque-O em sua vida.

AUTOR DESCONHECIDO
(Não nos responsabilizamos pelo conteúdo teológico deste material)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

NOTÍCIAS