Translate

quinta-feira, 22 de junho de 2017

ESTUDOS 143 - A NOVA ERA E O NOSSO COTIDIANO


A Nova Era e o nosso cotidiano

"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos alguns 
apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrina 
de demônios, pela hipocrisia de homens que falam e tem cauterizada
a própria consciência" (1 Tm 4.1,2)



Em nosso dia a dia, temos contato direto com muitas das doutrinas e simbologias utilizadas pelos adeptos do movimento Nova Era. É praticamente impossível você ler um informativo diário que não tenha um horóscopo. Praticamente impossível você ler uma revista que não cite alguma faceta do movimento, como "boas vibrações", "carma", "vidas passadas" e outras tantas mais. Engraçado é que não se fala de Jesus Cristo, dos milagres que ocorrer em igrejas evangélicas, da salvação de almas, de pessoas transformadas pelo poder do evangelho. Por quê? Obviamente, é necessário que todos aqueles que se dizem "pessoas informadas" não tenham acesso a este tipo de informação. Quando se fala em espiritualidade hoje em dia logo se pensa em budismo, zen, incenso, cristais, mas jamais se pensa em espiritualidade tento em mente a pessoa de Jesus Cristo. Veja alguns exemplos de doutrinas new agers dentro de nosso cotidiano:


Globalização
O fenômeno da globalização é um dos exemplos mais claros de como o movimento consegue mutar-se conforme a necessidade. Quais as consequências de quando são abertas as fronteiras dos países? Bem, economicamente falando, passa a ser necessário um melhor preparo de um profissional que queira se manter ativo no mercado, e isso tomará dele mais tempo e dedicação pessoal. Ao dedicar-se mais ao trabalho, seu tempo para dedicar-se a família fica menor (desestrutura-se o lar), seu tempo para se dedicar a Deus (se é que tal pessoa se dedica ao Senhor) também é menor. Ao entrar em contato com culturas diferentes, inunda-se também em práticas religiosas e superstições de outros povos. Na última década o budismo espalhou-se por todo o mundo, pois a tecnologia e a cultura asiática invadiram todo o planeta.
A globalização também facilitou a criação de blocos econômicos (Nafta, Mercosul, Mercado Comum Europeu) e tem aos poucos ajudado a unificar estas economias. Esta unificação em breve facilitará a adoção de uma única moeda, o que deve facilitara convencer as pessoas a ter uma identificação intransferível (a marca da besta), e por que não, um único governo mundial (liderado pelo anticristo).

Sociedade
A sociedade também tem se transformado a cada dia. Trocamos o certo e o errado pelo "politicamente correto". Hoje um casal de homossexuais andando nas ruas é algo natural. A programação de TV nos mostra casais de homens de de mulheres e todos acham isso muito normal. As crianças começam a despertar a sensualidade cada vez mais cedo. Meninas de 7 anos já andam com "shortinho" agarrado dançando as músicas de axé. Os jovens perdem a virgindade cada vez mais novos, e isso é visto com naturalidade. Hoje em dia é "careta" iniciar a vida sexual após o casamento. A população tem perdido os valores herdados do cristianismo.

Educação
A educação também tem sido um meio poderoso para se propagar as doutrinas new agers. Me lembro quando estava no ginásio, estudando em uma escola pública, e uma professora de Educação Artística iniciara a classe em práticas esotéricas, praticando conosco em sala de aula adivinhação com pêndulos, nos contando sobre experiências espíritas que ela presenciara, e toda sorte de práticas e ritos que não condizem com a Palavra de Deus. É com este tipo de ensino que muitos de nossos filhos estão tendo contato em nossos dias.

Saúde
A saúde também tem sido muito valorizada pelos new agers. E, para dar cabo de uma ótima saúde, chegou até nós as medicinas alternativas. Podemos citar só para exemplo a acupuntura, que é uma prática ocultista, os florais de bach (essenciais de flores que segundo os adeptos, além de curar desenvolvem a espiritualidade) e várias outras. A campanha contra o consumo de carne também ocorre e em larga escala. O mais interessante é que as religiões orientais também são contra o consumo de carne, especialmente o hinduísmo. O estranho é observar que quando o Senhor e mais dois anjos visitaram a Abraão, o patriarca lhes ofereceu o melhor que tinha, e era carne [1]. A meditação também vem sendo ofertada como a solução para os males do dia a dia. E a meditação consiste em esvaziamento da mente. Esta prática é estranha e muitos dos que a praticam se mostram ferozmente endemoninhados, e por isso muito crêem que a meditação facilita a possessão demoníaca. Cristãos devem meditar sim, mas na Palavra de Deus.

Televisão
A televisão também tem sido a babá eletrônica que tem disciplinado a humanidade nos ensinamentos new agers. Os programas de televisão nos ensinam a crer no poder dos cristais, na reencarnação, na deusa da natureza, e nos mostra que devemos aceitar e entender diversas aberrações que o homem pratica contra a lei de Deus, como o sexo antes do casamento, a união homossexual. Os desenhos animados que nossos filhos tem visto mostram perversidades, violência, erotismo, maldade, bruxaria, espiritismo e nenhum valor cristão é pregado.
Nas reportagens, não vemos o comentário de um milagre ocorrido dentro de um templo evangélico, mas não pensa suas vezes para falar dos "milagres" que o Dr. Fritz fazia nos centros. E tem crentes que deixam seus filhos 24h pr dia na frente da babá eletrônica.

Música
Através da música muitos dos ensinamentos new agers tem chegado aos nossos ouvidos sem percebermos. Existem duas vertentes principais que devem ser analisadas quando tratamos da música: o estilo musical New Age e a música secular. O estilo musical New Age já vem rotulado e possui muitos adeptos no mundo inteiro (inclusive no Brasil). Cantores de projeção mundial, como Enya, Lorena McKennit, Yanni, Kitaro, gravam em seus compact discs músicas contendo recitação de mantras (invocação de deuses) hindus, budistas, misturado com instrumentos exóticos. Gravam sons da natureza, como o sonar das baleias, sons das ondas, da floresta. Para fugir um pouco do nome New Age, utilizaram um tempo atrás o rótulo "música para meditação", mas não deixaram o lado oculto de suas músicas que é o de entronizar as pessoas com esta nova filosofia sincrética e ecumênica.
Já através da música secular, a coisa tem a cada dia piorado e os ataques são cada vez maiores. Cantores como Madonna, Deborah Blando, Lulu Santos, Pepeu Gomes, Baby do Brasil, Rita Lee, só para citar, tem demonstrado sua posição favorável ao movimento album após album. Um dos últimos trabalhos musicais de Madonna, chamado Ray of Light (Raio de Luz) trouxe muitas composições intimistas, como o que vemos em Frozen (Gelado), que diz: "você só vê o que seus olhos querem ver, (...), você está gelado, enquanto seu coração estiver fechado". Na música Shianti/Ashantangi, ela canta em cabala. Algo bem sútil, mas nocivo. Madonna já mostrou em seus clipes, como o do sucesso "Like a Prayer" ritos satânicos, como cruzes sendo queimadas, se mostrava com cravos em suas mãos, ia voando até o céu e tinha relações com um santo encarnado dentro de um templo. E tem cristãos que gostam demais dela.
Deborah Blando, a nossa Enya nacional, foi tão longe quanto. Uma de suas músicas de maior sucesso, entitula Innocence (Inocência), ela busca concientizar os ouvintes a retornar a inocência da Terra Prometida e traz as seguintes palavras: "Sou despertada pelos gritos de uma multidão irada contra Um Homem cujo amor poderia me salvar agora, (...) beberei o sangue da sua coroa e nos chamarão de insanos". Na música "Unicamente", ela canta os seguintes versos: "Vem sentir, a era das águas, o velho tempo terminou...somos filhos, da mãe natureza, o ventro do total amor...é a sombra que te guia, eu vou buscar, pedras brancas pra te dar linda sereia, odoia yemanjá". Essa misturança tocava 24h por dia nas rádios de todo o Brasil. Lulu Santos também se mostra bem envolvido com o movimento ao entoar seus sucessos "A Cura", "Assim caminha a humanidade", "Sereia", só para citar. Rita Lee em sua música "Obrigado Não" apregoa a união homossexual, indica sites de Lord Maytrea na Folha de São Paulo e recepciona a chegada do Dalai Lama no Brasil.

Esoterismo
Um dos principais braços da Nova Era, o Esoterismo é uma febre de projeção mundial e que tem escravizado milhões de pessoas, inclusive crentes. Uma população obcecada pelos astros não sai de casa sem ler o seu horóscopo, saber o que os astrólogos dizem a respeito do seu signo. O mais engraçado é que horóscopo é algo tão furado que cada astrólogo faz a previsão para os respectivos signos sem nenhum padrão, se a previsão da Folha de São Paulo não te agradar, é simples, compre do Estado de São Paulo que com certeza será diferente.
Existem também diversas outras facetas do esoterismo, como a utilização de cristais para se energizar ambientes, pêndulos para se afastar energias negativas, anjos, gnomos, e tantos outros objetos que só servem para alimentar ainda mais a superstição do homem moderno. O famoso "Ligue djá" do andrógino Walter Mercado também fez e faz a cabeça de pessoas do mundo inteiro. Muitos tem deixado de consultar o Deus vivo dando ouvidos a espíritos enganadores. As práticas de previsão do futuro, como horóscopo, runas, tarô e outras, são relacionadas a adivinhação e a feitiçaria, portanto, condenadas pela Bíblia Sagrada.

Ufologia
Você acredita em extraterrestres? Os new agers sim. A ufologia é hoje um dos movimentos mais lucrativos em nosso planeta: A maioria das grandes bilheterias nos cinemas são de filmes relacionadas a seres de outros mundos (Guerra nas estrelas, Independence Day, ET, Alien, só para citar). A indústria de jogos e entretenimento também fatura alto com os monstrinhos. Milhares de pessoas no mundo afirmam ter tido contato com extraterrestres e algumas afirmam até mesmo ter sido sequestradas por eles.
Alguns grupos cristãos afirmam que os extraterrestres são manifestações visíveis de demônios, e não é nada estranho, pois a maioria dos ufólogos e das pessoas que afirmam manter contato com os ET's se mostram abertas e favoráveis as práticas esotéricas e de meditação. Afirmam alguns deles que Jesus Cristo virá num disco voador para levar embora do planeta os cristãos, pois estes não desenvolveram espiritualidade suficiente para permanecer na era de aquários (desculpa esfarrapada para o arrebatamento da Igreja). O que mais esperar de um movimento que crê que monstrinhos verdes levarão os cristãos daqui?

Ecumenismo
Outra terrível manifestação do movimento vem sendo trazido pelos ventos do ecumenismo, que nada mais é do que a unificação de todas as crenças. Existem duas vertentes ecumênicas atuando hoje na sociedade: a promovida por Roma e que visa unificar as igrejas cristãs e uma segunda, visando unificar todos os credos e sistemas religiosos. Ambas são perigosíssimas e visam prejudicar o corpo de Cristo. O primeiro apregoa que todas as igrejas cristãs devem se unir e ser lideradas pela Igreja Romana (inclui-se aí as práticas pagãs, idólatras, indulgências e muito mais) e a segunda a liberdade de credo e uma miscelânea religiosa na mente humana. O resultado final desse processo é desastroso, descaracterizando a remissão de pecados através da morte de Cristo no Calvário.

Conclusão
Ainda há muito o que se falar e se dizer acerca do movimento, mas, esta lista de informações já é mais do que suficiente para que nós cristãos, nos coloquemos em posição de alerta e esquivando-se de todas as manifestações dos new agers em nosso cotidiano. Que Deus nos abençoe e nos guarde.

AUTOR DESCONHECIDO
(Não nos responsabilizamos pelo conteúdo teológico deste material)

Nenhum comentário:

Postar um comentário