Translate

quarta-feira, 28 de junho de 2017

ESTUDOS 145 - A NOVA JERUSALÉM


A NOVA JERUSALÉM 

A Nova Jerusalém é a Cidade Santa construída por Deus, esperada por Abraão: 
"HB 11:8 - Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. 
HB 11:9 - Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. 
HB 11:10 - Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus." 

Será habitação perpétua dos salvos após o fim de todas as coisas: 
"AP 21:25 - E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. 
AP 21:26 - E a ela trarão a glória e honra das nações.
AP 21:27 - E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro." 

Aqui veremos João descrevendo uma visão que teve da Nova Jerusalém: 
"AP 21:9 - E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. 
AP 21:10 - E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. 
AP 21:11 - E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente. 
AP 21:12 - E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. 
AP 21:13 - Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas. 
AP 21:14 - E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. 
AP 21:15 - E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro. 
AP 21:16 - E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais. 
AP 21:17 - E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo. 
AP 21:18 - E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro. 
AP 21:19 - E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda;
AP 21:20 - O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista. 
AP 21:21 - E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente. 
AP 21:22 - E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. 
AP 21:23 - E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. 
AP 21:24 - E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. 
AP 21:25 - E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. 
AP 21:26 - E a ela trarão a glória e honra das nações. 
AP 21:27 - E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. 
AP 22:1 - E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. 
AP 22:2 - No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. 
AP 22:3 - E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. 
AP 22:4 - E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. 
AP 22:5 - E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre." 

Apesar de ter características de bens materiais, não podemos esquecer que esta Cidade é espiritual, tanto é que João foi transportado em espírito para poder vê-la (v. 10), assim nos induz a crer que os "bens materiais" desta Cidade são espirituais, coisa que só compreenderemos ao chegar lá, e isso nos fortalece a esperança. 
 
AUTOR DESCONHECIDO
(Não nos responsabilizamos pelo conteúdo teológico deste material)

Nenhum comentário:

Postar um comentário