Translate

quinta-feira, 8 de junho de 2017

ESTUDOS 141 - A NOSSA PAZ

A NOSSA PAZ

1 – Nas Escrituras
  • Encontrava-se presente na bênção sacerdotal: "O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz."(Nm 6: 26)
  • Presente na oração final do dia: "Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança." (Sl 4:8)
  • Garante um bom futuro: "Nota o homem íntegro, e considera o reto, porque há para o homem de paz um porvir feliz." (Sl 37:37)
 
2 – A origem da paz
  • Nos salmos encontra-se a seguinte profecia, que somente poderia cumprir-se em Cristo Jesus: "A benignidade e a fidelidade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram." (Sl 85: 10)
  • Na impiedade não há paz: "Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus." (Is 57: 21)
  • A base da paz: justificação: "Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (Rm 5: 1)
  • O Messias Sofredor, Jesus crucificado traria-nos a paz, levando ele mesmo nosso castigo: "Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Is 53: 5)
  • A obra e o efeito da justiça será a paz: "E a obra da justiça será paz; e o efeito da justiça será sossego e segurança para sempre." (Is 32: 17)
  • Jesus promoveu a paz por sua carne e por seu sangue: "Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade." (Ef 2: 14) "...havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus." (Cl 1: 20)

3 – Resultados da paz
  • Os que querem Paz perene de Cristo: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (Jo 14: 27) "Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (Jo 16: 33)
  • Os que não querem: "Ah! se tu conhecesses, ao menos neste dia, o que te poderia trazer a paz! mas agora isso está encoberto aos teus olhos." (Lc 19: 42)
 
4 – Manutenção da paz
  • É um convite perene de Deus: "...busquem o meu refúgio, e façai paz comigo; sim, façam paz comigo." (Is 27: 5)
  • A comunhão com Deus traz paz: "Apega-te, pois, a Deus, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem." (Jo 22: 21)
  • A paz fraternal: "Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco." (2 Co 13: 11) A reconciliação entre irmãos promove a paz e mantêm a comunhão com Deus.
AUTOR DESCONHECIDO
(Não nos responsabilizamos pelo conteúdo teológico deste material)


Nenhum comentário:

Postar um comentário