A nova vida
que provém de Deus .
por Carlos Alberto Siqueira
Encontramos doutos e leigos
tomados por esta convicção
de fé que não
pode ser explicada pelos doutores
e intelectuais , que ainda
não provaram o dom de
Deus . Realmente é algo
tremendo e inexplicável
falar da conversão , pois
para cada um ,
a sua definição
acontece de maneira diferente ,
ficando a sua generalização
complicada, quanto à manifestação
de um fenômeno que
não pode ser estudado, pois
é o produto de uma experiência
chamada fé .
Estas pessoas aprendem de Deus
e não podem mais adorar
aquilo que não
é Deus , tendo a sua vida
espiritual alicerçada na pessoa
do senhor Jesus cristo , que
revela àqueles que chama ,
a nova identidade
estabelecida segundo o propósito
do reino de Deus . Enfim
não somos mais aquilo
que éramos quando homens
naturais , agora todos
são servos que
recebem dons , indiferente
ao status anterior a conversão ,
somos aquilo que o Espírito
determina, em função
do corpo chamado igreja .
Gostaria de meditar neste tema
tendo como base o capítulo
dois da carta do apóstolo
Paulo a igreja de Éfeso, pois
algumas verdades neste texto
mostram de maneira convincente ,
a crentes e a alguns que
questionam os crentes , sobre
este fenômeno , que
é a nova vida ,
proveniente de Deus . Tentaremos examinar
segundo a doutrina do
apóstolo , esta teologia
que expressa a soberania
de Deus , independente a depravação
do ser humano , condenado pelo
pecado .
Esta percepção nos mostra
que a depravação da humanidade
é total , não cabendo
a homem nenhum , o direito
de exigir a benevolência de Deus ,
pois o salário do pecado
é a morte espiritual , tornando cada
um de nós , desde
adão, seres impossibilitados de reconciliação com
Deus .
A teologia de Paulo reconhecia que
aquele que deu a nova
vida foi exclusivamente
à pessoa de Deus . O fator
humano foi eliminado neste processo
de vida , pois a criação
estava vivendo segundo o curso
humano e não segundo
o caminho estabelecido por
Deus . Paulo entendia que
o curso deste mundo por
estar fora do curso
de Deus deixava o homem
em desobediência e neste estado
estaria em obediência
ao príncipe das potestades do ar ,
que seria uma entidade
espiritual que governa
aqueles que não
são governados por Deus .
Para o apóstolo não
há um meio termo ,
ou somos de Deus ou
somos de Satanás. Ao homem natural ,
morto em delitos
e pecados , cabe ao curso
da sua história a autoridade
que provém do mundo , pois
não se subordina a Deus ,
estando de acordo com
o príncipe deste século .
O apóstolo entendia que
todos os nascidos de Deus ,
antes , estavam segundo
o mundo , desta maneira
o homem que saiu do mundo
para o reino de Deus ,
teve a sua dimensão espiritual
modificada, apenas por
um chamado feito por
Deus . Éramos obedientes
à carne , fazendo a vontade
dos pensamentos , em posição
de rebeldia suscitávamos em Deus
a ira em virtude
dos nossos atos iniciados
no Éden até os dias
atuais . A desobediência humana
é um fato que
desagrada a Deus , pois
este homem não
se submete à lei de Deus ,
agindo segundo sofismas ,
ideologias e doutrinas
que muito embora
demonstre uma experiência com
o divino , encontra a sua
teologia experimentada na pessoa
de um deus que
não passa de um
demônio .
Na teologia de Paulo o homem
natural encontra na pessoa
de Deus o seu inimigo ,
pois como filho
da ira , chama de Deus
e pai , uma entidade espiritual
que se opõe à pessoa de Deus ,
encontrando uma divindade que em
um momento é a
deificação do eu e em
outro é a deificação de um
demônio disfarçado em
anjo de luz .
Neste ponto começa o grande
enigma do novo nascimento, pois
estando a criação em rebelião
e depravação total diante
de Deus , a caminhada
de alguns é modificada das trevas
para a luz , sem
depender de obras
pré-estabelecidas por si
mesmo , que influencie
no chamado divino . Deus de uma forma
inexplicável , ama a criação
perdida, salvando entre muitos ,
alguns que já
estavam julgados e condenados pelo pecado ,
colocando em seus corações
arrependimento pelos pecados ,
encontrando no sacrifício de cristo
a morte inocente que
deveria ser a sua .
O chamado de Deus não
estabelece a condenação humana
e sim a salvação da criação
que estava perdida, Deus
por pura misericórdia ,
sem mérito algum
dos perdidos, tira do meio
da iniqüidade , alguns
que serão loucura
para os sábios e entendidos
deste mundo , pois confundirão através
da palavra de vida , que
a nova vida em
Deus produz, uma retórica
que não será
experimentada na sabedoria deste mundo ,
mas em uma apologia
experimentada em um conhecimento
que vem do alto , acima
dos principados e potestades, deixando o presente
século confuso, pelo conhecimento
de uma realidade que o homem
natural não pode com
os olhos humanos contemplar .
A nova vida que
provém de Deus é uma experiência
de fé , onde a teologia
aplicada reconhece a depravação humana
e a soberania de Deus ,
como doutrinas . Onde
Deus movido por pura
graça salva do pecado
aquilo que estava
perdido, cheio de amor
e misericórdia , sem contar
as obras humanas, livra
do pecado aquele que
por si , teria apenas
como salário a condenação ,
mostrando assim que o
poder procede apenas de Deus ,
que é infinito em
amor . Amor que
só pode ser experimentado quando
nascemos de Deus e nos
tornamos seus filhos ,
por méritos do sacrifício
doado na cruz pelo Senhor
Jesus àqueles que por
pura graça ouviram o
chamado da morte para a vida .
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