Translate

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

NATAL 4 - A ORIGEM DO NATAL

A Origem do Natal

Pergunta: O SOL Invictus celebra-se no Natal, o chamado Natalis Solis Invictus, ou Nascimento do Sol Invencível. Trata-se da grande celebração do poder solar invencível, que retorna. Correto?
Resposta: As festividades aconteciam por volta de 21 a 23 de Dezembro, altura do Solstício de Inverno, momento do início do retorno da luz. Isto é que não é igual.
A Saturnalia (festival tradicional de Saturno) tinha lugar de 17 a 23 de Dezembro. A festividade de Sol Invictus foi instituida muito tardiamente pelo imperador Aurelianus em 25 de Dezembro (data oficial do Solsticio de Inverno no calendario Juliano) de 274 DC com a dedicacao do templo de Sol Invictus em Roma. Aurelianus tinha estado na Siria e foi influenciado pelos cultos solares das cidades sirias: Sol Invictus Elagabalus (em Emesa), Sol Invictus Malakbelus (em Palmyra). Alem disso o seu nome estava ligado ao clã dos Aurelii, o qual desde tempos imemoriais era responsavel pelo culto de Sol Indiges em Roma. Assim, Aurelianus reviveu o culto solar em Roma fazendo uma mistura entre os deuses sirios e o Sol Indiges tradicional Romano.

O templo continha um busto de Sol e outro de Bel (deus sirio correspondente a Iuppiter ou a Saturno). Teologicamente, Sol Invictus representava o Deus Uno, fonte dos poderes de todos os demais deuses, forma de fortalecer a religiao tradicional ja em decadencia nesta altura. Em termos de culto (por forma a nao chocar o povo de Roma e evitar o mesmo destino do imperador Elagabalus) Sol Invictus era adorado em pe de igualdade com os deuses tradicionais e o seu culto era tipicamente romano: sacrificios tradicionais, corridas de carros de 4 em 4 anos.
Nesta altura os Cristãos nao celebravam o Natal. Celebravam em vez disso a Epifania a 6 de Janeiro (penso que os nossos vizinhos espanhois ainda oferecem presentes nesta data). O imperador Constantinus no inicio do sec. IV promoveu uma tentativa de identificação de Sol Invictus com Jesus Cristo por forma a acabar com as lutas religiosas-politicas entre Cristãos e Romanos tradicionais. Os Deuses eram na verdade muito parecidos: ambos eram o Deus Uno do Universo, e ambos iluminavam o espirito no bom caminho da alma ate a imortalidade. Assim, os Cristãos foram também influenciados.
Gradualmente os patriarcas Cristaos ordenaram que o dia Natalis Solis Invicti fosse celebrado pelos Cristaos como o Natal de Cristo. Isto trazia muitas vantagens. Como os patriarcas nao conseguiam impedir que os recem-convertidos ao Cristianismo continuassem a celebrar os festivais romanos tradicionais, isto era uma forma de "cristianizar" estes festivais, estrategia que se estendeu a muitos outros festivais (hoje em dia cristaos) para alem do Natal. Cristo era entao chamado pelos teologos Cristaos como Sol Iustitiae (Sol de Justica). Até a iconografia sofreu influencia sendo Cristo representado com a coroa solar.

Mas enfim, os cultos nao-cristaos foram entretanto proibidos durante o seculo 4o (definitivamente com o imperador Teodosio na decada de 380 DC) e o dia 25 de Dezembro passou definitivamente a ser o Natalis Christi em vez de Natalis Solis, caindo este no esquecimento.

AUTOR DESCONHECIDO
(Não nos responsabilizamos pelo conteúdo teológico deste material)

Nenhum comentário:

Postar um comentário