Translate

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

REFLEXÃO 363 - A OUSADIA DE PAULO

A ousadia de Paulo

Quando o apóstolo Paulo condenou de forma veemente o homossexualismo masculino e feminino na Epístola endereçada aos cristãos residentes em Roma, ele demonstrou uma ousadia enorme, naturalmente alimentada por suas convicções pessoais e por estímulos que vinham do próprio Deus, como este: "Não tenha medo, continue falando e não fique calado" (At 18.9 NVI).
O homossexualismo exercia grande poder sobre o mundo mediterrâneo naquela época e nos séculos anteriores, desde o filósofo grego Sócrates (459? — 399 a.C.), que praticava o homossexualismo, e desde Platão (427? - 347 a.C.), que escreveu uma das maiores obras do mundo sobre o amor, só tem que o seu texto era sobre o amor antinatural.

Catorze dos quinze primeiros imperadores romanos praticavam o homossexualismo. Um deles, Nero, que governava o império na época da Epístola de Paulo aos Romanos, "casou-se" com um rapaz chamado Sporus, que ele mandou castrar. Relacionava-se também com um homem chamado Pitágoras, que dizia ser seu marido.
Talvez nunca tenha chegado a Nero aquela explicação de Paulo aos Romanos: "Por causa disso (por terem trocado a verdade pela mentira) Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras contrárias à natureza. Da mesma forma , os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão". (Rm 1.26-27 NVI.)


(Essas informações históricas acham-se na obra de David Prior, por muitos anos pastor na Cidade do Cabo, África do Sul, e em Oxford, na Inglaterra, intitulada A mensagem de Primeira Coríntios, da série A Bíblia fala hoje, editada por John R.W. Stott, e publicada no Brasil pela ABU Editora, p. 96. Prior, por sua vez, as encontrou em The Letters to the Corinthians, de William Barclay, p. 60.) 

AUTOR DESCONHECIDO
(Não nos responsabilizamos pelo conteúdo teológico deste material)

Nenhum comentário:

Postar um comentário