Translate

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

ESTUDOS 158 - A PALAVRA DE DEUS

A PALAVRA DE DEUS textos





1 - A Bíblia foi escrita por inspiração divina:
2Timóteo 3:16 Toda a escritura é divinamente inspirada
2Tessalonicenses 2:13 A recebestes, não como palavra de homem, mas segundo é na verdade, como Palavra de Deus
Hebreus 1:1 Havendo Deus antigamente falado... aos pais, pelos profetas
2Pedro 1:21 Homens de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo



2 - A Palavra de Deus é eternamente verdade e nunca falha:
1Reis 8:56 Nem uma só palavra caiu de todas as Suas boas palavras
Salmo 119:89 Para sempre ó Senhor, a Tua Palavra permanece no Céu
Salmo 119:160 Cada um dos Teus juízos dura para sempre
Isaías 40:8 A Palavra de Deus subsiste eternamente
Isaías 55:10,11 Assim será a (Minha) Palavra... fará... e prosperará
Mateus 24:35 O Céu e a Terra passarão, mas as Minhas Palavras [nunca]
João 10:35b A Escritura não pode ser anulada
1Pedro 1:25 A Palavra de Deus permanece para sempre




3 - A importância da Palavra de Deus
Deuteronômio 32:46,47 Aplicai o vosso coração a todas as Palavras... porque esta Palavra não vos é vã, antes é a vossa vida
Salmo 138:2b Engrandeceste a Tua Palavra acima de todo o Teu nome
A. Jesus é o "Verbo (Palavra) que se fez carne":
João 1:1 No princípio era o Verbo (Palavra)... e o Verbo (Palavra) era Deus
João 1:14 O Verbo (Jesus) se fez carne e habitou entre nós
Apocalipse 19:11-13 O nome pelo qual se chama (Jesus) é a Palavra de Deus

B. O poder da Palavra:
João 6:63 As Palavras que Eu vos disse são espírito e vida
Salmo 33:6,9 Pela Palavra do Senhor foram feitos os Céus... falou, e tudo se fez
Romanos 1:16 Evangelho de Cristo... é o poder de Deus para salvação
Hebreus 11:3 Os mundos pela Palavra de Deus foram criados
2Pedro 3:5-7 A Terra... pela Palavra se (reserva)... e se (guarda) para o fogo


4 - A Palavra de Deus é a nossa arma espiritual:
Efésios 6:17 A espada do Espírito que é a Palavra de Deus
Jeremias 5:14 Converterei as Minhas Palavras na tua boca em fogo
Jeremias 23:29 Não é a Minha Palavra como fogo? E como um martelo?
Mateus 4:4-11 Jesus disse (a Satanás): está escrito. Então o diabo O deixou
Hebreus 4:12 A Palavra é viva e eficaz e mais penetrante do que espada alguma
1João 2:14 A Palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno


5 - A Bíblia foi escrita para o nosso bem:
Salmo 102:18 Isto se escreverá para a geração futura
João 19:35 Aquele que o viu testificou... para que vós o creiais
João 20:31 Estes foram escritos para que creiais
Romanos 15:4 Para o nosso ensino foi escrito, para que (pelas)... Escrituras tenhamos esperança
1Coríntios 10:11 Estão escritas para aviso nosso





6 - A importância de guardar (obedecer, observar) a Palavra:
A. É importante atender e guardar a Palavra:
Deuteronômio 11:1 Amarás ao Senhor teu Deus, e guardarás... os Seus estatutos, e os Seus juízos e os Seus mandamentos, todos os dias
Hebreus 2:1 Convém-nos atentar com mais diligência para (a Palavra)
2Pedro 1:19 Mui firme a Palavra... a qual bem fazeis em estar atentos
B. Obedecer e guardar a Palavra prova que conhecemos e amamos Jesus:
Salmo 119:167 A minha alma tem observado os Teus testemunhos, amo-los extremamente
João 8:31 Se vós permanecerdes na Minha Palavra, verdadeiramente sereis Meus discípulos
João 14:15 Se Me amardes, guardareis os Meus mandamentos
João 14:21,23 Se alguém Me ama, guardará as Minhas Palavras
Tiago 1:22-24 Sede cumpridores da Palavra, e não somente ouvintes
1João 2:3 Nisto sabemos que O conhecemos: se guardarmos os Seus mandamentos
1João 5:3 Este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos
2João 6 O amor é este: que andemos segundo os Seus mandamentos
Apocalipse 3:8 Guardaste a Minha Palavra, e não negaste o Meu nome
C. Os benefícios de guardar a Palavra:
Deuteronômio 7:9 O Senhor... guarda... misericórdia... aos que O amam e guardam os Seus mandamentos
Salmo 1:2,3 Na Sua lei (ele) medita. (O) qual dá o seu fruto
Salmo 37:31 A lei de seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão
Lucas 8:15 Os que... ouvindo a Palavra, a conservam e dão fruto com perseverança
Lucas 11:28 Bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus, e a guardam
João 15:7 Se as Minhas Palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito
João 15:10 Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor
1João 2:5 Qualquer que guarda a Sua Palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado
1João 3:24 Aquele que guarda os Seus mandamentos n`Ele está, e Ele nele (Leia também 1João 2:24)
D. O Espírito Santo nos guiará na Palavra:
Salmo 25:5 [Ore:] Guia-me na Tua verdade, e ensina-me
João 14:26 O Espírito Santo... vos ensinará... e vos fará lembrar (das Palavras)
João 16:13 O Espírito... vos guiará em toda a verdade
1João 2:27 A Sua unção vos ensina todas as coisas (Leia também Salmo 119:18; Ezequiel 36:27)
E. Versículos adicionais sobre a importância de guardar a Palavra:
Salmo 119:2,4,33,34,55,57,60,63,67,88,100,115,129,134,145,146,167,168; Provérbio 3:1,21; 4:4,13,20-21; 6:20,22; 7:1-3; 19:16; 22:17-18; 28:4,7; 29:18; Eclesiastes 8:5; 12:13.



7 - O que a Palavra faz por nós:
A. Salva-nos e faz-nos renascer espiritualmente:
Salmo 19:7a A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma
Tiago 1:18 Segundo a Sua vontade, Ele nos gerou, pela Palavra de verdade
Tiago 1:21b A Palavra em vós enxertada... pode salvar as vossas almas
1Pedro 1:23 Sendo de novo gerados... pela Palavra de Deus
2Pedro 1:4 Preciosas promessas, para que por elas, fiqueis participantes da natureza divina
B. A Palavra dá-nos fé, verdade, sabedoria e força:
Romanos 10:17 Fé é pelo ouvir... a Palavra de Deus
Salmo 19:7b O testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices
Salmo 119:99 Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos Teus testemunhos
João 15:7 Se as Minhas Palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes
João 17:17b A Tua palavra é a verdade
Atos 20:32 A Palavra da Sua graça, que tem poder para vos edificar
2Timóteo 3:15-17 As Sagradas letras... podem fazer-te sábio
C. Meditar na Palavra causa prosperidade e sucesso:
Josué 1:8 Medita nele dia e noite... então, farás próspero o teu caminho, e... prudentemente te conduzirás
Salmo 1:2,3 Na Sua lei medita... e tudo quanto fizer prosperará
1Timóteo 4:15 Medita nestas coisas... para que o teu aproveitamento seja manifestado a todos
D. A Palavra nos guia e é luz para o nosso caminho:
Salmo 19:8 O mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos
Salmo 25:10 Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam os Seus... testemunhos
Salmo 119:105 Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e a luz para o meu caminho
Salmo 119:130 A exposição das Tuas Palavras dá luz
E. A Palavra nos limpa espiritualmente:
Salmo 119:9 Como purificará o mancebo o seu caminho? Observando-o conforme a Tua Palavra
João 15:3 Vós já estais limpos, pela Palavra que vos tenha falado
Efésios 5:25b,26 Para a santificar, purificando(-nos) com a lavagem da água, pela Palavra (Leia também João 17:17)
F. Outras coisas que a Palavra faz por nós:
Salmo 107:20 Enviou a sua Palavra, e os sarou
Salmo 119:11 Escondi a Tua Palavra no meu coração para eu não pecar
Salmo 119:165 Muita paz têm os que amam a Tua Palavra
Jeremias 15:16b A Tua Palavra foi, para mim, o gozo e alegria do meu coração
João 8:31,32 Se vós permanecerdes na Minha Palavra... a verdade vos libertará
1Tessalonicenses 2:13b Palavra de Deus... opera em vós, os que crestes
2Timóteo 3:16,17 Toda a Escritura é... proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir
Hebreus 4:12 Palavra é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração



8 - O que devemos fazer com a Palavra:
A. Alimente-se dela, porque é comida espiritual:
Salmo 119:103 Quão doces são as Tuas Palavras! Mais doces do que o mel
Jó 23:12 As Palavras da Sua boca prezei mais do que o meu alimento
Jeremias 15:16 Achando-se as Tuas Palavras, logo as comi
Mateus 4:4 Nem só de pão viverá o homem, mas da... Palavra
1Pedro 2:2 Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional (a Palavra)
B. Ensine a Palavra aos seus filhos:
Deuteronômio 6:7 As intimarás aos teus filhos
Deuteronômio 11:19 Ensinai (a Palavra) aos vossos filhos
Salmo 78:1-8 Ordenou... que a fizessem conhecer a seus filhos
2Timóteo 3:15 Desde a tua meninice sabes as sagradas letras (Escrituras)
C. Dê "leite" aos principiantes, e "mantimento sólido" aos amadurecidos:
Hebreus 5:13 Qualquer que ainda se alimenta de leite... é menino
Hebreus 5:14 O mantimento sólido é para os perfeitos (amadurecidos)
1Coríntios 3:1,2 Com leite vos criei, e não com manjar
Hebreus 6:1-3 Deixando os rudimentos da doutrina... prossigamos
2Timóteo 2:15 Obreiro... que maneja bem a Palavra da verdade
João 16:12 Ainda tenho muito que vos dizer... não o podeis suportar agora
D. Temos que amar a Palavra e deixá-la permanecer em nosso coração:
Deuteronômio 6:6,7 Estas Palavras... estarão no teu coração
Deuteronômio 11:18 Ponde estas Minhas Palavras no vosso coração e na vossa alma
Salmo 40:8 Deleito-me em fazer a Tua vontade... a Tua lei está dentro do meu coração
Salmo 119:20 A minha alma está quebrantada de desejar os Teus juízos (Palavra)
Salmo 119:40 Eis que tenho desejado os Teus preceitos
Salmo 119:47,48 Recrear-me-ei nos Teus mandamentos, que eu amo (Leia também Salmo 119:113,140,159,163)
Salmo 119:72 Melhor é a lei da Tua boca do que inúmeras riquezas em ouro
Salmo 119:97 Oh! quanto amo a Tua lei! é a minha meditação em todo o dia
Salmo 119:127 Amo os Teus mandamentos, mais do que o ouro
Salmo 119:131 Abri a minha boca... desejei os Teus mandamentos
Salmo 119:162 Folgo com a Tua Palavra, como aquele que acha um grande despojo
Colossenses 3:16 A Palavra de Cristo habite em vós abundantemente
1Timóteo 4:15 Medita nessas coisas; ocupa-te nelas (Leia também Isaías 51:7)
E. Estude a Palavra e "examine as Escrituras":
João 5:39 Examinais as Escrituras... são elas que de Mim testificam
Atos 17:11 De bom grado receberam a Palavra, examinando cada dia, nas Escrituras
1Timóeto 4:16 Tem cuidado... da doutrina, persevera nestas coisas
2Timóteo 2:15 Procura apresentar-te a Deus aprovado... que maneja bem a Palavra da verdade
F. Responda a perguntas e testifique com a Palavra:
Salmo 119:42 Assim terei que responder ao que me afronta
Provérbio 22:20,21 Para que possas responder Palavras da verdade aos que te enviarem
Filipenses 2:15:16 Resplandeceis como astros... retendo a Palavra da vida
Tito 1:9 Admoestar com a sã doutrina para convencer os contradizentes
1Pedro 3:15 Estai sempre preparados para responder... a qualquer
1Pedro 4:11 Se alguém falar, fale segundo as Palavras de Deus
G. Ensine e pregue a Palavra:
Salmo 68:11 Grande era o exército dos que anunciavam as Boas Novas
Jeremias 23:28 Aquele em quem está a Minha Palavra, fale(-a) com verdade
Habacuque 2:2 Escreve a visão, e torna-a bem legível
Mateus 28:20 Ensinando-as a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado
Atos 8:25 Tendo testificado e falado a Palavra do Senhor
Atos 18:11 Ficou ali... ensinando entre eles a Palavra de Deus
1Coríntios 2:4,13 Não... palavras persuasivas de sabedoria humana
2Timóteo 4:2 Pregues a Palavra... redarguas, repreendas, exortes (Leia também João 12:49; 14:10,24; 17:8)



9 - O que você não deve fazer com a Palavra:
A. Não a leia com ceticismo nem duvidando dela:
Hebreus 4:2 A Palavra nada lhes aproveitou... não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram


B. Não erre sendo ignorante da Palavra:
Mateus 22:29 Errais, não conhecendo as Escrituras (Leia também Mateus 12:3; 19:4; 21:42; João 20:9; Atos 13:27)
C. Não deturpe nem distorça a Palavra:
2Coríntios 2:17 Não somos como muitos, falsificadores da Palavra de Deus
2Coríntios 4:2 Nem falsificando a Palavra de Deus
2Pedro 3:14-17 Os indoutos e inconstantes torcem... as Escrituras
D. Não argumente sobre doutrinas polêmicas e sem importância:
Romanos 14:1 Ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas
2Timóteo 2:14-16 Não tenham contendas de Palavras, que para nada aproveitam
Tito 3:9 Não entres em questões loucas... e debates acerca da lei
E. Não endureça o seu coração desprezando a Palavra:
2Crônicas 36:16 Zombaram dos mensageiros de Deus, e desprezaram as Suas Palavras
Provérbio 13:13 O que despreza a Palavra perecerá
Isaías 5:24 Reijeitaram a lei... e desprezaram a Palavra
Zacarias 7:12,13 Fizeram os seus corações duros como diamante, para que não ouvissem as Palavras que o Senhor enviara
F. O fim dos que duvidam e desprezam a Palavra:
2Crônicas 36:16 Desprezaram as Suas Palavras... até que o furor do Senhor subiu
Salmo 50:17,21 Lanças as Minhas Palavras para detrás de ti... Eu te argüirei (repreenderei)
Isaías 5:24 Assim será a sua raiz, como podridão... porquanto desprezaram a Palavra
Oséias 4:6 O Meu povo foi destruído, porque lhe falta o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também Eu te rejeitarei
Zacarias 7:11,12 Não quiseram escutar... (então) veio a grande ira
João 12:48 Quem não receber as Minhas Palavras... a Palavra... o há de julgar no último dia
Lucas 16:31 Se não ouvem [a Palavra]... tão-pouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite


10 - Cuidado com aqueles que não ensinam a Palavra:
Isaías 8:20 Se eles não falarem segundo esta Palavra, é porque neles não há luz
Romanos 16:17 Noteis os que promovem dissensões... contra a doutrina
Gálatas 1:8,9 Se alguém vos anunciar outro evangelho... seja anátema (maldito)
1Timóteo 4:1,2 Apostatarão (desertarão) alguns da fé... homens que falam mentiras
1Timóteo 6:3-5 Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs Palavras... é soberbo (orgulhoso) e nada sabe
Tito 1:10,11 Faladores vãos e enganadores... ensinando o que não convém... aos quais convém tapar a boca
Hebreus 13:9 Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas
2Pedro 2:1,2 Falsos doutores... introduzirão heresias de perdição (Leia também 2Timóteo 4:3,4; Atos 20:29,30)



11 - O diabo cega os olhos dos homens para a Palavra de Deus:
2Coríntios 4:4 O deus desde século cegou os entendimentos
Lucas 8:12 Ouvem; depois vem o diabo e tira a Palavra (Leia também João 8:43,47; 1João 2:11)



12 - Histórias que se relacionam com a Palavra:
Mateus 4:3-11 [Jesus, tentado pelo diabo, cita a Palavra]
Mateus 7:21-27 [A parábola da casa sobre a rocha e sobre a areia]
Mateus 13:1-23 Parábola do semeador (a semente é a Palavra) (Leia também Marcos 4:1-20; Lucas 8:4-15)
Capítulo especial:
Salmo 119 O lindo tributo do Rei Davi à Palavra



AUTOR DESCONHECIDO
(Não nos responsabilizamos pelo conteúdo teológico deste material)






Nenhum comentário:

Postar um comentário