Translate

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

ESTUDOS 160 - A PALAVRA TRANSFORMA O CAOS

A PALAVRA TRANSFORMA O CAOS
Gênesis 1:1


INTRODUÇÃO 

Gênesis é o livro dos começos e nos seus três primeiros capítulos encontramos em embrião todos os assuntos da Bíblia. Gênesis 1:1 é uma síntese da criação de Deus, e é uma declaração enfática de que tudo quanto existe aqui, tem um Criador. 


A partir de Gênesis 1:2 veremos como a criação se processou, como Deus agiu para criar todas as coisas. Lemos: "A terra era sem forma e vazia e havia trevas sobre a face do abismo mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas" (Gn. 1:2). 



Nas primeiras lições estudamos sobre a palavra. Dali podemos extrair dois princípios importantes



Princípio 1. A Palavra de Deus produz exatamente o que ela diz 
Qual o instrumento usado na criação? A palavra de Deus, como lemos: "Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê (Hebreus 11:3). O visível veio a existir daquilo que não aparece.



Princípio 2. O reino do espírito deu origem ao reino da matéria 
Como o Reino espiritual gerou o Reino material? Pela Palavra de Deus e pelo Espírito de Deus. Existe um poder e força na Palavra. Se soubermos utilizá-la agiremos como Deus age. Se somos a imagem de Deus, devemos viver de acordo com a Sua semelhança. A palavra "gerou os mundos". Em Hebreus 11:3 lemos que os mundos são sustentados pela Palavra de Deus. No final dos tempos todas as coisas serão julgadas pela Palavra. Ela é o crivo pelo qual todos os pensamentos, palavras e doutrinas têm que passar. E é por esta palavra que saberemos o que estará operando nestes últimos dias: se o engano do maligno ou se a verdade de Deus. 



Agora temos um novo elemento, a terra. 



A. UM CONTRASTE: O CAOS DA TERRA E A VISÃO DE DEUS 
1. A realidade visível da terra: "A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo..."(Gn 1:2a). Em outras palavras, um caos. Só trevas, desordem, feiura. 



2. A visão de Deus: Ele olha para a terra e vê, não o caos, mas o que Ele fará. Sua visão é de beleza, ordem, e harmonia. 



3. Deus projeta transformar o caos: Ele é um Deus de plano e propósito e tudo quanto faz obedece a um projeto muito bem delineado. A terra era um caos, mas Ele introduz nesse caos, no vazio, nas trevas, aquilo que Ele projetou em Seu próprio coração. Ele tem capacidade, habilidade, poder e vontade de transformar o caos, e fazer com que este se ajuste ao que Ele projetou. É assim que começa a obra da criação, com uma visão agasalhada no coração de Deus. Dentro desta visão está incluído este universo, mas inclui também o homem, um ser criado à Sua imagem e semelhança, dentro de quem Ele vai colocar um pouco de Si mesmo. 



B. ELEMENTOS PRESENTES NA CRIAÇÃO 
Deus, é um Deus triúno. É uma unidade composta. São três pessoas em uma só: o Pai, o Filho, que é a Palavra, e o Espírito Santo. As três estão envolvidas na criação: 



1. Deus, o Pai - É Ele quem fala, libera a palavra. No primeiro capítulo de Gênesis encontramos onze vezes a expressão: "Disse Deus." 



2. A Palavra representa aquilo a ser gerado, é a semente. João identifica a Palavra com Jesus: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez" (João 1:1-3). 



3. O Espírito de Deus manifesta a vida que está na palavra. O Espírito Santo é o autor da vida. "O Espírito de Deus pairava sobre a face das águas" (Gn 1:2). Neste versículo está uma bela figura: É semelhante a uma galinha que choca os ovos. Tomando esta figura podemos ver: 



a. O caos da terra é a realidade da matéria; 



b. Deus lança uma semente de transformação em forma de palavra: haja luz, erva, luminares, animais... Cada palavra é uma semente (o ovo), sendo plantado no caos da terra. Jesus mesmo declarou que "a semente é a Palavra de Deus" (Mt. 13:3). 



c. O Espírito se move sobre (choca) a palavra no caos. Em outras palavras, incuba a palavra de Deus. 



d. Da união entre o Espírito e a Palavra a vida é gerada. 



C. O PRINCÍPIO DA SEMENTE 
Deus estabeleceu uma lei natural pela qual toda reprodução na terra vem pelo plantar de uma semente. A vida está na semente. 



1. No Reino vegetal: uma semente é plantada na terra. A vida está na semente, por exemplo, de laranja. Naquela semente esconde-se uma laranjeira. Mas ela precisa entrar em contacto com a terra na qual a chuva caiu a fim de germinar. Quando a semente entra em contacto com a terra molhada, a laranjeira nasce. 



2. No reino animal: A vida está na semente do macho. Para que ela venha à luz, precisa ser plantada na fêmea. Quando isso acontece, o animal escondido na semente, nasce. 



3. No reino humano: O homem tem uma semente (o espermatozóide). Nele está escondido um outro ser humano. A semente do homem é plantada na mulher. O pai tem a semente; a mãe a recebe e a concebe. Quando um espermatozóide se une a um óvulo da mulher, um filho é gerado e vem à luz. 



4. Deus tem uma semente. A semente de Deus é a Palavra de Deus, como Jesus declara na parábola do semeador (Mt. 13:3). Assim como a vida de uma mangueira está na semente da manga; assim como a vida de um gato está na semente do gato; assim como a vida de um homem está na semente do homem, a vida do que Deus quer gerar está dentro da Sua 



Palavra, que é Sua semente. Por isso Jesus declarou: "as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida" (Jo. 6:63). Mas para que ela germine precisa da "terra", da água. A água representa o Espírito Santo de Deus. E é aqui que se estabelece um tremendo princípio: Da união entre o Espírito Santo e a Palavra de Deus, vida é gerada. 



D. PRINCÍPIOS QUE TRANSFORMAM O CAOS 
1. Da união entre o Espírito Santo e a Palavra de Deus, vida é gerada. Toda a palavra que Deus fala, tomada pelo Espírito Santo, é materializada, nasce. Sua vida pode ser um caos, cheia de trevas, mas quando Deus envia uma palavra, e o Espírito a cobre em seu coração, a vida que está na palavra germina e o seu caos é transformado. Ele envia uma palavra de luz, que é plantada na terra do seu coração; o Espírito Santo a trabalha e a luz nasce dentro de você. Assim será com toda a palavra de Deus que você recebe em seu coração. Ele envia uma palavra de redenção, libertação, cura, prosperidade, vitória, paz, alegria, unção, etc. Se você agasalha esta palavra e permite que o Espírito Santo aja, verá que da união desta palavra e do Espírito nascerá em sua vida aquilo que foi plantado: redenção, libertação, cura, prosperidade, vitória, paz, alegria, unção, etc. 



2. Palavras são sementes. Toda Palavra de Deus é Semente de Deus. Deus altera o caos lançando uma palavra. No meio das trevas, Ele fala luz. O Espírito Santo não é estático; Ele se move e cobre a face do abismo. As palavras que Deus está falando no abismo são as sementes. Ele planta a semente da luz com a palavra "luz" e o Espírito cobre esta palavra e dessa união entre a palavra "luz" e o Espírito, a luz nasce, manifesta-se. 



3. A palavra de Deus produz exatamente o que ela diz. Exatamente o que Deus fala é o que acontece. (Gn. 1:6,9,11,14,15). No reino do Espírito algo ocorre quando a Palavra de Deus é liberada. Palavras produzem. 



4. Cada semente produz de acordo com a sua espécie. No primeiro capítulo de Gênesis encontramos várias vezes a expressão "segundo a sua espécie" (Gn 1: 12,21,24,25) e isto nos leva a mais este princípio de que a reprodução da semente é de acordo com a sua espécie. A semente de um gato gera outro gato; a semente de laranja, faz nascer uma laranjeira; e a semente de um pecador, gerará um outro pecador. Se cada semente reproduz-se de acordo com a sua espécie, se palavras são sementes, devo escolher as espécies que quero ver reproduzidas. Vimos que a Palavra de Deus tem ação criadora. É por ela que Deus cria e transforma. Temos dois elementos: semente e espécie. Palavras são sementes e elas produzem de acordo com a sua espécie. Se mudarmos a espécie da semente, mudaremos a espécie da colheita. 



5. A terra não escolhe o que produz; ela produz de acordo com o que nela é lançado. Se você lança na terra sementes de arroz, milho, etc., é exatamente o que ela vai produzir. Assim também o que sua vida produz depende do que nela é semeado. Se forem as palavras de Deus, haverá manifestação do que procede da boca de Deus. 



6. Deus não se detém falando o problema; Ele fala a solução. Deus olha para as trevas e planta uma semente: "Haja luz; e houve luz." 



CONCLUSÃO 
Deus é poderoso para transformar qualquer vida de caos e introduzir nela a beleza do caráter de Cristo e a Sua maravilhosa luz. Deus vê o estado de calamidade em que o homem se encontra, mas projeta sobre ele uma outra visão: um filho redimido, liberto. Ele envia uma palavra específica na área que necessita ser mudada: Salvação (At. 16:31), Cura física (Is. 53:5), Solidão (Dt.. 31:6). Não há para Deus situação que não possa ser mudada. Quando a Palavra de Deus chega, há uma transformação e as circunstâncias se ajustam àquilo que Sua Palavra está dizendo. 



O caos de sua vida vai ser transformado pela Palavra de Deus e o poder do Espírito Santo. A Palavra e o Espírito têm poder para transformar o caos de sua vida, na visão que Ele tem para você. Ele transforma suas trevas com uma só palavra. Quando Ele chega para você e diz: paz, a paz já está entrando; quando Ele diz: sarado, a cura já está acontecendo; quando Ele diz: vitória, a vitória se faz presente. Tire, portanto, os olhos do caos ou das trevas e olhe para Deus. Lembre-se: Ele não fala o problema; Deus fala a solução. Ele tem uma palavra para você e esta palavra produzirá em sua vida exatamente o que ela diz. 



Precisamos do Espírito Santo e da Palavra. Todos atravessamos circunstâncias adversas ao plano de Deus. Todos queremos mudanças. Só Deus conhece a verdadeira causa dos problemas e só Ele tem a solução. No caos, na situação adversa, vamos buscar a visão de Deus. A maneira de trazer a visão é falando a Palavra de Deus na dependência do Espírito Santo. Não é o simples proferir da Palavra sobre uma situação que vai mudá-la. A Palavra produz exatamente o que Ela diz quando proferida na unção do Espírito. Devemos parar de falar os problemas e falar o que a Palavra de Deus diz a nosso respeito. 



TRABALHO PRÁTICO: 
1. Ore: "Deus, põe guarda na porta dos meus lábios para que eu não plante nenhuma semente negativa com as palavras da minha boca". 



2. Forme um novo hábito: Nunca fale o que você não quer ver materializado. Em outras palavras nunca plante o que você não quer ver nascido. 



3. Armazene sementes da Palavra de Deus: Sua mente é um celeiro. Daquilo que você armazenou em sua mente vai plantar com as palavras da sua boca, e a única qualidade de semente que agrada a Deus está na Bíblia. Disponha-se a tomar tempo para ler a Bíblia, para encher-se desta palavra, comece a meditar nela, decorá-la, e encontrará boas sementes, para plantar em sua vida e de outras pessoas. "O que o homem semear isto também ceifará". 


AUTOR DESCONHECIDO
(Não nos responsabilizamos pelo conteúdo teológico deste material)

Nenhum comentário:

Postar um comentário